TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE MERCADO, COMPOSTO DA COMUNICAÇÃO, DINÂMICA DAS RELAÇÕES

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Santa Maria da Vitória - Ba

2019

PESQUISA DE MERCADO, COMPOSTO DA COMUNICAÇÃO, DINÂMICA DAS RELAÇÕES

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV

ALUNO: JOVÂNIO PEREIRA DOURADO RA: 1937794[pic 4]

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM VI; apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Marketing. Disciplina:  Pesquisa de Mercado, Composto da Comunicação, dinâmica das Relações Orientador(a): Profa. Ma. Daniela Menezes Prof. Esp. Marcelo Mello Profa. Dra. Solimar Garcia Profa. Ma. Valdice Neves Pólvora.

[pic 5]

“Só não consegue o seu objetivo quem

acredita que as coisas são fáceis. Todas

as coisas são difíceis, todas as coisas têm

que ser lutadas. Quando você consegue

uma coisa fácil, desconfie, porque ela não

é tão fácil quanto parece.”

Silvio Santos


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        6

1.1 - A HISTÓRIA DOS COSMÉTICOS E DA JEQUITI        6

1.2 - A ESTREIA DA JEQUITI NO MERCADO        7

2 DESENVOLVIMENTO        11

CAPÍTULO 1        11

1.        PESQUISA DE MERCADO        11

1.1        COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO        12

CAPÍTULO 2        14

2.1 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        14

4 CONCLUSÃO        15

5 REFERÊNCIAS        16

RESUMO

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da pesquisa de mercado, composto de comunicação e dinâmica das relações interpessoais no processo de lançamento da marca Jequiti Cosméticos e também durante a firmação da marca no mercado. Embora a marca faça parte de um conceituado grupo, nenhum novo empreendimento é certeza de sucesso. Foram analisadas as abordagens de comunicação da marca, que iniciou com foco em suas consultoras e hoje também foca no consumidor final. Bem como as pesquisas que a marca promove para lançamento de suas linhas e posicionamento de mercado. Analisamos também, a relação interpessoal da marca com suas consultoras, que tem papel fundamental tanto para as vendas, como para a firmação da marca no mercado de cosméticos.

 Palavras-Chave: Pesquisa de mercado, Jequiti, Empresa, Cosméticos.


ABSTRAT

The objective of this work is to demonstrate the importance of market research, composed of communication and dynamics of interpersonal relationships in the process of launching the Jequiti Cosmetics brand and also during the firming of the brand in the market. Although the brand is part of a renowned group, no new venture is sure of success. We analyzed the brand's communication approaches, which began with a focus on its consultants and today also focuses on the final consumer. As well as the research that the brand promotes to launch its lines and market positioning. We also analyze the interpersonal relationship of the brand with its consultants, which plays a fundamental role for both sales and the firmation of the brand in the cosmetics market.

Keywords: Market Research, Jequiti, Company, Cosmetics.


  1. INTRODUÇÃO

O maior desafio das empresas no mercado é a competitividade, com a abertura de novas empresas é necessário estar sempre atento ao comportamento do público consumidor, que está cada vez mais exigente e busca a máxima qualidade com preços acessíveis e, principalmente, a comodidade, então as empresas devem estar sempre dispostas a atender as necessidades e desejos de seus clientes da melhor maneira possível.

Por este motivo, várias empresas estão investindo em especialistas dos setores de marketing e comunicação para estarem sempre estudando o mercado e buscando entender melhor o que os clientes esperam de seus serviços e produtos. Para Ferreira (1999, P.289) fala que o marketing é um “conjunto de estratégias e ações que provêm o desenvolvimento, lançamento e sustentação de um produto ou serviço, no mercado consumidor”.

Se a empresa pretende crescer suas vendas no seu segmento de mercado a

comunicação e o marketing precisam trabalhar juntos, pois, é através destes setores

que se entende melhor como planejar-se para atender a expectativa de mercado e do

cliente sobre o serviço ou produto.

No primeiro capítulo será apresentado a história dos cosméticos no mundo e no Brasil, a estreia da Jequiti no mercado de cosméticos, mercado brasileiro de cosméticos e a evolução da marca Jequiti. No segundo capitulo irei apresentar conceitos de pesquisa de mercado, composto da comunicação, e suas dinâmicas das relações interpessoais usadas pela empresa.

Por último se dá a conclusão mostrando algumas sugestões para que a empresa possa melhorar ainda mais a comunicação com seus colaboradores.

1.1 - A HISTÓRIA DOS COSMÉTICOS E DA JEQUITI

Segundo informações do Conselho Regional de Química a palavra cosméticos tem a origem das palavras grega “kosmetikós” que significa “hábil em adornar” e do latim cosmetorium, ou de Cosmus, perfumista romano famoso do século I. Segundo relatos históricos os primeiros povos a usar produtos de cosméticos foram os Egípcios que no Egito antigo a 300 A.C, fabricavam seus próprios produtos de higiene que eram guardados em caixas e enterrados juntos aos faraós após sua morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com