TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO FINANCEIRO VERSUS TRIBUTOS, GOVERNO, AGENTES EXTERNOS

Trabalho Universitário: PLANEJAMENTO FINANCEIRO VERSUS TRIBUTOS, GOVERNO, AGENTES EXTERNOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

1 Planejamento financeiro

O planejamento pode ser descrito como o ato de preparação, planificação, ou até um conjunto de ações.

Já um planejamento financeiro eficiente aparece quando os diferentes projetos de investimentos são expostos, bem como seus pontos positivos e negativos e de quando o conjunto de ações para a captação de recursos disponíveis no mercado é demostrado.

Esse planejamento financeiro abre a visão da empresa para um contexto amplo, com deferentes ângulos, permitindo dessa forma a melhor tomada de decisão quanto a tipo e momento de captação de recursos.

Ele deixa claro a maneira e os meios que a empresa utilizará para alcançar seus objetivos financeiros.

O planejamento financeiro é a prova escrita do que a organização deve realizar no futuro. Onde se bem elaborado consegue antever o que pode acontecer caso haja algum erro e o planejamento não ocorra.

O planejamento pode ser de longo prazo se os planos cobrirem um período de dois a dez anos, este caminha dentro da organização, paralelo ao planejamento estratégico, que é muito utilizado por produção, marketing, que utilizam uma série de ferramentas de gestão administrativa para orientar a empresa no alcance de seus objetivos.

E também o planejamento financeiro pode ser de curto prazo, que são ações e medidas planejadas para um espaço de tempo menor, cerca de um a dois anos com desenvolvimento sempre acompanhado.

2 Demonstrativos Orçamentários

Demonstração do plano de aquisição e uso de recursos financeiros, de como alocar recursos.

2.1 Demonstrativo do Resultado do Exercício Projetado

Dois dados são necessários para a elaboração de demonstrações projetadas: demonstração financeira referente ao ano precedente e previsões de vendas para o ano seguinte.

Um método simples de elaboração de uma demonstração projetada de resultado do exercício é o método de porcentagem das vendas. Ele parte de uma previsão de vendas para expressar os diferentes itens da demonstração do resultado sob a forma de porcentagem das vendas projetadas. As porcentagens utilizadas tendem a ser as proporções que aqueles itens alcançaram no ano anterior.

2.2 Fluxo de Caixa Projetado

Esta ferramenta é utilizada para prever o que poderá ou não acontecer em relação às finanças da empresa ou aos custos e lucratividade de um projeto ou negócio. O fluxo de caixa projetado, utilizando previsões de gasto e recita para que pssam identificar antecipadamente problemas que possam surgir ou ate mesmo a sobra de capital. Assim, uma empresa pode se programar, por exemplo, para equilibrar despesa e receita e se precaver de momentos em que a arrecadação possa ser inferior à saída de caixa. Como é possível também negociar melhores prazos junto a credores e fornecedores.

O objetivo do fluxo de caixa projetado é fornecer informações para a tomada de decisão, prever a necessidade de capitação de recursos ou ate mesmo aplicar excedentes de caixa em rendimentos sem comprometer a liquidez.

3 A necessidade de cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas

A comparação entre a situação real e a situação ideal planejada representa um vínculo entre o planejamento e execução de um programa orientando por um objetivo preciso. Da comparação repetida de ambas as situações, podem-se desenhar conclusões sobre o avanço e o grau de realização deste determinado planejamento, Planejar é preciso, mas executar de forma precisa e monitorar o andamento do que foi planejado é de suma importância para que a empresa se mantenha e obtenha o crescimento esperado.

4 Técnicas de análise do orçamento de capital

Uma função chave do administrador financeiro é a montagem do orçamento de capital que visa atender objetivos estratégicos fundamentais para o sucesso da empresa.

Para a classificação da aceitação dos projetos é que os fluxos de caixa devem ser analisados, Assim, são consideradas algumas ferramentas de gestão que servem para avaliação dos investimentos, como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de retorno e Payback Descontado.

4.1 Valor Presente Líquido

O VPL (valor presente líquido) é obtido diminuindo-se o valor do investimento inicial do valor das entradas de caixa descontadas a uma determinada taxa. Ele considera o valor do dinheiro no tempo, não levando em conta os fluxos de caixa da empresa a uma taxa determinada (taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital).

O critério de decisão é se o VPL for maior que zero, aceita-se o projeto.

4.2 Taxa Interna de Retorno

A TIR (Taxa Interna de Retorno) demostra o lucro que a organização obteve ao investir em um projeto, apresentando-se na forma percentual, demostrando a taxa de retorno que está inserida em um projeto.

O critério de decisão é se a TIR for maior que o custo de capital, aceita-se o projeto.

4.3 Payback Descontado

É considerado o tempo necessário para que a organização possa reaver o investimento inicial do projeto, a partir de entradas de caixa operacionais geradas, convertendo-se no valor presente e a uma taxa determinada. Assim, a consequência de um payback descontado é mostrada em um período de tempo.

O critério de decisão é se o período do payback for menor que o período de payback máximo aceitável, aceita-se o projeto.

5 Riscos e Retornos

Risco é a possibilidade de perda financeira. Os ativos considerados mais arriscados são os que oferecem maiores possibilidades de perda financeira. Em termos mãos formais, a palavra risco é usada como sinônimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com