TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing Salão de Beleza

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.874 Palavras (32 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 32

Marketing

De acordo com Kotler et al. (2011, p.04) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades lucrativamente’. Quando a eBay percebeu que as pessoas não conseguiam localizar alguns dos itens que mais desejavam e criou um espaço para leilões on-line e quando a IKEA notou que as pessoas queriam bons móveis a preços substancialmente mais baixos e criou sua linha de móveis desmontáveis, elas mostraram sua capacidade de marketing, transformando uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negócios lucrativa.

Podemos estabelecer definições diferentes de marketing sob as perspectivas social e gerencial. Uma definição social mostra o papel do marketing na sociedade. Certo empresário disse que o papel do marketing é “fornecer um padrão de vida de mais alto”. Eis uma definição social que atende ao nosso objetivo: marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros. Como definição gerencial, o marketing muitas vezes é descrito como “a arte de vender produtos”. De fato, as pessoas se surpreendem quando ouvem que a parte mais importante do marketing não é vender! Vendas são a ponta do iceberg do marketing. Peter Drucker, um dos principais teóricos da administração, apresenta assim a questão:

Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.

Figura 1.1 Macro-ambiente[pic 1]

Fonte: http://arquivos.unama.br/professores/iuvb/4semestre/AdmE/aula05/verprint.htm

Planejamento de Marketing

Segundo Alexandre Luzzi Las Casas (2009, p.18)

O plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa. É toda a relação com produto/mercado, que, em conjunto com outros planos táticos, forma o plano estratégico. A figura 1.2 ilustra está imagem.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

Figura 1.2 Plano estratégico

Conforme o leitor pode perceber, cada setor de uma empresa, como relacionado na figura, faz o plano escrito formal, para alcançar os objetivos da organização. O conjunto de todos esses planos forma o plano estratégico.

O plano de marketing é, portanto, um plano que faz aparte do plano estratégico abrangente de uma empresa. Sua elaboração deverá estar em perfeita sintonia com os objetivos que forem escolhidos pela alta administração e com o que a empresa está pensando em atingir a longo prazo. Por isso, o planejador de marketing não deve elaborar seu plano sem considerar as demais partes e funções da empresa.

Quando se estabelece algum patamar de vendas a alcançar, isso significa que praticamente todas as demais partes da empresa estarão envolvidas. O departamento de produção necessitará adaptar-se e comprar matéria-prima suficiente para a nova produção, comprar maquinas especiais, se este for o caso, e tomar uma série de outras medidas necessárias para produzir dentro das condições estabelecidas no plano de marketing. O departamento de finanças, por sua vez, deverá providenciar recursos financeiros para a produção e para os investimentos necessários. O departamento de Recursos Humanos será responsáveis pela contratação de funcionários com a característica necessárias para o desenvolvimento de estratégias planejadas, e assim por diante. Todos os departamentos de uma empresa são afetados pelo plano de marketing.

O plano de marketing, por sua vez, é composto de vários subplanos. As atividades de propaganda, venda pessoal e promoção de vendas também têm planos respectivos para alcançar os objetivos de marketing. Estes, como visto, são os planos operacionais. A Figura 1.3 ilustra esta situação.

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

                                              ==+

Figura 1.2 Plano de marketing  

Esses planos operacionais de marketing estipulam os detalhes das atividades que foram Figura: 1.3 Plano de marketing

 Esses planos de marketing estipulam os detalhes das atividades que foram delineadas na estratégia de marketing. Quem recebe o plano deve saber exatamente o que deverá fazer para entrar em sintonia com o plano de marketing e estratégico da empresa para o período planejado. Deve haver um subplano para cada função de marketing a ser desempenhada pela empresa, conforme será visto mais adiante; ele dará detalhes das ações a serem tomadas para a execução do plano operacional.

Esse plano operacional que especifica detalhadamente a atividade para atingir as estratégias delineadas no plano de marketing servirá como base para as demais atividades da empresa. É um passo para a elaboração do plano de negócios. Nesse caso, todas as atividades de uma empresa são detalhadas: onde será feito o abastecimento para a produção, que material comprar, o que será necessário investir, quais as quantidades necessárias de venda para atingir o ponto de equilíbrio, entre outras decisões. O plano de negócios é usado pelas empresas com a finalidade de apresentar o que a empresa pretende fazer, e com isso absorver empréstimos, investimentos etc.

Em muitos casos, o plano de negócios é o único planejamento de uma empresa. Em de seus componentes é o plano de marketing. Os investidores estarão interessados nesta parte de plano, uma vez que este deve ter viabilidade econômica, financeira, bem como mercadológica a um dado ambiente. Há casos em que as empresas têm os três tipos de plano: estratégico, de marketing e de negócios.

O empreendedor

De acordo com Alexandre Luzzi Las Casas (2009, p.27)

“Qualquer estratégia é o resultado da mente estrategista que o elaborou. Formular estratégias é pensar no que será feito atualmente e no futuro. Por isso, depende muito da personalidade dos planejadores. Há uma tendência de que indivíduos mais                                                    conservadores elaborem estratégias mais conservadoras e pessoas mais agressivas elaborem planos mais agressivos. Mesmo que a recomendação seja isolar efeitos de personalidades individuais, essa é uma tendência do que ocorre na prática. Por isso mesmo, procuram-se em estrategistas famosos lições para desenvolver bons planos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)   pdf (592 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com