TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso de Psicologia

                      ANA LAURA BARBIERI ALBERTIN –D55JFD-7

RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ARAÇATUBA, SP

2019

FILME DIVERTIDAMENTE- 2⁰ semestre

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

O objetivo do relatório é informar quais as medidas necessárias para a adoção e como a disciplina de Processos psicológicos básicos pode nos esclarecer sobre o assunto.

Para esta atividade complementar eu assisti ao filme Divertidamente. Este filme é uma excepcional animação sobre emoções para as crianças e também para os adultos ao retratar o turbilhão de emoções de uma garotinha.

O roteiro do filme baseia-se na história de uma menininha de apenas 11 anos chamada Riley. Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, ficam extremamente agitadas. O filme aborda toda a questão emocional deste momento de dificuldades na vida da pequena menina, uma nova casa, nova escola, novos amigos. Uma confusão é gerada, portanto, na sala de comando do seu cérebro, deixando a “Alegria e a Tristeza” de fora, o que acaba por afetar a vida de Riley radicalmente.

As emoções básicas que todos nós temos, alegria, tristeza, raiva, medo e nojo são representadas no filme na forma de personagens personificados que guiam Riley em suas reações. Essas emoções ficam em uma sala de controle dentro de sua mente, observando tudo o que acontece com Riley para gerar as respostas emocionais pertinentes.

No filme é bastante interessante a forma de representação da mente de Riley. De acordo com as respostas emocionais são geradas memórias, que são armazenadas em “ilhas de personalidade” que são os valores pessoais da menina. As cores destas memórias estão relacionadas com a emoção ligada a ela.

Nota-se, que quando Riley vai dormir, as memórias de curto prazo são enviadas para a área de memória de longo prazo, detalhe importante em que aprendemos na matéria deste 2⁰ semestre de processos psicológicos básicos. Acredita-se que o sono tem um papel importante neste processo e isto também é retratado no filme.

Portanto, os conhecimentos adquiridos através desta atividade complementar evidenciam uma importante forma de expandirmos nossa formação além da área de concentração do curso de Psicologia. O trabalho consegue enriquecer na nossa formação profissional e permite reflexões acerca do papel das emoções em nossas vidas e demonstra como todo as emoções são importantes, até mesmo as que parecem ser apenas negativas.

A forma lúdica como o filme aborda e demonstra todo o aparato emocional é uma maneira bem mais simples e bacana de entendermos toda essa inteligência emocional que temos, de forma a somar e complementar com o conteúdo ensinado e palestrado em sala de aula de acordo com a matéria de Processos psicológicos básicos, ministrada pelo professor Carlos. Acredito que o filme retrata muito bem o processo de amadurecimento e crescimento emocional, evidenciando que todas as emoções são importantes e o equilíbrio entre elas é o caminho correto a ser tomado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com