TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER PARCIAL COMPREBEM

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE OSASCO

CURSO TECNÓLOGO EM MARKETING

Angeline Ferreira Neves               RA. 1709949242

Camila da Silva Abreu                   RA. 1809501964

Carlos Alberto Lisboa                   RA.  1002365435

Cheila Perroni da Silva                 RA. 1000417008

Thalita Carolina Amorim               RA.  2867897873

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM MARKETING

RELATÓRIO PARCIAL -(PROINTER) III

TUTOR PRESENCIAL: LEANDRO ANGELICO

TUTOR ONLINE: THAIS CHAVES

OSASCO- SP[pic 2][pic 3]

Sumário

1- Apresentação……………………………………………………………………………..  03

2- Situação Problema.............................................................................................................. 04

2.1-Entrevista Com profissional área de Marketing……………………………………….... 05

3- Considerações Finais………………………………………………….............................. 06

4-Referências Bibliográficas……………………………………………………………….....07[pic 4]

1- Apresentação

A pesquisa tem como objetivo desenvolver a pesquisa de mercado, plano de marketing e a gestão de projetos para o “Compre Bem” que tem como desafio abrir uma filial na cidade de Osasco e tem como fundamento compreender a necessidade da elaboração de um plano de marketing eficaz para a implementação, bem como a necessidade de estudo geográfico, comportamental e demográfico do público em questão e dos produtos essenciais para atendê-los no setor de linha marrom. Através de intensa pesquisa será possível a identificação das oportunidades e ameaças deste mercado tão competitivo.

Analistas da área de marketing dão ênfase em considerar a importância da pesquisa de mercado e para poder compreender as necessidades do cliente em potencial. Os estudos devem ser embasados na análise macro do negócio.

O propósito da análise e pesquisa é diminuir os riscos de erros na tomada de decisões sobre o supermercado e produtos, e podem auxiliar o empreendedor na abertura de uma empresa.

A pesquisa baseia-se no bairro de Vila Menck situado na cidade de Osasco. A justificativa é a elevação do mercado imobiliário e consequentemente estabelecimento de centenas de famílias para a região (crescimento demográfico) e visa suprir as necessidades das regiões em questão na área alimentícia, mas também no segmento de linha branca e marrom.

Para desenvolver esse trabalho entrevistamos o André José Cella Varjão que já trabalhou no Compre Bem e que hoje em dia é Gerente de Marketing do Walmart.

2 - Situação Problema

Analisar economicamente uma região, antes de pensar na abertura da nova filial do supermercado Compre Bem, é uma recomendação essencial.

Essa é exatamente a situação problema. Dentro do tema proposto e coma importância do trabalho de pesquisa vamos encontrar uma resposta adequada, quanto à abertura da nova filial em Osasco.

O objetivo deste é verificar a possibilidade da abertura de uma filial da Rede de Supermercados Compre Bem no bairro de Vila Menck situado na cidade de Osasco, tendo como ponto principal a venda de alimentos e eletrodoméstico.

O Marketing é quem busca as informações no mercado, oportunidades de negócios, e faz um levantamento dos consumidores e no que o público da região estudada tem interesse.

Hoje em dia, as pesquisas são realizadas de duas maneiras: quantitativas e qualitativas, que ajudarão na tomada de decisões. O processo de desenvolver e manter um alinhamento estratégico dos objetivos e habilidades de uma organização de Marketing em um mercado em mutação. (Kotlher e Armstrong; 2007 p.30).

Um dos principais objetivos da pesquisa de mercado é descobrir oportunidades.

Podemos chamar o estudo das ameaças, o levantamento de dados, e as oportunidades do mercado como plano de marketing. A pesquisa de mercado é muito importante para que qualquer projeto seja desenvolvido, pois tem como objetivo identificar as oportunidades e reais ameaças ao negocio.

A pesquisa de mercado também chamada de Inteligência de Marketing é o estudo para coletar informações que ajudem identificar oportunidades e problemas.

Depois de analisar todas as referências dos levantamentos feitos sobre as possibilidades de novos negócios, conseguiremos ter uma noção sobre como proceder diante da abertura de uma nova filial do supermercado.

O segmento de redes de supermercados tem apresentado um significativo crescimento no setor, sendo que os clientes não frequentam esses estabelecimentos apenas para fazerem só suas compras para consumo próprio (Alimentos), mas também aproveitam a oportunidade e comodidade para comprar eletrodomésticos, eletrônicos e vestuário. Para atender essa demanda é necessário que o estabelecimento tenha um preço competitivo para que não perca vendas para os estabelecimentos que trabalham exclusivamente com esses produtos. (Hipermercados ,Magazines e atacados ).

2.1 - Entrevista com o profissional da área de marketing

Porque as organizações necessitam de um plano de marketing de serviços?

No caso do varejo, ter um plano sólido de serviços garante que o seu negócio seja uma solução completa para os consumidores, que sempre buscam resolver suas necessidades num único lugar (gera fidelidade), além disso, serviços garantem uma importante receita adicional para a operação do negócio.

Qual a importância da pesquisa do mercado dentro de um plano de marketing e de que forma a gestão de projetos pode contribuir?

Pesquisa é fundamental, principalmente para movimentos estratégicos da empresa. É extremamente importante que qualquer tomada de decisão mercadológica seja de posicionamento de produto, preço, distribuição, seja tomada a partir de informações relevantes de pesquisas. No mercado atual, a criação de um sistema de informações é quase que um fator de sobrevivência para as grandes empresas. A gestão de projeto possibilita a implantação de atividades e ações gerando vantagens competitivas para as empresas, pois normalmente os projetos nascem a partir da identificação de oportunidades mercadológicas ou do negócio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com