TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  11/5/2015  •  Ensaio  •  7.456 Palavras (30 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 30

1. RESUMO 

O VIVA RCP é um site de Marketing Regional que vai divulgar as características culturais, turísticas, esportivas, gastronômicas, e oferecer um guia de compras e serviços da região de Cornélio Procópio - PR. Para tanto, foi necessário desenvolver e estruturar um banco de dados que catalogasse as atividades realizadas na Região de Cornélio Procópio, que será denominada através da sigla RCP. Nesse contexto, o site, além de aumentar a presença online dos comerciantes e prestadores de serviço da região, ajuda a fortalecer a identidade cultural existente.

A RCP é composta por 14 cidades, sendo elas: Cornélio Procópio, Santa Mariana, Bandeirantes, Andirá, Ribeirão do Pinhal, Congonhinhas, Nova Fátima, Abatiá, Itambaracá, Leópolis, Sertaneja, Nova América da Colina, Santa Amélia, Santo Antônio do Paraíso.

Essas cidades foram selecionadas porque fazem parte da Micro Região de Cornélio Procópio, que juntas somam cerca de 180 mil pessoas.

Fonte: Wikipedia.com[pic 1]

  1.  OBJETIVOS

O VIVA RCP irá se apoiar em algumas definição do marketing para alcançar seus objetivos, sendo elas: marketing regional, cultural e esportivo.

O que é Marketing?

Segundo Philip Kotler, “marketing é um estado de espírito corporativo que existe na integração e coordenação de todas as funções de marketing, as quais, por sua vez, estão fundidas com todas as outras funções corporativas e o objetivo básico de produzir lucros de longo alcance."

Para a American Marketing Association, “marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem com a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.”

Philip Kotler e Kevin Keller (2006, p.04) definiu o que “O marketing envolve identificações e a satisfação das necessidades humanas e sociais, ou seja, ele supre as necessidades lucrativamente.

Sob essas concepções podemos concluir que marketing é toda a relação de troca que satisfaça tanto as metas individuais quanto as organizacionais.

Alguns autores dizem que, dentre as funções de gerenciamento, o Marketing é a que tem maior dificuldade em definir seu posicionamento, porque ele é simultaneamente cultura, estratégia e tática:

Cultura Organizacional, porque é um conjunto de crenças e valores que despertam nas empresas um compromisso de atender às necessidades dos clientes através de um caminho lucrativo.

Estratégica, pois ele desenvolve respostas eficazes ao ambiente de mercado que está em constante mutação e também definir segmentos de mercado e posicionar seus produtos para aquele público-alvo.

Táticas, são as atividades de gerenciamento do dia a dia, como preços, distribuição, comunicação e o próprio produtos.

2.1 Especializações do marketing

O VIVA RCP é o primeiro passo para uma organização regional que visa exclusivamente o desenvolvimento socioeconômico da região e o bem estar de seus cidadão e para promover este desenvolvimento, o marketing regional, cultural e esportivo serão trabalhados.

2.1.1 Marketing de Lugares:

 

O marketing de lugares, na concepção de Kotler et. al. (2006), consiste em utilizar ferramentas do marketing para enfrentar o desafio do crescimento no âmbito de lugares atraindo investimentos, moradores e visitantes, demonstrando como as comunidades e as regiões podem competir na economia global.

O marketing de lugares abrange basicamente quatro atividades:

1-  Desenvolver um posicionamento e uma imagem fortes e atraentes;

2-  Estabelecer incentivos atraentes para os atuais e possíveis compradores e

usuários de seus bens e serviços;

3-  Fornecer produtos e serviços locais de maneira eficiente;

4-  Promover os valores e a imagem de local de uma maneira que os possíveis

usuários conscientizem-se realmente de suas vantagens diferenciadas.

2.1.2 Estratégia de Marketing de Imagens 

A imagem de um lugar determina a forma como os cidadãos e as empresas reagirão ao lugar e, portanto, esse ativo deve ser gerenciado de forma estratégica. Kotler et. al. (2006, p. 182) definem a imagem como “um conjunto de atributos formado por crenças, idéias e impressões que as pessoas têm desse local”.

Muitas vezes, como relatam Kotler et.al. (2006, p.183), os lugares lidam com estereótipos – “uma crença amplamente difundida, muitas vezes distorcida, simplista e profundamente arraigada”. Eles citam o caso da Colômbia, que apesar de ter uma história e herança cultural notáveis, é mais conhecida por suas lutas relacionadas às drogas.

Nesse sentido, Gertner (2006) afirma que a imagem de um lugar é o resultado de suas inúmeras características geográficas, históricas e de seu patrimônio artístico, cultural, musical e dos costumes de seus cidadãos. O especialista ressalta, no entanto, que a imagem de um lugar pode ou não ser baseada na realidade e tende a persistir mesmo quando a realidade do lugar já se transformou. Gertner lembra que a imagem determina atitudes e comportamentos1 em relação ao lugar.

A atividade de marketing de lugares, sob a perspectiva de Gertner (2006), propõe que cidades, estados, países, etc. adotem as mesmas ferramentas de planejamento estratégico e de gerência de produto e marca que já há são utilizadas pelas empresas há algum tempo. Para se elaborar as estratégias de marketing, é necessário entender o processo de compra‟ de investidores, turistas e etc. e desenvolver propostas de valor mais atraentes que aquelas de lugares concorrentes.

A imagem é um conjunto de impressões e experiências não lineares acumuladas pelo sujeito durante o seu relacionamento com o objeto. Diante desta constatação, a marca será administrada de maneira a criar uma imagem forte e coerente. As partir da delimitação de públicos-alvo, deverão ser traçadas estratégias complementares com mensagens específicas para cada grupo de interesse. Kotler et.al (2006, p.182) postulam que “o lugar que pretende construir uma imagem atraente deve ajudar investidores, potenciais moradores e visitantes a descobrir essa imagem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (621.9 Kb)   docx (683.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com