TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Trabalho Universitário: PLANEJAMENTO ESTRATEGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  4.806 Palavras (20 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 20

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO NAS ORGANIZAÇOES

Claudia Lilian Ramires de Oliveira

Prof. Ismael Guilherme Christiano Netto

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Administração ADG1686 – Trabalho de Graduação

23/11/13

RESUMO

A busca do planejamento estratégico em empresas leva o administrador à pesquisa de informações e métodos para se travar um eficaz controle administrativo, tendo como meta principal buscar a participação de todos os envolvidos no ambiente empresarial, através do estudo do ambiente interno e externo, como forma de diagnosticar a organização, permitindo traçar sempre um plano inovador. A presente pesquisa propõe o desenvolvimento das etapas do processo de elaboração do planejamento estratégico como um todo, fazendo uma análise sucinta das perspectivas com o objetivo de formalizar o diagnóstico da organização definindo a missão, visão, objetivos, metas e delineamento das ações estratégicas usadas para atingir o objetivo proposto. Este trabalho desenvolve uma investigação empírica que procura evidenciar se a gestão estratégica de inovação é capaz de contribuir para o desempenho superior das empresas. Partindo de uma revisão integrativa da teoria estratégica, defini-se o modelo de Inovação de Valor e discuti-se suas principais dimensões. Os resultados dão suporte parcial para a hipótese de que empresas Inovadoras de Valor têm desempenho superior ao de empresas Convencionais. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre as tipologias para as três variáveis de desempenho, o que enfatiza a importância dos modelos que articulam os conceitos de inovação e valor no processo de direcionamento estratégico das empresas.

Palavras-chave: Planejamento. Objetivo. Administrar.

1 INTRODUÇÃO

As freqüentes alterações no mercado atual geram divergências de como buscar meios para se manter vivo nesse mercado em ampliação, isso força as empresas a mudar sua forma de agir e de se posicionar em relação ao ambiente.

Estas alterações levam as empresas a ampliarem sua competitividade. Para enfrentar tal circunstância, as novas formas organizacionais devem ser flexíveis, adaptativas e responder às necessidades do mercado.

Já a questão sócio ambiental é um tema emergente no mundo da Administração e passou a fazer parte do cotidiano dos empresários. Os desafios impostos as empresas com base nos seus impactos sociais e ambientais anunciam claramente um era com ênfase na Responsabilidade Social.

Há um esforço constante em fazer com que estas assumam responsabilidades que vão além do simples cumprimento das obrigações legais.

No entanto, é de se esperar que muitas organizações ainda resistam a essas mudanças.

A responsabilidade social deve ser vista como uma nova estratégia para atuação diferenciada e de sobrevivência no mercado. Diante da realidade atual, é necessário que os empresários tenham uma gestão baseada em mudanças sociais, através das práticas da responsabilidade social, da atuação ecologicamente correta e da ética.

Este trabalho tem como objetivo analisar as questões sociais e verificar o nível de associação com a gestão estratégica da inovação.

Os resultados obtidos na pesquisa aqui apresentada podem vir a servir fonte de informações e inspiração para próximas ações desenvolvidas pela entidade na região. A empresa, por uma variedade de razões, tende ter estrutura estável, pois geralmente às pessoas que a administram têm responsabilidades bem definidas por exercerem as funções há muitos anos, tornando o ambiente muito estável, introvertido em que a atitude das pessoas é sempre fazer as coisas de uma maneira pré-determinada e ninguém pensa a respeito de mudanças e nem se preocupa em verificar se fazer diferente poderia significar fazê-lo mais eficientemente estabelecendo competitividade para a empresa.

Planejamento é elaborar - decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessário para isso; verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir esta distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar - agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar – revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados (GANDIN, 1985, p.22).

Em outras palavras, "planejamento é processo constante através do qual a preparação, a realização e o acompanhamento se fundem, é indissociável”.

Mais de cinqüenta anos de estudos sobre modelos e teorias organizacionais trazem uma importante constatação a este respeito: não existem organizações permanentemente excelentes, nem mesmo setores de inabalável sucesso. (Kim e Mauborgue ,1999)

Atualmente, diversas transformações impõem barreiras ainda maiores à busca de modelos organizacionais adequados. Organizações de todos os portes são expostas aos desafios da mudança e da adaptação ao imprevisível. Setores, competidores e consumidores estão todos mudando de forma inesperada. Dessa forma, a gestão dos negócios sofre impacto determinante em virtude da integração econômica mundial, da evolução dos meios de transporte e comunicação e do acelerado avanço tecnológica.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SUA ABRANGÊNCIAS

Busco com esse trabalho identificar e analisar as ações de responsabilidade social desenvolvidos pelo setor empresarial perante seus associados e a comunidade. Observando que o planejamento estratégico abrange a ares de marketing da empresa

"O planejamento estratégico pode contribuir significativamente para que as organizações do terceiro setor realizem o seu potencial, seja pela reflexão adequada quanto ao verdadeiro propósito da organização, pela leitura apropriada do ambiente e suas possibilidades, pela construção de uma visão de futuro que possa mobilizar recursos, pela clarificação dos seus objetivos ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com