TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing FGV

Por:   •  12/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Segundo a Euromonitor International, o Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo, ocupando uma fatia de 5,14% do mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido. Além disso, esse setor manteve o crescimento mesmo nos períodos mais duros da crise econômica. Estudos relatam que o mercado cresce porque o pet é considerado parte da família e os produtos não deixaram de ser adquiridos, sofrendo apenas uma readequação ao orçamento familiar.

Há um grande potencial de crescimento para esse mercado, porém falta aprimoramento profissional na parte de serviços. O mercado brasileiro é gigante, mas ainda com traços de amadorismo, dominado por pequenos negócios. Diversas empresas fram surgindo para atender a demanda, mas sem planejamento e orientação para resultados.

De olho no potencial desse mercado, empresas precisam implementar mudanças e adequações as novas demandas, bem como defender sua fatia em uma disputa comercial acirrada. Para tanto, faz-se uso de pesquisas e estudos de mercado e ferramentas de auxílio nos ajustes e tomadas de decisões, a partir do plano de marketing.

O objetivo desse estudo é a apresentação do plano de marketing da empresa Petmais, localizada na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Trata-se de um petshop que oferece os serviços de consulta, banho e tosa, venda de alimentos e produtos para pets. Baseado nos conceitos de marketing, as ações aqui propostas foram elencadas considerando os resultados da pesquisa de mercado e análise ambiental, através da matriz SWOT, que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no ambiente ao qual a organização está inserida, como planejamento estratégicoempresarial.

Desenvolvimento

O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, com o objetivo de gerar lucro. Entretanto, não se deve limitar a estratégia de marketing a vendas, pois o estudo vai além disso. Uma administração de marketing bem-sucedida requer determinadas capacidades, como: entender, criar, entregar e manter o valor para o cliente. Segundo KOTLER e KELLER (2012 p. 2), “o bom marketing não é acidental e resulta de um cuidadoso processo de planejamento e execução, que utilizaas mais avançadas ferramentas e técnicas disponíveis”.

Em um mercado concorrido, o plano de ação deve reforçar a ideia do conceito e da experiência da compra. Para tanto, o presente estudo pretende um plano de marketing para readequação da empresa Petmais, apresentando:

• Análise ambiental da empresa;

• Pesquisa de mercado;

• Análise competitiva;

• Proposta de comunicação de marketing.

A Petmais é uma empresa jovem, com 02 anos de atuação no mercado conquistense. Sua proposta é oferecer uma variedade produtos pets, dentre eles alimentos, acessórios e medicamentos, além de banho e tosa, atendimento veterinário e exames laboratoriais. O seu site é bastante sucinto ao descrever os serviços e não apresenta seu portfólio de produtos. Também está presente em redes sociais (Facebook e Instagram).

1- Análise ambiental

O ambiente de marketing compreende o microambiente (agentes próximos que podem afetar a capacidade da empresa de atender seus clientes) e o macroambiente (forças sociais que afetam o microambiente).

O microambiente envolve o relacionamento com outros departamentos da empresa, além de fornecedores, concorrentes, intermediários e clientes, que compõem a cadeia de valor da empresa.

*não identificados intermediários.

Ao analisar o macroambiente deve-se compreender que as forças que atuam nesse cenário são alheias à estratégia empresarial, acrescendo um caráter de vulnerabilidade às empresas. Entender esse ambiente poderá auxiliar na previsão e controle, a partir de uma boa gestão.

• Ambiente demográfico: o petshop está localizado em uma cidade de 340 mil habitantes, que possui domínio econômico sobre a região do estado que está situada, atendendo quase 100 municípios. Dessa forma, estima-se que cerca de 2 milhõesde pessoas sejam atendidas pelo comércio local;

• Ambiente econômico: apesar de está localizado em um município de punjante comércio, o cenário de crise nacional também se reflete nesta cidade, causando redução no faturamento do comércio local;

• Ambiente sociocultural: atualmente, os pets estão bastante inseridos nas famílias, o que reforça a ideia de cuidado com o animal e a importância dos petshops;

• Ambiente tecnológico: as novas tecnologias e sistemas gerenciais permitem a otimização da gestão, melhorando o controle de caixa, estoques, além de poder utilizar sistemas para agendamento de serviços e manutenção do bom relacionamento com o cliente;

• Ambiente político-legal: a empresa deve possuir um veterinário responsável, conforme resolução CFVM nº 683 de 16 de março de 2001;

• Ambiente natural: não apresenta implicações que causem um dano ambiental expressivo.

O monitoramento das forças macroambientais e fatores microambientais poderá ser feito com a matriz SWOT, permitindo a avaliação do ambiente interno através das forças e fraquezas, e do ambiente externo através da análise das oportunidades e ameaças ao negócio.

2- Pesquisa de mercado

Conhecer o mercado e as necessidades dos clientes é fundamental para o sucesso do negócio. Para tal, a adoção de pesquisas de mercado ajudará a detectar problemas e oportunidades. Para KOTLER (2012 p.114), “ a pesquisa de marketing é a elaboração, a coleta, a análise e o registro de dados relevantes sobre uma situação de marketingespecífica sobre a qual uma organização se depara”. Além de informações, os estudos fornecem insights de cliente e mercado para situações e decisões de marketing.

Para esse trabalho foi realizado uma pesquisa com proprietários de animais domésticos, utilizando como método a pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, que possibilita a obtenção de dados em um nível capaz de caracterizar e explicar os aspectos singulares nas informações abordadas, conforme modelo de plano proposto.

De acordo com o método adotado, foram feitas entrevistas, pessoalmente ou por e-mail, com pessoas escolhidas pela autora, por se enquadrarem no perfil de potenciais clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com