TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Monografias: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

3º SEMESTRE

CARLOS R. AMARAL RA 403434

DAÍS L. C. SANTOS RA 400440

EDUARDO L. OLIVEIRA RA 397875

JACOB M. ARAUJO RA 399035

RAONI THOMAZ RA 397816

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

PROFESSOR-TUTOR EAD ALCIDES MARQUES JUNIOR

COTIA/SP

2013

CARLOS R. AMARAL RA 403434

DAÍS L. C. SANTOS RA 400440

EDUARDO L. OLIVEIRA RA 397875

JACOB M. ARAUJO RA 399035

RAONI N. AMARAL RA 397816

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo de Cotia, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância Alcides Marques Junior.

RESUMO

Esse trabalho destaca o gerenciamento da cadeia de suprimentos em um Posto de Combustíveis, o que envolve o mapeamento dos processos desde a compra dos produtos até a entrega dos combustíveis aos clientes finais. Com o objetivo de identificar melhorias para empresas inseridas no mercado de combustíveis, mostra passo a passo da Cadeia de Suprimento procurando tornar mais eficientes os processos que compõem essa cadeia, com redução de custos e melhora da eficiência econômica. Atualmente, a cadeia de suprimentos ganhou uma nova imagem e deixou de ter um enfoque operacional, obtendo um caráter estratégico, através da interação nos relacionamentos com fornecedores e clientes, o que reduz as incertezas e riscos que possam tornar uma empresa ineficiente em sua competitividade. Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada pode proporcionar uma série de importantes benefícios para as empresas do ramo, aumentando sua competitividade e incrementado a rentabilidade de seus negócios.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................5

1. MAPEAMENTO DA PESQUISA..........................................................................6

2. CONTEXTO PESQUISADO.................................................................................9

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................11

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS........................................................14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo identificar melhorias para empresas inseridas no mercado de combustíveis, e destacar o gerenciamento da cadeia de suprimentos em um Posto de Combustíveis, o que envolve o mapeamento dos processos desde a compra dos produtos até a entrega dos combustíveis aos clientes finais.

Atualmente, a cadeia de suprimentos ganhou uma nova imagem e deixou de ter um enfoque operacional, obtendo um caráter estratégico, através da interação nos relacionamentos com fornecedores e clientes, o que reduz as incertezas e riscos que possam tornar uma empresa ineficiente em sua competitividade.

Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada pode proporcionar uma série de importantes benefícios para as empresas do ramo, aumentando sua competitividade e incrementado a rentabilidade de seus negócios.

1. MAPEAMENTO DA PESQUISA

O mapeamento dos processos logísticos de um Posto de Combustível destacados nesse contexto analisa o passa a passo desde a compra do combustível até a venda o cliente final. Conforme figuras abaixo:

O Petróleo extraído pelas plataformas é destinado as petroquímicas.

Plataforma de extração de petróleo P-52, da Petrobras.

O petróleo deve passar por processos para que o seu aproveitamento energético seja possível, a saber: separação, conversão e tratamento.

Os três passos básicos da petroquímica são a extração de petróleo, o refino e sua transformação num produto, embora pareça simples, porém, o procedimento entre a matéria-prima o produto comercializável inclui varias etapas.

Em seguida, ele passa pela refinaria.

Refinaria de petróleo

O petróleo assim que é retirado do solo, porém, quase não tem utilização alguma, mas depois de passar por diversos tratamentos químicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com