TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Red bull

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Uma empresa de sucesso – Grupo 7        

[pic 1]

 

   

Em 1980, Dietrich Mateschitz, vendedor de pasta de dentes encontrou na Tailândia uma bebida energética chamada krating Daeng” (que significa “búfalo de água” em tailandês) que continha entre outras substâncias estimulantes, altas doses de cafeína e taurina, sendo muito popular entre os motoristas de táxis e camionistas. Um taxista, ao apanhá-lo no aeroporto, garantiu: “um copo disso e seu cansaço desaparece”. A sua primeira ideia foi tornar essa bebida que antes era vista como um simples remédio em um produto comercial.

    Assim, nasce a bebida energética Red Bull que foi concebida para estimular o cérebro de pessoas que se submetem a um intenso esforço, tanto físico como psicológico, e não para ser consumida como uma bebida inocente e refrescante.

   Os consumidores desta bebida são principalmente jovens de uma faixa etária entre os 16 e os 40 anos e desportistas. Por um lado, os jovens porque querem ser uma referência dentro da sociedade, como em universidades e eventos. E por outro lado, os desportistas que foram cativados pelo estímulo causado pela bebida. Em 1989, o piloto austríaco de Fórmula 1, Gerhard Berger, tornou-se o primeiro atleta de desporto motorizados a ser patrocinado pela marca, que adquiriu visibilidade na categoria mais importante do automobilismo mundial.

    A identidade da marca está associada à filosofia:“ não levamos o produto ao consumidor, nós trazemos o consumidor ao produto”. A marca usa os desejos do consumidor para os associar à marca, desperta os sentidos dos clientes, motivando-os a comprar a bebida Red Bull, uma bebida energética que satisfaz não só a nível do cansaço físico como também a nível psicológico, emocional, ousadia e estatuto.

   O símbolo touro vermelho, conhecido pelo slogan “Red Bull dá te asas” é um bom exemplo da estratégia das campanhas de marketing que aliadas a uma excelente distribuição e  a um favorável projeto de embalagem conseguiram alcançar um sucesso global.

   Dependendo do país, a Red Bull dispõe de carros (geralmente dos modelos VW New Beetle e Mini Cooper) pintados com o logotipo da marca e com uma enorme lata da bebida na capota que circulam conduzidos geralmente por estudantes (que fazem parte do MET - Mobile Energy Team) em locais onde os jovens costumam-se reunir, para promover e distribuir gratuitamente o produto.

         Para gerenciar e coordenar o conteúdo produzido pela marca, foi criada em 2007 a Red Bull Media House, uma divisão pública que distribui materiais impressos, audiovisuais e multimídia do universo Red Bull nos campos relacionados com o desporto,  a cultura  e entretenimento.  Nesta divisão podem ser vistos e compartilhados através de diversos dispositivos e plataformas em todo o mundo, filmes, documentários, músicas, jogos, entre outros. Para além disto, foi também fundada a Red Bull Records, uma empresa musical de intelectualidade avançada que assume uma abordagem progressiva em relação ao marketing, distribuição e relações com os artistas. Esses artistas influenciam e fazem avançar a cultura pop. O selo musical permite manter um número restrito de músicos/bandas na família Red Bull  e fazê-los crescer de modo único. Outra divisão criada foi a  Red Bull Music Academy, uma academia de

música que, desde 1998, realiza encontros anuais em cidade diferentes com o objetivo de trocarem ideias sobre as tendências e os caminhos da criação e da produção musical no mundo.

     O projeto, batizado de Red Bull Stratos e inteiramente patrocinado pela marca, quebrou quatro recordes mundiais: o do salto mais alto, o primeiro homem a quebrar a barreira do som, o voo mais alto a bordo de um balão e o evento mais assistido em streaming de todos os tempos com mais de 8 milhões de visualizações no youtube.

     Em 2012, mais uma vez, a empresa Red Bull, inovou ao lançar no mercado versões da bebida com aroma e sabor. A linha Red Bull Editions apresentou três produtos: The Red Edition (cranberry), The Blue Edition (blueberry) e The Silver Edition(limão). A empresa resolveu desenvolver os novos sabores após realizar uma pesquisa que revelou que 5% das pessoas não consomem energéticos por causa do sabor tradicional. Pouco depois, mais dois sabores foram lançados: The Orange Edition (laranja) e The Yellow Edition(frutas tropicais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (233.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com