TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 02

PLANO DE MARKETING

Com base nos estudos, identificamos que para darmos inicio ao plano de Marketing precisamos serguir as 3 etapas, Planejamento, Implementação e Avaliar e Controlar.

Dentro do planejamento a primeira coisa que devemos fazer é a analise de ambiente, após definição do publico alvo, posicionamento do mercado, definição da marca, definição dos objetivos e metas, definição das estratégias de marketing e por final um Sumario Executivo.

Fizemos um estudo de segmentação conforme abaixo e identificamos que a Cesi se encaixa no segmento “marketing de Massa” devido a preocupação na produção, distribuição e promoção em massa para todos os clientes

Segmentação de mercado é um processo utilizado para agrupar pessoas com desejos e necessidades semelhantes.

As empresas antes de comercializar seus produtos, precisam conhecer seu publico alvo no segmento escolhido. Optar por mais de um seguimento, desenvolver produtos sob medida, o difere da concorrência, elevando a maiores vantagens. A pesquisa cumpre um papel importante na identificação dos segmentos de mercado. Níveis de segmentação de mercado A segmentação de mercado representa um esforço para o aumento de precisão de alvo de uma empresa. Ela pode ser adotada em cinco níveis: Marketing de massa, Marketing de segmentos, Marketing de nichos, Marketing locais e Marketing indivíduos.

 Marketing de Massa: Nessa situação, a empresa se preocupa em produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores. O argumento para marketing de massa é que ele cria maior potencial de mercado, levam a custos menores que optam por preços mais baixos ou margens maiores.

Marketing de Segmento: Neste caso, a empresa personaliza seus produtos a esse grupo, pois são diferem em seus desejos, poder de compra, localizações geográficas, atitudes e hábitos de compra. Porém são baste similares em desejos e necessidades. Oferece vários benefícios em relação a marketing de massa. A empresa pode criar uma oferta de produto e ou serviço mais ajustada e cobrar um preço apropriado à esse publico.

Marketing de Nicho: Neste caso há um grupo mais restrito, tipicamente um pequeno mercado. As empresas conhecem bem melhor a necessidade de seus consumidores. O Marketing de Nicho atrai alguns concorrentes e exige descentralização em algumas praticas da empresa

Marketing Local: É o Marketing voltado para as características regionais e locais dos consumidores. Com programas e produtos preparados sob medida conforme a necessidade e desejo desse grupo.

Marketing Individual: O último nível de segmentação leva ao “segmento de um comprador", uma vez que um fabricante prepara a oferta, a logística e as condições financeiras sob medida a cada cliente importante.Auto marketing: É a forma de marketing individual em que o consumidor assume mais responsabilidade para determinar que produtos e marcas comprar. À medida que a tendência para o marketing interativo aumentar e o monólogo da propaganda diminuir, o auto marketing crescerá em importância.

A aplicação do 4Ps na empresa é visto da seguinte forma:

Produto com variedade de embalagens, qualidade e zelo.

Preço acessível a todas as classes

Praça: Redes sociais e televendas.

Promoções: Desconto em quantidades grandes de produtos.

Nenhuma falha encontrada devido a frequentes pesquisas de mercado almejando saber: custo, tecnologia, promoções e benchmarking, reconhecendo inovações do mercado.

A nossa equipe concorda com o posicionamento da empresa no mercado, pois a proposta é de levar comodidade e redução de custo as empresas, de oferecer sempre uma solução inteligente e econômica, todos reconhecem a eficiência, agilidade, realização de acordo com as normas de qualidade, custo e vantagem de adquirir os serviços e produtos, a transparecia com os clientes oferecendo suporte através do atendimento diferenciado em horário comercial de segunda a sexta, cumprindo sempre o prazo acordado com cliente garantindo todos os serviços prestados.

Com base no posicionamento da empresa, elaboramos uma Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas conforme abaixo:

FATORES EXTERNO

Oportunidades

Ameaças

         Desenvolver um canal de vendas pela internet. 

          Divulgação da empresa, produtos e serviços em forma de fan page em redes sociais

          Agregar mais produtos para ser vendidos, como materiais de informática e papelaria

         Formar parceria com grandes fornecedores para conseguir melhores valores de produtos (toners)

         Empresas que vendem produtos falsificados como se fossem originais a preços baixos. 

          Empresas que importam grandes quantidades de toners compatíveis da china e revendem para clientes finais a preços baixos.

          Grandes fabricantes de impressora (HP, Lexmark, Samsung entre outros) trabalhando com outsourcing de impressoras para cliente final.

         Matérias prima de produtos (toners) com preços muito altos, e os mesmos ter que ser passado ao cliente que nem sempre entende o aumento.  

FATORES INTERNOS

Forças

Fraquezas

           Equipe unida.

          Bom atendimento ao cliente sempre buscando a melhor forma de satisfaze-lo.

         Produtos (toners) de boa qualidade, dificilmente apresentam problemas de garantia. 

         Outsourcing (contratos de impressão) onde o cliente consegui ter um melhor controle do que esta sendo impresso, e paga apenas o que utilizou.  

          Empresas que vendem o mesmo produto (toners) com valores mais baixos (compatível).

          Não cumprimento das entregas no prazo determinado.

         Falta de fornecedores de toners originais 

         Falta de estoque para toners originais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com