TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Produto do Marketing Político

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Propaganda Política

Aula-tema 03: Político: O “Produto do Marketing Político

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Propaganda Política

Aula-tema 03:Político: O Produto do Marketing Político

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Propaganda Política apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor

Anhanguera Educacional

2015

  1. aponte as estratégias de marketing, com ênfase na análise do emprego das técnicas de PNL, adotadas na campanha de Collor em 1989, desde sua primeira aparição como “caçador de marajás” até sua vitória.

  1. analise o ciclo pós-eleitoral, com ênfase na etapa do “aperfeiçoamento contínuo”. Como a assessoria do presidente eleito falhou (ou não) neste quesito?

  1. apresente suas conclusões quanto à exploração adequada (ou não) das etapas de planejamento voltadas ao ciclo de vida do candidato e presidente Fernando Collor de Mello.

As estratégias de marketing, com ênfase na análise do emprego das técnicas de PNL (Programação Neurolinguística, que possui três orientações comunicativas: a visual, a auditiva e a sinestésica), adotadas na campanha de Collor em 1989, resumem-se segundo pesquisas feitas em artigos e sites referentes ao assunto a uma campanha voltada a novos ideais estruturais pós-ditadura, em que seu discurso é centrado no dialogo direto e pessoal com o eleitor, valendo-se estrategicamente dos 7% equivalentes ao conteúdo do discurso das técnicas de PNL, assim como também das porcentagens correspondentes dos demais quesitos como o tom de voz (55%), que segundo analise de seus discursos e debates sempre se adequavam ao receptor, por exemplo, em seu discurso de “o caçador de marajás” emprega uma postura amigável, mas firme quando declara seu total apoio aos trabalhadores e contrapõe-se aos políticos que recebem salários exorbitantemente altos, a expressão do rosto aliada à postura corporal (38%) apresentada por Collor expressa uma personalidade intelectual, mas popularizada e que possa transparecer confiança e credibilidade em que sua estratégia de marketing é baseada ainda sendo coadunada durante todo seu discurso ao fato de em “1986 ganhou a eleição para governar Alagoas pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) em sua gestão, ganhou popularidade nacional como o "caçador de marajás", devido à repercussão de seu programa de combate à corrupção de funcionários públicos que recebiam salários milionários. ”(Portal educação.uol.com.br/biografia/fernando-afonso-collor-de-mello.jhtm) Sob esses aspectos é importante observar como Collor manteve-se fora de debates pré-votação de primeiro turno, fazendo com que seus candidatos se desgastassem em seus embates, enquanto que Collor transmitia sua mensagem de campanha pelas lacunas deixadas pelos demais como o foco na corrupção, reformas constitucionais e ajustes nos planos de crescimento do país e sua reestruturação pós-ditadura, Que teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco e que durou 15 de março de 1985.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com