TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Marketing

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.161 Palavras (13 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL

CURSO DE PESQUISA DE MARKETING

PESQUISA DE MARKETING

     Ida Palavro

     Cintia Roberta Bonfanti

                                                    Daiane Pradella

                                                    Marceli Golin

                                     Natan Pellizer

                                     Rosimeri Hoffmann Silveira

CAXIAS DO SUL

     JUNHO, 2014

     Ida Palavro

     Cintia Roberta Bonfanti

                                                    Daiane Pradella

                                                    Marceli Golin

                                     Natan Pellizer

                                     Rosimeri Hoffmann Silveira

PESQUISA DE MARKETING

Trabalho complementar, apresentado na Disciplina de Pesquisa de Marketing, como requisito parcial à conclusão da disciplina na Faculdade de Tecnologia Tecbrasil.

Prof. Fabiane Ferreira

CAXIAS DO SUL

JUNHO, 2014


SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        TEMA        

2.2        JUSTIFICATIVA        

2.3        OBJETIVO DA PESQUISA DE MARKETING        

2.4        DADOS SECUNDÁRIOS        

2.5        METODOLOGIA DE PESQUISA        

2.6        RESULTADO DA PESQUISA DE MARKETING        

2.7        CONCLUSÃO        

3        BIBLIOGRÁFIA        




  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa de marketing é uma importante ferramenta na construção de uma marca, de uma viabilidade de produto ou serviço, para verificação de satisfação de clientes, busca de possíveis consumidores, dentre outras necessidades que podem ser mensuradas.  Através dela é possível agregar informações de grande relevância para implementação das atividades de marketing. São duas as formas amplas de direcionar uma pesquisa de marketing, uma para identificação e outra para solução de problemas. Define-se pesquisa de marketing como identificação, coleta, análise e disseminação de informações para auxiliar a definição das possíveis estratégias com potencial de serem utilizadas pelo setor de marketing. Cada uma das etapas de realização da pesquisa deve ser respeitada e o processo é bastante sistemático, ou seja, segue um caminho previsível quanto à sua execução.

       Este trabalho de pesquisa de marketing tem como objetivo verificar a viabilidade de empreendimento de três segmentos: prestação de serviço de creche/berçário dentro de uma academia ou dentro da Faculdade FTEC, também a produção de um suporte para bonecas pequenas. E, para execução deste processo de pesquisa seguiremos os seguintes passos: definir o problema, a necessidade, desenvolver uma abordagem para ele, formular um projeto de pesquisa, fazer o trabalho de campo e coletar dados e posteriormente preparar e apresentar um relatório dos dados apurados do produto ou serviço que resultou maior necessidade de procura pelos possíveis consumidores/clientes. Os principais objetivos dessa pesquisa de marketing é identificar, e em seguida satisfazer as necessidades do cliente, por isso é tão importante toda a investigação sobre os possíveis consumidores/clientes, concorrentes e tendências do mercado.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. TEMA

       O primeiro passo da pesquisa. O assunto pode surgir de um interesse particular, profissional, de uma empresa ou instituição. O assunto será, naturalmente, adequado às suas possibilidades, quanto ao tempo e aos recursos financeiros. A disponibilidade de tempo, o interesse, a utilidade e a determinação para se prosseguir o estudo é de extrema importância, apesar das dificuldades. Nosso trabalho esta baseado em três temas: a viabilidade de uma creche/berçário dentro de uma academia, dentro da Faculdade FTEC, e também a produção de um suporte para bonecas pequenas.

  1. JUSTIFICATIVA

Os temas selecionados foram escolhidos pelo grupo de estudo da disciplina de pesquisa de marketing, baseada na necessidades sugeridas por pessoas do grupo, e a escolha do produto ou serviço para continuidade do projeto deu-se em aceitação de todos membros do grupo.

          SUPORTE DE BONECA

          Os pais são encantados por seus filhos, enchem as lojas para atender os desejos das crianças. Esta cena é comum, os pais querem ver seus filhos felizes e emocionados a cada momento. Os excessos quanto aos pedidos das crianças acontecem frequentemente, e isto se deve à forte influência que o consumo exerce sobre as crianças. Na verdade, os pais são desafiados quando ensinam aos filhos que o essencial é ser o que é, já que estão sendo bombardeados pelo consumismo de todos os lados. Mas vendo esse consumismo pelo lado positivo, verificamos que uma grande parcela de meninas tem preferência na compra de bonecas pequenas como: Barbie, Polly, Monster High.  Conforme pesquisa anunciada pelo Diário Catarinense em julho de 2013, a boneca Monster High esta liderando o mercado, seguida pela Barbie. Conforme pesquisa realizada na Ri Happy do Shopping Floripa, o gerente Reginaldo Maurino dos Santos conta que a boneca Monster High, também é da empresa Mattel,  e é visada desde 2010, quando estreou. No último balanço da loja, referente a maio, a Monster High representou 63,64% das vendas da Mattel, enquanto que a Barbie atingiu os 36,36%. Pensando nesse consumo identificamos a necessidade de um suporte para alocar as bonecas pequenas como a Barbie e Monster High, e assim também auxiliar os pais na educação de suas filhas na questão de organizar seus brinquedos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com