TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DA MARKETING

Por:   •  10/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2 – PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE MARKETING

Passo 1 e 2

De acordo com alguns especialistas um bom plano de marketing valoriza sua empresa independente de ser grande ou não,  pois através do planejamento se controla os gastos e auxilia também nos registros das informações  para aumentar o numero de vendas. É importante que se faça o registro de todas as informações à cerca de cada ação dentro da empresa, tendo ela dado certo ou não, para que essas sejam melhoradas ou ate mesmo modificadas.

No mundo globalizado em que vivemos ter um bom plano de marketing e bem definido pode fazer a organização obter mais vantagem frente ao mercado concorrente.

Em definição, podemos dizer que o plano de marketing nada mais é que uma ferramenta de estratégia gerencial, que se utiliza para identificar as forcas, fraquezas, ameaças e oportunidade que o mercado proporciona ao empreendedor e à organização, na busca de incentivar a estabelecer o conhecimento às necessidades e desejos de seus clientes/publico alvo, assim estipular metas e objetivos.

Segundo Philip Kotler (considerado o papa do marketing), a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir, soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente (KTLER, 2002).

Independente do tamanho ou tipo de empreendimento recomenda-se que o plano de marketing seja reformulado anualmente, baseando suas variáveis nos 4P´S do marketing: Produto, preço, Ponto e Promoção.

  • Produto: Ponto de partida (o mais importante do P´s)
  • Preço: o próprio nome já diz o que será cobrado pelo produto ou serviço
  • Ponto: o lugar onde será prestado o serviço ou vendido o produto, considerado o segundo mais importante, pois irá fazer a diferença, pois trata do conforto do cliente.
  • Promoção: divulgação do produto.

Em sumo para elaborar um plano de marketing é fundamental partir dos 4P´S e obedecer alguns critérios que farão com que o mesmo torne-se bem sucedido, tendo alguns deles:

ANALISE DA SITUAÇÃO: Em primeiro lugar é necessário que se faça analise de fatores interno e externos quem ser de influência para sua empresa. Analisar o segmento e o produto, de forma verificar quais são as capacidades do negocio que esta se propondo, colocar  no papel todas a informações, pontos fracos, pontos fortes  o capital disponível para realização nas ações de marketing. Tudo isso gera certa segurança para dar inicio ao plano de marketing,  para que não ocorra          do plano não ter sustentabilidade a longo prazo.

DEFINIÇÃO DO PUBLICO ALVO: Identificar o publico alvo é de estrema importância pra elaboração da sua ação de marketing, entender que cada produto atinge a um determinado publico é de estrema importância, pois ali se define com será feito e para quem será destinado o plano de marketing.

OPORTUNIDADES E AMEÇAS DO MERCADO: Depois da analise de situação e definição do publico alvo, identificar as oportunidades e ameaças que o mercado proporciona, faz com que o plano de marketing tenha melhores alternativas para superar os desafios do mercado.

ANALISE DA CONCORRENCIA: Processo no qual o plano de marketing é adequado à realidade do mercado atual, pois através dessa analise que iremos identificar as fraquezas dos concorrentes, para assim potencializar e modificar em oportunidade para o negocio.

PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS DO NEGOCIO: é identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades do negocio, resumindo, fazer analise de SWOT, de modo obter vantagem competitiva.

ORÇAMENTO: etapa onde deve se fazer previsão dos resultados financeiros e orçamento requerido para sua implantação do, de modo maximizar o retorno sobre o investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (303.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com