TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Artigo: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 12

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo FAC 3, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) Presencial ( Juraci Luz )

CAMPINAS/ SP

2014

RESUMO

Posto de combustível é o tema desenvolvido neste trabalho, com base em pesquisas e entrevistas feitas em um posto existente na cidade de Campinas. Aborda assuntos como a quantidade de materiais necessários para montar um posto, para desenvolver uma cadeia de suprimentos e a logística dentro de uma organização como esta.

Um posto de gasolina precisa de uma logística atenta e muito bem feita para poder organizar os custos e formar preços justos de acordo com o mercado. É importante se fazer previsões de quantidades de gasolina, álcool, para sempre cobrir e atender as necessidades dos clientes.

Um ponto chave, onde o custo é alto é na questão do transporte, pois, um material como esse tem que ser transportado com a maior segurança possível, geralmente via terrestre (caminhões próprios), e cada vez mais esta difícil esse tipo de mão de obra.

O combustível originalmente vem das refinarias, no caso, aqui no estado de São Paulo, o principal distribuidor é a Petrobrás que abastece grande parte da região sul e até sudeste.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................5

1.CONTEXTO PESQUISADO ............................................................................................5

1.1 APRESENTAÇÕES DA EMPRESA...............................................................................5

MAPEAMENTO DO PROCESSO.................................................................................5,6,7

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA.....................................................................7

2.1 GARGALO.......................................................................................................................7

2.2 CADEIAS DE SUPRIMENTO DO POSTO..................................................................8,9

3.FUNDAMENTAÇÃO TEORICA ......................................................................................9

3.1 CADEIAS DE SUPRIMENTO / LOGISTICA.............................................................9,10

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS .........................................................10,11,12

PLANO DE MELHORIAS...............................................................................................12,13

CONCLUSÃO .......................................................................................................................13

REFERÊNCIAS ....................................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A busca por eficiência tem como pré-requisito a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente final. Atualmente para que isso aconteça, não é necessário somente melhorias e aprimoramentos internos e sim uma boa integração entre todos os envolvidos na cadeia de suprimentos. É necessário entender que para atender as expectativas e exigências dos clientes precisa simultaneamente estar coordenado com a cadeia de suprimentos e manter uma gestão de custos para evitar possíveis falhas e desgastes. O relacionamento entre as várias organizações do processo é fundamental para levar um produto competitivo e de qualidade, com prazos ao consumidor.

1. CONTEXTO PESQUISADO

1.1 APRESENTAÇÕES DA EMPRESA

No trabalho, apresentaremos o Posto de combustível com nome fantasia de Posto Anchieta, que fica localizado na Avenida Anchieta, n° 265, no Centro de Campinas, CEP: 13015-100. Tem como razão social Hélio Valdivia e atualmente esta trabalhando com a bandeira da Shell . Faz parte de uma rede de postos, chamada rede Recreio.

O posto atua na área de combustível para automóveis, motos, caminhões. Trabalha com gasolina, etanol, diesel. Faz manutenções como calibração de pneus, troca de óleo, lavagem dos veículos.

Tem como principal fornecedor a Petrobrás, que é a fornecedora principal no estado de São Paulo. A área de atuação abrange todas as pessoas que possuem um veiculo seja qual forem, carro, motos, carretas, etc.

MAPEAMENTO DO PROCESSO (PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO)

Com o aumento do número de carros nas ruas, os postos de combustíveis veem aumentando nas cidades, pois o público alvo é certo. Primeiro passo para a abertura de um posto é a localização, desde que passe pelo aval da Prefeitura da cidade, pois esta atividade econômica necessita de uma autorização do PDU (Plano Diretor Urbano).

A estrutura do posto é o próximo passo. É necessário que se tenha uma área grande. O espaço precisa ter capacidade para acoplar tanques subterrâneos (onde será armazenado o combustível), bombas, filtros, compressores de ar, balança de ar e equipamento de lubrificação e limpeza.

O capital para investimento não é baixo. Uma estimativa levantada mostra que para se montar um posto de combustível, investe-se cerca de R$ 600.000,00 reais, porém o retorno vem em cerca de 18 meses.

Fizemos um mapeamento no Posto Anchieta, localizado na Avenida Anchieta, centro de Campinas.

O posto tem uma venda média/dia já conhecida pelo proprietário. Com isso, é possível ter um mapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com