TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DE MARKETING

1º SEMESTRE

Aline Gomes Garcia da Silva        RA: 9910160237

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

PROFESSOR (A) ELETRÔNICO (A) Flavia Carvalho Müller

PROFESSOR (A) –TUTOR (A) PRESENCIAL: Franciani G. De Paula

SOROCABA/SP

2015


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        

LEAD PAISAGENS ORGÂNICAS        

PRODUTOS DA LEAD PAISAGENS ORGÂNICAS        

FLUXO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO        

RESPONSABILIDADE COM O MEIO-AMBIENTE        

CLIENTES        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


APRESENTAÇÃO

O trabalho que será apresentado a seguir, foi realizado na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo, tendo como objetivo, a elaboração de uma pesquisa de mercado, para uma empresa fictícia, dentro do ramo de materiais para jardinagem, realizada no CEAGESP da cidade.

Esta pesquisa, visa analisar o perfil dos futuros cliente da empresa, bem como o perfil dos concorrentes, além de implantar um sistema de gestão ambiental, para que seja uma empresa completamente sustentável.


LEAD PAISAGENS ORGÂNICAS

A Lead Paisagens Orgânicas, é uma empresa que visa liderar no segmento de matérias para jardinagem (flores, plantas, adubos, etc.), tendo como seu foco principal a sustentabilidade. Foi escolhido uma palavra inglesa (lead), que significa liderar.

Paisagens orgânicas, por sua vez, vem para demostrar com o que trabalha a empresa. Materiais cultivados por sistemas totalmente sustentáveis.

Os proprietários são o Sr. Jonathan Figueiredo de Albuquerque, Engenheiro Agrônomo, formado em Ciências Agrárias, na Instituição de Ensino UFPB Campus II Areias da cidade de João Pessoa; e a Sra. Vitória Molina Alves, Biotecnóloga, formada em Engenharia de Bioprocessos, na Universidade Federal UFSCAR de Araras de São Paulo.

Os pontos fracos que a empresa enfrenta são escassez de chuva, pois fazem a captação das aguas pluviais para todo o processo de cultivo e com a falta de chuva inviabiliza-se essa manobra; além de ter um processo de cultivo mais lento por ser 100% autossustentável.

Encontra-se, como pontos fortes a inovação ao trazer para o mercado, flores, plantas, cultivadas e nutridas com adubo orgânico produzido na própria empresa; reutilização das aguas pluviais para irrigação; produção dos adubos orgânicos (tanto o convencional, quanto, como o carro-chefe, o liquido); tem uma localização privilegiada; equipe unida; e visa o bem-estar do ser humano por ter toda sua linha de materiais sustentáveis

Jonathan e Vitória, são amigos desde a infância e depois de se reencontrarem na cidade de Sorocaba, e descobrirem que ambos têm a biologia em sua vida, decidiram trazer para a cidade algo diferenciado.

A partir de um estudo aprofundado, sobre o protocolo de Kyoto, fundou-se a Lead Paisagens Orgânicas meados de 2010, que está localizada no KM 73 na Rodovia Raposo Tavares, Sorocaba, São Paulo.

Desde então, a empresa vem conquistando mais e mais clientes, por ter a sustentabilidade tão enraizada em sua essência.

Na empresa tem o seguinte mural onde todos os funcionários e clientes podem ler os fundamentos da organização:

[pic 2]

Um dos maiores fatores críticos, se não for o maior fator crítico, é manter-se focado e fiel ao tripé da sustentabilidade que são:

  • Aspecto Social: Capital Humano
  • Aspecto Ambiental: Capital Natural
  • Aspecto Financeiro: Capital Financeiro

Com certeza, é um grande desafio para empresa manter o foco, uma vez em que poucos da nossa sociedade, tem responsabilidade para com o meio em que vivemos.

PRODUTOS DA LEAD PAISAGENS ORGÂNICAS

A empresa conta com uma grande variedade de sementes e mudas de diversas flores e plantas, dentre elas: rosas, girassóis, margaridas, cravo, orquídeas, etc.

A Lead também traz em seu catálogo de produtos os adubos: secos e líquidos em forma de fertilizante, sendo este o carro-chefe e fabricado na própria empresa.

A fonte para a produção do fertilizante (Eco Fértil), nada mais é do que esterco de vaca. Sua fabricação tem um processo menos complexo, porém mais lento.

Sendo assim temos como os seguintes itens como matéria-prima:

  • Sementes
  • Mudas de plantas e flores
  • Agua das chuvas
  • Esterco de Vaca

Os materiais são cultivados em solo fértil, dentro de uma estufa, localizada nos galpões da empresa. Essa estufa tem formato de capelo, que para além de ajudar no cultivo, facilita a captação das aguas pluviais, devido ao seu formato.

Dentre os equipamentos utilizados temos: enxada, restelo, tesoura de jardinagem, sistema de irrigação elétrica, carriola, baldes para produção dos fertilizantes; além de dos equipamentos de escritório como o caixa e computador.

A empresa tenta se manter totalmente sustentável, sendo assim, evitando ao máximo, qualquer tipo de uso de máquinas que emitem gases tóxicos.

Conta-se com quatro funcionários, para manutenção do local, além dos proprietários que sempre estão envolvidos em todos os processos de produção além da gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (305.6 Kb)   docx (193.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com