TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  7/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.689 Palavras (11 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

plano de marketing

 Novembro de 2021

[pic 4]

Elaborado por: Gisele Glavtcheff

Disciplina: Marketing

Turma: 1021-1_16


Introdução

        O plano de marketing será elaborado para a Instituição Financeira Cooperativista Premium Unicred Valor Capital, que atualmente se encontra em um projeto de expansão para a cidade de São Paulo, Capital. O objetivo desse plano é apresentar uma estratégia de comunicação para aumentar a visibilidade da marca no mercado de São Paulo, onde ainda não é tão conhecida, disseminar a cultura do Cooperativismo, que é muito presente em Estados como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e, assim, conquistar novos cooperados e negócios na cidade.

        O sistema Unicred foi fundado há 32 anos na cidade de Casca no Rio Grande do Sul e, atualmente, está presente em 14 estados brasileiros, possui mais de 34 cooperativas e mais de 240 mil cooperados.

        O Cooperativismo de Crédito é referência em países como Alemanha, Canadá e Holanda. Segundo o levantamento realizado em 2020 pela Woccu (World Council of Credit Unions), o Cooperativismo de Crédito está presente em mais de 118 países, reunindo mais de 375 milhões de pessoas cooperadas as mais de 86 mil unidades de negócios espalhadas ao redor do mundo. Os números representam uma taxa de penetração no mercado de 12,18%.

        No Brasil, de acordo com panorama de dezembro de 2020 publicado pelo Banco Central, há aproximadamente 12 milhões de associados. Existem mais de 6 mil postos de atendimento no país, representando um crescimento de 36% frente a 2017.

        Diante deste cenário, é possivel observar o crescimento do setor e a relevância de uma estratégia de marketing para estimular ainda mais o mercado e a aderência ao Cooperativismo.


Desenvolvimento

A seguir será apresentado o plano de marketing da Unicred Valor Capital, que foi escolhida por ser a maior Cooperativa do Sistema Unicred, sempre com qualidade no atendimento, com foco no cooperado e em sua consultoria financeira.

O plano está dividido nos seguintes tópicos:

  • Missão, visão e valores
  • Análise ambiental da empresa
  • Pesquisa de mercado e possíveis resultados
  • Análise competitiva
  • Proposta de comunicação de marketing

Importante ressaltar que todas as informações aqui apresentadas foram coletadas de sites oficiais da empresa, do sistema financeiro e cooperativista, referências listadas ao final desde trabalho.

MISSÃO, VISÃO E VALORES        

Apresentaremos abaixo a missão, visão e valores da Unicred Valor Capital (UNICRED, 2021), que serão norteadores para a elaboração desse plano de marketing.

  • Missão: Oferecer soluções financeiras competitivas e de qualidade, agregando resultados e fortalecendo o relacionamento com o cooperado.
  • Visão: Ser a principal instituição financeira do cooperado.
  • Valores: Respeito aos princípios cooperativistas e promoção do cooperativismo; reconhecimento do cooperado como o principal valor da cooperativa; gestão com transparência, ética, profissionalismo e observância dos princípios e boas práticas de governança; atuação sistêmica e crescimento sustentável com responsabilidade social e ambiental; cumprimento dos normativos oficiais e do Sistema Unicred; desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores para que se sintam realizados, motivados e comprometidos; comprometimento com a educação cooperativista e com a formação e capacitação dos dirigentes, conselheiros e colaboradores.

ANÁLISE AMBIENTAL        

  • Macroambiente

  1. Forças Demográficas: A cidade de São Paulo tem estimativada de possuir mais de 12 milhões de pessoas em 2021, de acordo com o IBGE. Conforme estudo publicado pela FMUSP, em 2020 a cidade possui mais de 68 mil médicos. E, segundo levantamento do CROSP, em 2021 a Capital possui mais de 34 mil dentistas. Após pesquisa no site da Unicred, pode-se encontrar apenas 2 unidades de atendimento na região. Tendo a Unicred como público-alvo a associação de médicos e dentistas, diante desses fatos, é possível identificar que há um cenário altamente positivo para o desenvolvimento da marca e expansão na cidade.
  1. Forças Culturais: As forças culturais no mercado financeiro sofrem influência de aspectos econômicos e politícos. Em 2020, ano da pandemia da COVID-19, se pode observar um movimento no mercado financeiro em que a renda fixa não era mais atrativa, tendo em vista a Selic em 2%a. a, e o mercado de renda variável sofrendo oscilações devido ao lockdown. Os investidores mais conservadores mudando de postura e arriscando em ações e os arrojados tentando mudar suas estratégias para se proteger da volatilidade. Com isso, o papel de consultores financeiros, analistas de investimentos se tornaram cada vez mais procurados, desde investidores pequenos buscando realocar seu dinheiro que sempre esteve na poupança aos qualificados procurando por mais orientações.
  1. Forças Politícas: O cenário politíco no Brasil impacta diretamente o mercado financeiro e, consequentemente, as instituições financeiras, que precisam estar preparadas. Um exemplo dessa força foi o decreto nº10.504, de 02 de outubro de 2020 isentando as alíquotas de IOF nas operações de crédito.
  1. Forças Tecnológicas: A maior tendência do mercado financeiro são os surgimentos de fintechs e bancos digitais, com aplicativos cada vez mais interativos e facilidade na contratação. E, o recente lançamento do Open Banking, trazendo mais inovação, promovendo a concorrência e direcionamento de produtos e serviços financeiros mais adequados.
  1. Forças Econômicas: Assim como as forças politícas, as forças econômicas certamente influenciam o setor financeiro. As decisões do COPOM de aumentar ou reduzir a Selic, o cumprimento ou não da meta da inflação, a variação cambial, a venda ou compra de títulos públicos, são alguns exemplos de como uma instituição financeira é impactada e precisa criar estratégias para seu retorno e de seus clientes.
  • Microambiente
  1. Empresa: A sinergia entre todas as áreas para atender o principal motivo da existência Cooperativa: o cooperado.
  1. Fornecedores: São as empresas de seguro de automóvel, de vida, corretoras de fundo de investimentos, consórcios, administradora de cartões de crédito.
  1. Intermediários: São os próprios colaboradores da Unicred.
  1. Concorrentes: Outras cooperativas de crédito, bancos comerciais, fintechs e corretoras de investimentos.
  1. Clientes: Todos os médicos e dentistas e outros profissionais com renda igual ou superior a R$15.000,00.

PESQUISA DE MERCADO E POSSÍVEIS RESULTADOS

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (576.1 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com