TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I).

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.284 Palavras (14 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDADE DE SÃO JOSE DO RIO PRETO

 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

1ª SÉRIE

ALINE GOMYDE JOB                                        RA: 2800717645

ANTONIO WANDERLEY FLORES JUNIOR                RA: 2800731275

JOSELIA MARIA COSTA DE MEDEIROS                RA: 2800635932

MARCO ROBERTO GONÇALVES                        RA: 2865971387

VINICIUS SALOMÃO SILVA                                RA: 2800701805

TUTOR PRESENCIAL: EVANDRO DEMITI

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I).

São Jose do Rio Preto, 29 de Abril de 2015.

SUMÁRIO

1.        Entrevista        3

2.        Conclusão / Observações sobre a entrevista        8

3.        Idéia _        9

4.        Análise Swot        10

5.     Considerações Finais.......................................................................................................11

 

1 - Questionário

Entrevista com um Empreendedor

Nome da Empresa: Machado Inteligência Política.

Endereço: Avenida do Contorno, nº 6.413, 2º andar, Funcionários, CEP 30110-039 - Belo Horizonte - MG.

Cidade: Belo Horizonte.

Estado: Minas Gerais.

Ramo de Atividades: Marketing Político e Comunicação Pública

Produtos e/ou serviços: Consultoria em Marketing Político e Propaganda Eleitoral (incluindo a criação de estratégia pautada em pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como a implementação de organograma funcional de campanha, e orientação geral para a criação de peças publicitárias de comunicação, desde a concepção imagética das peças até a roteirização e direção audiovisual), e Comunicação Pública Governamental.

Data de Inicio das atividades: Dezembro de 2013.

Entrevistado: Adriano Mariano da Silva.

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Fatores preponderantemente contextuais e econômicos, uma vez que meu último emprego fixo antes de tornar-me empreendedor foi o de bancário do Banco do Brasil, com salário relativamente baixo e com perspectivas de crescimento demasiadamente demoradas relativas à minha formação acadêmica de tradutor e especialista em comunicação e marketing político.
Em síntese minha formação e querência profissional latente não se encaixavam dentro da estrutura funcional de um banco público, este que por sua vez remunera mal. Assim sendo, os fatores influenciadores ao empreendedorismo, de minha parte, foram o financeiro e o profissional.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

Atualmente não. Meu pai por algumas vezes tentou empreender, a última dela há cerca de 15 anos, e todas às vezes, por falta de direcionamento estratégico comercial, acabou falindo.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Durante a faculdade, no curso de especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral, na Universidade de São Paulo, no final do ano de 2009.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Estudei a vida toda em colégio público, com exceção dos dois anos finais do ensino médio, quando tive a oportunidade de prestar prova e ganhar bolsa de estudos para frequentar o extinto colégio particular Seta, em São José do Rio Preto - SP, no período noturno.
Ao terminar o ensino médio fui aprovado no vestibular da UNESP para o curso de Bacharelado em Letras com Habilitação em Tradutor, logo após o término em 2008 fui aprovado e cursei a Especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral na USP, por dois anos. Em 2011 cursei outra especialização em Comunicação Integrada e Mídias Digitais na Unilago. Em 2012 fui aprovado para a especialização em Comunicação e Marketing da Unicamp, a qual cursei, concomitantemente ao período em que fui aprovado para o Mestrado em Semiótica e Comunicação da USP, o qual atualmente venho tentando conciliar com o trabalho e tocar em frente, conjuntamente a orientação da Dra. Anna Flora Brunelli, da UNESP de São José do Rio Preto.
Sem dúvida foi à formação e influência acadêmica que me impulsionaram de forma decisiva a empreender na área da comunicação e do marketing político, além do fato de ter tido a oportunidade de gerenciar nos anos de 2012 e 2013 a Chico Santa Rita & Associados, uma das principais e mais famosas consultorias em marketing político e comunicação pública do Brasil e América Latina. As experiências profissionais vividas nesta empresa demonstraram na prática a viabilidade mercadológica do empreendimento que gostaria de colocar em funcionamento.

5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

Falta de orientação profissional, informação e dados confiáveis e sérios para a tomada de decisão sobre o que abrir como abrir e se abrir.
Sem informação e dados temos destino, que pode ser exitoso ou catastrófico. Com planejamento estratégico pautado por dados confiáveis temos futuro, este por sua vez consistente e previsível.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

A partir do momento que o profissional, com sua sólida formação acadêmica e experimentação profissional de renome em grandes empresas partem para voo solo em sua carreira de profissional liberal, tem a oportunidade de solidificar seu nome com seu bom trabalho prestado, ao passo que pode maximizar seus ganhos financeiros, retroalimentando-se com investimentos em seus cursos e estudos, ao mesmo tempo em que ganha melhores condições de vida particular, tornando-se exitoso e satisfeito com o que busca empreender profissionalmente e pessoalmente.
Buscar a excelência profissional e acadêmica com vistas no mercado prático e rentável, sabendo calcular riscos, minimizando-os, e maximizar resultados e lucros, com consciência plena das fragilidades internas externas, garante independência e longevidade a qualquer profissional e/ou negócio que queira ser implementado com viabilidade comercial e contextual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (265.6 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com