TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Reverso - RED BULL

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 6

RED BULL

Principais Concorrentes

Burn, TNT, Monster e Fusion Energy Drink

Estratégias de comunicação dos principais concorrentes da empresa

  • TNT

Lançada em 2009, a marca brasileira TNT chegou ao mercado sendo a primeira bebida energética do país a ter o selo higiênico de proteção e uma embalagem de destaque, já que as letras TNT são impressas com tinta especial que brilham na luz negra. Já no lançamento, a marca TNT começou a investir pesado em campanhas de marketing: vasta cobertura de mídia em revistas e televisão abertas, assim como peças de ponto de venda como cartaz, banner, display das latas, cooler e frotas que foram distribuídas em casas noturnas, bares, restaurantes, lojas de conveniência, lojas de alimentos, de bebidas importadas, além de super e hipermercados. Também foi realizada vinheta para festas, que traziam na chamada o slogan da marca: “Detone”.

Dois meses depois de seu lançamento, a marca partiu para uma grande estratégia de comunicação: a criação do TEAM TNT, sendo até hoje um dos principais investimentos da marca. A TEAM TNT, nada mais é que uma seleção de atletas das mais variadas modalidades olímpicas e de esportes radicais, que recebem patrocínio e apoio. Os atletas que fazem parte são, principalmente, aqueles que têm projeção internacional, como Cesar Cielo, Flávio Canto, Rodrigo Minotauro e as irmãs gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres. O objetivo da marca é dar condições para esses atletas alcançarem suas metas e se tornarem exemplos e referências para as novas gerações. Assim, a marca tem grande exposição nas competições e eventos em que esses atletas participam, consolidando a marca junto do público jovem e praticante de esportes. O TNT ENERGY DRINK, também tem presença constante no apoio de uma série de eventos esportivos, como a Oi Mega Rampa, como também patrocínios inovadores, como o que estampou sua marca nos carros dos pilotos da escuderia Brawn GP no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o campeão Jenson Button e Rubens Barrichelo.

  • Burn

Após seu lançamento na Austrália durante as olimpíadas de 2000, a Burn entrou no mercado brasileiro no ano de 2001. A Burn é o energético da Coca Cola e tem como objetivo estar nas mãos dos jovens, principalmente os freqüentadores de festas. Para isso a principal estratégia de comunicação da marca é o apoio e patrocínio de festas e baladas de prestígio por todo o Brasil. Já que a marca é destinada para o público que gosta de agitar e aproveitar festas, a Burn além de patrocinar festas, ainda as divulga nos seus sites e demais mídias sociais, para que o público associe a marca com as baladas em que a Burn está presente.  

  • Monster

Monster Energy é uma marca americana de bebida energética, lançada pela Hansen Natural, em 2002. Vendida em mais de 40 países, a Monster tem como uma das principais estratégias de comunicação investir em diversas pessoas ligadas a mídia. São elas celebridades, como Wee-Man (astro do programa Jackass) e Rob Dyrdek, atletas como Valentino Rossi e Ken Block e também músicos como Yelawolf.

  • Fusion Energy Drink

O energético Fusion foi apresentado ao mercado no primeiro trimestre de 2011. O energético é apresentado em embalagem com alta definição e tintas fotossensíveis. A marca é direcionada para um público jovem que gosta de aproveitar a vida, e quer superar limites nas baladas, carreira e também nos esportes. A Fusion além de patrocinar eventos, também chegou a um alto ponto de vendas por ter destaque no reality show da Rede Globo, o Big Brother Brasil. Em 2014, a Fusion fez uma importante ação em São Paulo em função de seu novo posicionamento voltado à música eletrônica. Juntamente com o DJ Hardwell, a Fusion promoveu o primeiro mobiliário urbano interativo de São Paulo. Foi uma ação interativa com som em abrigos de ônibus. Os pontos escolhidos foram aqueles com vida noturna agitada.

No que o slogan é distintivo em relação à concorrência

Os concorrentes da Red Bull possuem os seguintes slogans:

Burn: Fuel your fire (Alimente seu Fogo)

TNT: Detone

Monster: Unleash your beast (liberte sua besta)

Fusion Energy Drink: Com Fusion, ninguém te segura. A não ser que você queira.

        Todos os slogans remetem a uma vida com estilo aventureiro ou festeiro, passando uma ideia necessária de explosão e energia para que o consumidor consiga fazer o que deseja. O slogan da Red Bull “Te dá asas”, não só passa o lado prático da força física e mental, mas também explora o emocional dos consumidores quando promete auxiliar no “sentir-se bem”, dando uma ideia de “leveza” e de um bom estado de espírito.

O que o slogan tenta mostrar em termos de promessa de marca

A promessa de marca da Red Bull é ser jovem, ativo, despojado e inovador. A marca também fez um processo na definição de posicionamento, onde fez a identificação de seus consumidores. Por isso o slogan “Red Bull te dá asas”, ele quer atingir pessoas jovens que tem uma vida bastante agitada. Por ter a vida bem agitada tem que ter energia de sobra, por isso, ao beber Red Bull, a bebida acaba te proporcionando mais energia para fazer todas as atividades do cotidiano com bastante disposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com