TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Trabalho Universitário: PLANEJAMENTO ESTRATEGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

NTRODUÇÃO

As organizações enfrentam desafios constantes a serem administrados, quer seja por parte da concorrência, ou mesmo internamente, pois com as constantes mudanças do mercado, tanto de comportamento quanto das necessidades das pessoas é de suma importância que mantenham uma visão futura, sob pena de sucumbir caso nada seja feito.

Desta forma é imprescindível que estejam cientes que estratégias devem ser delineadas, e que objetivos devem ser traçados para sua perpetuação no mercado, de forma a alcançar a longevidade da organização. Para tal intuito o planejamento estratégico é uma ferramenta que deve ser utilizada a fim de auxiliar a empresa a além de decidir seus objetivos, definir de que forma as ações devem ser implementadas para o alcance dos mesmos.

Objetiva-se por meio deste trabalho proceder a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para a empresa do Sr.Eustáquio, no sentido de verificar qual o melhor direcionamento da empresa, e assim identificar oportunidades e afastar ameaças, analisar em que áreas funcionais deve sofrer melhorias, posicionar melhor sua marca e demonstrar a acessibilidade de seus serviços ao público-alvo, como também delinear suas estratégias de forma a enfrentar a concorrência, buscando com isso minimizar os riscos inerentes ao seu ramo de atividade.

A fundamentação teórica servirá como base para o conhecimento do tema, e após, serão analisados os dados levantados para então proceder-se a elaboração do planejamento estratégico proposto.

DESENVOLVIMENTO

Com a tendência à globalização de forma cada vez mais crescente, os desafios a serem transpostos tornam-se também maiscomplexos, e decisões a serem tomadas para a permanência no mercado exigem maior comprometimento responsabilidade, procurando diminuir os riscos de erros.

O Sr. Eustáquio deve estar ciente que a administração estratégica é um processo contínuo e iterativo, ou seja, inicia pela primeira etapa e indo até a última, para começar novamente na primeira etapa.

A administração estratégica é desafiadora devido ao fato de não somente estabelecer-se objetivos e fazê-los cumpridos pela organização, mas principalmente ter oportunidades e ameaças do ambiente externo avaliados pela alta administração, e, pontos fortes e fracos da empresa analisados pela administração, buscando com isto alcançar os objetivos traçados e cumprir a missão a qual a organização se propôs.

Para tanto, o Sr. Eustáquio deverá realizar tarefas, seguindo os seguintes passos:

analisar oportunidades e ameaças ou limitações que existem no ambiente externo;

analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno;

estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais;

formular estratégias (no nível empresarial, no nível de unidades de negócios e no nível funcional) que permitam à organização combinar os ponto fortes e fracos da organização com as oportunidades e ameaças do ambiente;

implementar as estratégias;

realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.

A administração estratégica deve seguir etapas, sendo elas: realização de uma análise do ambiente, estabelecimento da diretriz da organização, formulação e implementação da estratégia organizacional e exercício do controleestratégico, sendo que o processo deve ser contínuo.

O mercado é e sempre será competitivo, e para nele sobreviver e se manter as organizações necessitam ter diferenciais.

Um ambiente rico em variedades pode proporcionar uma vantagem única à organização, como também propicia maior quantidade de competidores e definem estratégias, que têm por finalidade definir quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação a serem seguidos e desta forma alcançar os objetivos e desafios estabelecidos, sendo que o conceito básico de estratégia relaciona-se na ligação da empresa com o seu ambiente, devendo a empresa definir e operacionalizar estratégias que aumentem o resultado desta interação que foi estabelecida.

A empresa que possui um diferencial em seus produtos ou serviços em relação aos seus concorrentes, é detentora de uma vantagem competitiva, considera-se que a base da vantagem competitiva está nas estratégias que a empresa utiliza para diferenciar-se em relação aos seus concorrentes atuais e os que poderão vir a ser no futuro, assim como busca ser reconhecida no que se refere ao valor proporcionado aos seus clientes.

Destacamos que são cinco as categorias de abordagem de estratégia competitiva, para que as empresas conquistem suas vantagens competitivas:

a) estratégia de liderança de custos baixos – esforçar-se para possuir o menor custo geral de um produto ou serviço;

b) estratégia de grande diferenciação - buscar diferenciar o produto similar oferecido por outra empresa;

c) estratégia de fornecedor de melhor custo – oferecer custo baixo e diferencial no produto oferecido em relação os produtos comparáveis;

d)estratégia de enfoque ou nicho de mercado baseada em custos menores – centralizar em um segmento menor e oferecer menor custo que os concorrentes e desta forma conquistar os clientes;

e) estratégia de enfoque ou nicho de mercado baseado na diferenciação – oferecer aos clientes pertencentes ao nicho a personalização dos produtos ou serviços conforme seus desejos e necessidades.

A concorrência é a essência tanto para o sucesso quanto para o fracasso de uma empresa, se tornando um fator determinante para que haja um ajuste nas atividades que contribuem para seu desempenho, e que a estratégia competitiva busca instituir uma maior lucratividade de forma sustentável em detrimento das forças da concorrência.

A vantagem competitiva se dará desde que a empresa busque diferenciar seus produtos e serviços, posicionando-se no mercado como sendo melhor que seus concorrentes, e desta forma conquistando cada vez mais clientes.

Portanto o planejamento estratégico é uma ferramenta que auxilia os gestores das organizações a definir seus objetivos como também a direcionar suas ações, delegando responsabilidades, envolvendo as áreas necessárias para o alcance de tais objetivos, controlando prazos de execução, buscando crescimento de forma ordenada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com