TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Planos de Marketing

Por:   •  18/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

Capitulo 1

Conceitos

Atividades: a atividade é a execução dos planos definidos pela organização, é praticar os termos “o quê” é feito e “como” é feito nas ações de um processo.

Donos do Processo: é como uma área de “Processos” que desenha os fluxos e faz a entrega dos resultados sem ter participações diretas nas atividades.

Gestão por Processos: quando se cria uma gestão baseada em processos a organização passa a documentar as suas melhores praticas realizadas em suas áreas de gestão, possibilitando identificar possíveis falhas e/ou oportunidades de aperfeiçoamento; também possibilita maior visão dos interessados em controle de seus gestores.

Governança por Processos: é como se fosse uma serie de “leis” que devem ser seguidas para que a “Gestão de Processos” funcione. Essas são segmentadas em elaboração, implantação, procedimentos, diretrizes, ferramentas e instrumentos. A governança define os responsáveis que devem administrar os processos.

Macroprocessos: é um conjunto de processos de trabalho interligados a missão da empresa.

Processos: são as tarefas desenvolvidas para criação dos resultados desejados.

Stakeholders: são as pessoas, departamentos ou outras organizações que devem sentir impacto com as ações de uma determinada empresa.

Subprocessos: é um processo que serve como “apoio” a outro processo, exemplo: Contratação de funcionário e Administração de Pessoal.

Capitulo 2

Gestão por Processos

A gestão por processos tem como principal finalidade criar padrões de gestão, visando facilitar a analise e identificação de melhorias nas gestões. Informatizando os processos pelas próprias áreas responsáveis sem que ajam intervenções técnicas possuem três grupos de divisões:

Projetar Processos: Compreender os problemas externos e internos; criar possíveis soluções sem atingir aos patrimônios da empresa com impactos diretos nas novas praticas; definir o passo a passo das mudanças.

Gerir Processos: Aplicar as mudanças identificadas juntamente com o incentivo a utilização das mesmas, sempre acompanhando e controlando a execução para identificação de possíveis desvios.

Promover o Aprendizado: Concluir os aprendizados com avaliações e registros das “interferências” durante a homologação.

Os objetivos sempre serão conhecer os processos da empresa e documenta-los para facilitar a identificação de novas praticas e metodologias a serem aplicadas, seguidas de monitoramentos e divulgação dos resultados atingidos.

Para que tudo isso funcione em pratica a empresa deve ter princípios como: conhecer os clientes externos e internos para atingir suas expectativas; permitir que os céus colaboradores possuam voz ativas; acreditar nas competências humanas e incentiva-las a aplicarem sugestões de melhorias; entender que o aperfeiçoamento é continuo assim como a qualidade dos processos devem viver em constante melhoria; tornar de conhecimento coorporativo os resultados da empresa tornando assim possível que todos busquem a excelência em suas atividades.

Capitulo 3

Processo Organizacional

Um processo organizacional é como uma arvore de decisão, que possui diversos caminhos com inicio, meio e fim, objetividade nas definições, recursos e monitoramento e principalmente corretamente documentado facilitando o acompanhamento ao longo de sua execução.

Dentro do organizacional temos os Processos Gerencias que são as decisões tomadas para impactos diretos na organização como formalização de metas, acompanhamento de indicadores etc. Temos o Processo Finalístico, essa esta ligada ao motivo pelo qual a instituição existe, ou seja, qual o seu produto e/ou serviço. E por ultimo os Processos Meios, que estão relacionados a fazer com que o Processo Finalístico aconteça, como materiais, contratação de mão de obra e etc.

Existe uma hierarquia de processos que funcionam da seguinte forma:

Macroprocesso: é a junção de um ou mais processos que impactam na forma como a organização funciona.

Processo: são as tarefas desenvolvidas para criação dos resultados desejados.

Subprocesso: é um processo que serve como “apoio” a outro processo, exemplo: Contratação de funcionário e Administração de Pessoal.

Atividades: é um conjunto de praticas e atividades que devem ser executadas com a finalidade de atingir um resultado especifico que geralmente foi originalizado da criação de um determinado processo.

Tarefas: é um detalhamento das atividades, ou seja, quando um funcionário ou grupo de pessoas X enviam para gestores os necessários interessados um “follow-up” de uma determinada atividade, é como entregar os números de um resultado.

Capitulo 4

Modelagem de Processo

A modelagem de processos BPM é um conjunto de atividades que devem ser seguidas com o objetivo de permitir a criação de um ou mais modelos para a representação, comunicação, análise, desenho, síntese, tomada de decisão e controle de um negócio.

A modelagem de processos de negócio tem como finalidade entender o funcionamento interno da organização – de ponta a ponta – e para isto, são utilizados diversos artefatos como: organogramas, diagramas de posicionamento, fluxos dos processos, dentre outros, que fornecem a visão das atividades executadas pelos funcionários no dia a dia, criando uma base para estudos, melhoria dos processos, estimativas de custos e compreensão correta dos processos corporativos.

Teremos três elementos para uma modelagem de processos (Fluxograma): eventos, atividades e decisões.

Eventos: ocorrem durante o processo e podem afetar o fluxo desenhado, sua representatividade vem em formula de círculos vazados dentro do fluxograma; são segmentados em 3 tipos: Inicio, Intermediário e Final.

Atividades: são as tarefas mais detalhadas que constroem a organização, os tipos de atividades são: Processos, Subprocessos e Tarefas conforme já descrito mais acima. São representadas em forma de retângulo com as quinas arredondadas.

Decisões: são os símbolos usados para definir os rumos e divisões do processo. São representados em forma de losango com as pontas alinhadas horizontal e vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com