TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing FGV

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Finanças Corporativas

Data:

Aluno:

Turma: MBA Gestão Empresarial

Tarefa: Análise de viabilidade econômica para construção de um shopping

Introdução

A empresa RX Investimentos está negociando o projeto de construção de um shopping center de altíssimo padrão no terreno de uma igreja. Segundo os termos da transação, a igreja cederia o terreno (que é de sua propriedade), e a empresa assumiria as despesas da construção do shopping com capital próprio, tendo o direito de explorar o empreendimento por 6 anos. Essa exploração só poderá ocorrer por meio do aluguel das unidades, que serão idênticas e renderão o mesmo valor.

O objetivo deste trabalho é apresentar a análise de viabilidade do projeto, apresentando os cálculos da TIR, VPL, ILL, Payback descontado, Ponto de Equilíbrio e taxa de ocupação mínima.

As seguintes informações foram consideradas para a realização da análise:

[pic 2]

  • Desconsiderado qualquer depreciação contábil;
  • Adotado o valor de Custo Unitário Básico de Construção (CUB) = 1986,00 R$/m2

Desenvolvimento – análise da viabilidade do projeto de construção do shopping 

Serão apresentados a seguir a sequência de cálculos efetuadas para a análise de viabilidade do projeto.

Investimento inicial (Io) e faturamento

[pic 3]

[pic 4]

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa de uma empresa é o fluxo gerado por causa das operações da empresa. Este fluxo será dividido entre os sócios e credores, pois são os financiadores das operações da empresa. Neste caso não há capital de terceiros no financiamento do projeto, portanto o cálculo abaixo representa o fluxo de caixa que os sócios recebem. Como não há capital de terceiros o valor dos juros é zero.

[pic 5]

Taxa mínima de retorno para os sócios (Ks)

Para calcular a taxa mínima de retorno para os sócios será usado o modelo CAPM, que é um método que procura analisar a relação entre o risco e o retorno esperado de um investimento. (https://www.dicionariofinanceiro.com/o-que-e-capm/)

[pic 6]

Valor Presente Líquido (VPL)

O Valor Presente Líquido mede o lucro ou o prejuízo em valor monetário. Para que o projeto seja viável, o VPL deve ser maior que zero.

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Índice de Lucratividade (ILL)

Com o cálculo do Índice de Lucratividade é possível verificar quanto o investidor vai receber por unidade monetária investida.

[pic 10]

Taxa Interna de Retorno (TIR)

Para que um projeto seja viável, a Taxa Interna de Retorno (TIR) deve ser maior que o custo de capital que financia este projeto. Neste caso, podemos comparar a TIR com a taxa mínima de retorno para os sócios (Ks).

[pic 11]

Payback descontado

Payback é um termo utilizado dentro da gestão financeira para indicar o tempo decorrido do momento de um investimento inicial até o momento no qual o lucro líquido se iguala ao valor investido.

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

Custo de Capital

[pic 15]

[pic 16]

Ponto de Equilíbrio Econômico

O ponto de equilíbrio econômico é conhecido pela contabilidade das empresas como o ponto em que as receitas totais das vendas são iguais os custos totais e o negócio não possui lucros nem prejuízos.

[pic 17]

Considerações finais

[pic 18]

[pic 19]

Após a análise dos valores calculados, podemos afirmar que o projeto para construção de um shopping no terreno de uma igreja é viável e apresentará retorno financeiro à empresa RX investimentos.

No caso analisado, todos os indicadores calculados apresentaram-se positivos à viabilidade do projeto. Em outras situações pode acontecer de um dos indicadores resultar “projeto inviável”. Neste caso, a primeira recomendação seria não seguir em frente com o investimento. No entanto, uma análise de risco poderia ser efetuada e eventuais riscos mitigados ou até mesmo assumidos para que o projeto fosse executado.

Referências bibliográficas

ABREU, J. C. Finanças Corporativas. Rio de Janeiro, 2019. 84 p. Apostila do Curso Matemática Financeira – Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: . Acesso em: 17 de julho de 2019.

VOITTO. Payback: o que é e como calcular - Aprenda de uma vez por todas o conceito de Payback, suas vantagens e como calcular esse indicador financeiro de forma fácil. https://www.voitto.com.br/blog/artigo/payback. Acesso em: 14 de agosto de 2019

DICIONÁRIO FINANCEIRO. O que é CAPM?. https://www.dicionariofinanceiro.com/o-que-e-capm/. Acesso em: 15 de Agosto de 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com