TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III

Monografias: PROINTER III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  4.421 Palavras (18 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 18

O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância do conhecimento das técnicas, ferramentas e conceitos de contabilidade, matemática financeira, estatística, da análise de custos e do planejamento financeiro para sobrevivência das empresas, através de uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização. A metodologia utilizada para elaboração desse trabalho remete a pesquisa bibliográfica, com base em livros técnicos da área de Administração Financeira, bem como em artigos científicos via Internet na área de Planejamento Financeiro e teve como resultado a avaliação de que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas no processo decisório deve-se a falta de informações e que estas, na sua maioria, não utilizam os dados financeiros das empresas devido a sua complexidade.

Diante de um cenário econômico em constante modificação, o processo de planejamento financeiro tem sido um fator chave para o sucesso empresarial, contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito. O processo de planejamento financeiro apresenta-se como uma ferramenta importante para a estratégia empresarial e à administração financeira, de modo a dar o aval para política de crescimento e outorgar sustentação financeira de suas atividades sem colocar em risco as finanças empresariais, contribuindo significativamente para a continuidade da organização.

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................................................................05

2. Desenvolvimento..................................................................................................................06

2.1 A Organização …................................................................................................................09

2.2 Planejamento Financeiro….................................................................................................11

2.3 A importância das Ferramentas de Controle Financeiro…................................................12

2.4 A falta de acompanhamento financeiro nas micro e pequenas empresas….......................13

2.5 Vantagens do uso de softwares para a gestão financeira …...............................................14

3. Considerações Finais.............................................................................................................16

4. Referências Bibliográficas....................................................................................................17

INTRODUÇÃO

Gestor Financeiro Contemporâneo: a importância da Análise de Custos, Matemática Financeira e Estatística no trabalho cotidiano da área financeira.

O mundo está em profunda mudança. Estamos caminhando para uma época sem fronteiras. A globalização transformou o planeta em uma grande aldeia, onde os agentes (pessoas, organizações e países) são intimamente inter-relacionados e interdependentes. Há o ciberespaço, que é grande e explosivo. E um aspecto extremamente importante é o domínio de indicadores que trazem a necessidade de disciplina nas finanças. É preciso fazer a gestão adequada da escassez de recursos e a demanda por produtos.

Neste cenário, mais que nunca, é necessário administrar, com competência, pessoas, recursos e negócios para atingir as metas estabelecidas.

A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre ao desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios e observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Para uma administração financeira eficiente e em concordância com as exigências do mundo globalizado, é fundamental que usemos os conceitos e técnicas da contabilidade, da análise de custos, da estatística e da matemática financeira.

DESENVOLVIMENTO

Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros. A função financeira está presente, por meio de administradores financeiros, que gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimento e captação de recursos (Gitman, 1997, p. 4).

Os recursos supridos pelos proprietários e pelos credores das empresas encontram-se aplicados em ativos utilizados na produção e comercialização de bens ou na prestação de serviços. À função financeira cabem duas tarefas básicas: obtenção dos recursos nas condições mais favoráveis possíveis e elaboração eficiente desses recursos na empresa. Ela compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa. Essa função é responsável pela obtenção dos recursos necessários e pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses fundos. Encontrada em qualquer tipo de empresa, a função financeira tem um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo significativamente para o sucesso do empreendimento.

A grande maioria das empresas utiliza a contabilidade somente para atender a exigências fiscais. No âmbito das grandes e médias empresas a tendência de se utilizar a contabilidade somente como instrumento do fisco está sendo, aos poucos, revertida. Um dos fatores apontados que fez com que a contabilidade ganhasse maior relevância como instrumento de apoio à gestão é a globalização de mercados e o consequente aumento da competitividade. Tais fatores exigem das empresas uma administração mais eficaz, qualificada e com valorização de todo o quadro de funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com