TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

Carlos Eduardo Santos, Ronaldo Jarnyk, Magali Ludwink

PROINTER

Projeto Interdisciplinar

Alunos:

Jean Placidino RA 6450309654

Rodrigo Almodovar RA 6657415392

Aline Rinaldi RA 6848498120

Jaci Andreza RA 1299526620

Christopher William RA 3724700817

Jonatas Campos RA 0000000000

Anhanguera Educacional Sorocaba

Marketing (2ºSemestre)

Profª. Juliana Valverde

Anhanguera Educacional Sorocaba

Marketing

________________

QUEBRAS E PERDAS

SUPERMERCADO CARREFOUR

RESUMO

Toda empresa de varejo, atacado e comercio sofrem com as quebras e perdas, é uma situação do processo de operação, para contê-las só diminuindo esse numero, sendo assim o Grupo Carrefour busca sempre formas e métodos para essa melhoria, há vários fatores para essa causa, justifica-la apenas não resolve o problema, ideias e soluções só se resolvem na prática e na melhor operação dentro da loja de seus funcionários.

Palavras-Chave: Quebras em Supermercados, Carrefour Esplanada Shopping, Gerenciamento Operacionais.

GERENCIAMENTO DE QUEBRAS E PERDAS

Implantar uma cultura de gestão de perdas e quebras operacionais é uma decisão estratégica para todos os varejistas. As quebras e perdas consomem a margem e tiram a competitividade da empresa no mercado:

- Troca de mercadorias na loja, de igual tipo, modelo, sabor e quantidade, sem emissão de NF, diretamente na portaria de recebimento da loja;

- A loja armazena as mercadorias de trocas, aguarda a visita do fornecedor para emissão da NF de troca e retirada das mercadorias. A loja receberá posteriormente uma mercadoria diferente no valor referente à troca enviada;

- Semelhante à anterior, no entanto a loja emite a NF de troca e descarta as mercadorias, sem a necessidade de reenvio destas ao fornecedor;

- Compras acima da demanda com o “guarda-chuva” da troca. Elevação de estoques de mercadorias de baixo giro, descompromentimento das equipes na gestão dos estoques.

- Perda de competitividade no custo da compra, por incremento dos valores de troca pelos fornecedores;

- Perda financeira no fluxo de caixa ocasionada por mercadorias de baixo giro;

- Custo elevado da logística reversa, embutido pelo fornecedor no custo da mercadoria;

________________

1. FORMAS DE QUEBRAS E PERDAS

C:\Users\Jeanp Dino\Desktop\Jeanp MKT\Trabalhos Faculdade\Prointer 2 Semestre\1.jpg

São várias as formas de quebras e perdas, como citado acima e assim o supermercado sofrem muito com isso, e assim diminuem os seus lucros e a sua competitividade no mercado, esse PROBLEMA é o que mais causa dor de cabeça para os varejistas e atacadistas.

A maior parte da perda é por falhas de operações ou seja a ‘falha humana’ e assim esses supermercados tentam buscar soluções para diminuir e evitar grandes prejuízos, eles buscam formas para evitar tal transtorno oferecendo treinando para seus funcionários, novas ferramentas, aumentam o numero de circuitos de câmeras em suas lojas para evitar furtos dos próprios funcionários e clientes da loja.

Abaixo um gráfico relacionando os principais fatos e motivos dessas quebras e perdas:

C:\Users\Jeanp Dino\Desktop\Jeanp MKT\Trabalhos Faculdade\Prointer 2 Semestre\2.jpg

Perdas e quebras são os fantasmas que mais assombram os supermercados. Os prejuízos causados por mercadorias estragadas ou danificadas, além de produtos furtados chegam a superar a média de 2,3% do total de vendas de uma empresa. Produtos pequenos que possuem alto valor são mais atrativos. A atratividade de um produto é diretamente proporcional a sua relação valor / tamanho, produtos que estão em moda ou que demonstram status / posse são atrativos.

*Fonte Carrefour esplanada ano 2012 – Revista Carrefour Sustentabilidade (Fevereiro 2013)

As Perdas e as quebras operacionais estão presentes nas atividades das empresas. Devemos identificá-las e combatê-las. Algumas são óbvias e fáceis de serem eliminadas. Outras estão arraigadas nos processos.

A média de ‘percas e quebras’ no ano de 2012 foi de 1.625 unidades por mês, valor referente ao setor Seca (produtos alimentícios, arroz, feijão...etc).

Os valores são referente a quebra operacional identificada no mês decorrente, como podemos ver o prejuízo chega a media de mais de R$ 1.200,000,00 (Mês), ao ano esse valor chega a mais de R$ 16.000,000,00, lutar contra esse déficit é uma obstáculo que o varejo buscar solucionar.

C:\Users\Jeanp Dino\Desktop\graficoprointer.jpg

Causas e Motivos

1- Erros Operacionais/Administrativos: Ação de colaboradores que gerem divergências nos estoques e nos controles;

2- Fraudes de clientes: ação praticada por clientes que induz o colaborador ao erro;

3- Fraudes de Funcionários: Ato praticado por colaborador que induza outro funcionário ao erro ou em conluio com “falso cliente”;

4-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com