TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.213 Palavras (21 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

PLANO DE MARKETING NA ERA DIGITAL

[pic 2]

        

Elaborado por: Andréia de Araújo Oliveira

Disciplina: Marketing Empresarial

Turma: 13 Pós Administração de Empresas

Orientador: Professor Adriano Shimizu


Sumário

1 - Introdução

2 - Apresentação da empresa

3 - Análise de ambiente

4 - Análise de mercado e consumidores

5 - Análise de produto (s) e/ou serviço (s)

6 - Plano de ações

7 - Análise financeira

8 - Conclusão

INTRODUÇÃO

        Empreender é uma tarefa desafiadora principalmente quando se começa do zero, colocar os sonhos em prática requer muito estudo e conhecimentos da área a qual se predispõe a atuar.

Para iniciar um plano de negócio é indispensável tatear os meios e processos que utilizará, para que o planejamento tenha sucesso ainda que a longo prazo.

        De acordo com CHIAVENATO e SAPIRO (2003), o planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual é objetivada a inserção da organização e da sua missão no ambiente em que está atuando, pois é relevante que no processo de planejamento estratégico, sejam desenvolvidos de maneira integrada e coerente todas as estratégias operacionais da empresa.

        Segundo KOTLER e KELLER (2006), a empresa precisa identificar os segmentos do mercado que poderá atender com eficácia, e essas decisões requerem um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica.

        Hoje vivemos um momento crucial de “sobrevivência” financeira onde muitos buscam reinventarem modelos e formas de trabalho para equilibrar a vida em todos os conceitos Biopsicossocial, ou seja, buscar equilíbrio de esforços para ponderar e dividir o tempo de uma forma mais sensata possível.

        Pensando por esta perspectiva as atividades que antes eram necessariamente executadas em ambientes físicos, hoje há uma interação humana muito grande pelas redes sociais online. O rápido crescimento das plataformas baseadas na Web que viabilizam a interação social online modificou significativamente a natureza das atividades humanas. As relações sociais do mundo real foram migradas para o mundo virtual, resultando em comunidades online que unem as pessoas de diversas localidades. Este movimento de entrada na dimensão digital permite que os indivíduos compartilhem conhecimento, entretenham uns aos outros e promovam diálogos entre diferentes culturas (BUDDEN et. al, 2011).

        E nesse contexto acelerou-se o desenvolvimento empresarial, levando as empresas a se adaptarem a um modelo relacional nas suas estratégias de marketing, utilizando da internet como fundamental instrumento de comunicação e venda.

        É nesse cenário que o marketing digital se torna cada vez mais importante nas estratégias empresariais para o alcance da visão estabelecida no planejamento estratégico. Do ponto de vista do consumidor, o uso de tecnologias de comunicação e informação oferece uma série de benefícios, incluindo eficiência, conveniência, informação mais rica e participativa, seleção mais ampla de produtos, preços competitivos, redução de custos e diversidade de produtos (BAYO-MORIONES e  LERA-LOPEZ, 2007).

        Baseando-se nestas premissas a empresa Ariel Joias que já utiliza os meios digitais para vendas de produtos, definiu como base de Marketing digital focar as vendas de em anéis de formatura, por se tratar de um produto de extensas possibilidades e alinhados a cultura mundial.

        Segundo a professora de design Patrícia Sant’Anna, em entrevista para o site Terra, os anéis de formatura representam um rito de passagem. “A referência mais preponderante que temos é de que ele foi inventado por um grupo de alunos de West Point, academia militar tradicional dos Estados Unidos, em 1835. Os formandos queriam demarcar não só a passagem deles pela escola, mas também identificar de qual turma eles faziam parte, como uma demonstração de amizade, de superação em comum. ” Segundo ela, depois desta turma, a escola rapidamente institucionalizou o anel de formatura, tornando-se, assim, uma tradição.

        No Brasil, o anel de formatura é também um prêmio, uma recompensa geralmente dada pelos pais como mérito pelo ciclo concluído pelos filhos.

        Visando este mercado e as possibilidades que ele oferece, a empresa Ariel Joias busca expandir as vendas para os públicos específicos de Formandos dos cursos de Direito, Psicologia e Medicina.

        Os meios para a divulgação dos produtos serão: Presencial - A empresa contará com uma equipe de duas pessoas que será responsável pela comunicação nos PDV’s (Pontos de Vendas) em Universidades parceiras, para desenvolver as estratégias de campo.

        Para comunicação será utilizado apresentação dos produtos por meio de mostruário virtual (Instagram, Site da Empresa e Whatsapp).

        Com base no conhecimento de desenvolvimento das peças o empreendedor das joias tem como habilidade e foco desenvolver peças exclusivas relacionadas ao gosto e criatividade do cliente, este será um diferencial.

        Tendo em vista também o produto ser de alto custo, será realizado em tempo oportuno, ou seja, será apresentado a possibilidade da encomenda até seis meses antecedendo a data da formatura para que o cliente possa dividir o valor e prestações junto com grupo possibilitando a empresa arrecadar recursos mensais para a confecção dos anéis até a data limite, sendo assim não comprometendo o caixa da empresa, visto que o investimento de matéria-prima será custeado mensalmente pelo grupo dos formandos.

        Acreditamos que no plano de negociação a empresa manterá o foco de união financeira que abrange tanto o grupo quanto a empresa, pois juntos utilizando de potencial de empatia vamos vender a possibilidade de realizar o sonho de todos com custo mais acessível, visto que a maioria dos formandos custeiam seus cursos e possuem baixas rendas, não obstante também trabalharemos para atender um público com maior potencial de renda e serão apresentados os padrões de produto conforme o potencial do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (547.4 Kb)   docx (917.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com