TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃOA DISTÂNCIA (CEAD)

2ª SÉRIE

FABRICIO DA SILVA SOUSA         RA 2750268907        

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

TUTOR(A) A DISTANCIA: PRISCILACINTRA ZANGIROLAME

BOM JESUS/PI

2016.2

FABRICIO DA SILVA SOUSA        

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Marteging da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

Orientador (a): Tutor(a) a distância Priscila Cintra Zangirolame.

BOMJESUS/PI

2016.2

RESUMO

É a apresentação consistente e seletiva de um texto. Deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e as conclusões mais importantes. Deve concluir-se em um texto redigido de forma concisa e objetiva. Não deve ser uma simples enumeração de tópicos, e a primeira frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. No corpo do Resumo, não se deve usar parágrafos, frases negativas, símbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustrações, tampouco fórmulas e equações.


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado na cidade de Cristino Castro no Estado do Piauí, a empresa escolhida foi o Gurguéia Park Hotel, o motivo da escolha foi por conta do grande volume de água utilizado por esta empresa em suas piscinas, o que chama atenção de todos que passam por esta cidade. Foi realizada uma visita técnica ao local, onde foi possível verificar a quantidade de espaços sem qualquer utilização e ainda que toda a água utilizada pelo hotel é simplesmente descartada sem  nenhuma utilização, em tempos de seca no país, fatos como esse chamam a atenção.

        Em entrevista a gestora, Amanda Martins, destaca a vontade que a empresa tem de tornar sustentável a utilização dos seus recursos, aumentando a vida útil do empreendimento, a preocupação com o meio ambiente é algo discutido hoje por todo o mundo, e não podia ser diferente nesta região.

        No decorrer do trabalho será apresentando uma breve caracterização da empresa e ainda uma discussão acerca dos produtos e serviços, sugestões de como poderemos implantar o SGA na empresa, em seguida um breve levantamento sobre as políticas ambientais, destacando como é realizado um SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa, suas etapas e políticas. Por fim, a viabilidade, etapa essencial, nesta etapa será destacado todas as ferramentas de adequação ao processo produtivo, para que este seja viável.

        Todas as etapas são de grande importância para a formação desse sistema e sua complexibilidade, apesar de toda a dificuldade, a gestora da empresa reconhece que este processo irá revolucionar o Gurguéia Park Hotel, tanto na economia, quanto na produção de peixes, e ainda atraindo hospedes preocupados com conservação do meio ambiente.

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

  1. ALVO DO PROJETO

O Gurgueia Park Hotel, uma empresa de médio porte, que de acordo com a Lei n 123 de 14 de dezembro de 2006, classifica a mesma de acordo com o faturamento anual da empresa e influência nos benéficos tributários. A empresa atua no segmento de hotelaria e restaurante, tem como objetivo verificar a viabilidade de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental).

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Gestão Ambiental é o controle dos impactos ambientais provocados por uma atividade empresarial qualquer. A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) constitui em uma estratégia para que o empresário, em processo contínuo, identifique oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades de sua empresa sobre o meio ambiente, conscientizando os colaboradores na melhoria contínua e fazendo a escolha certa desde a matéria prima ao produto final.

Diante dos problemas identificados no estudo durante nossas pesquisas, propomos à empresa, inicialmente medidas que amenizem os impactos ambientais, criando para eles uma forma de adequação ao desenvolvimento sustentável, produzindo alguns alimentos usados pela cozinha do restaurante, como hortas, verduras e até mesmo um criatório de peixes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com