TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisas de Marketing

Por:   •  6/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Pesquisa de marketing

Curso: Processos Gerenciais

Professor: Luiz Alberto Cordioli

Nome do aluno (a): Ronaldo Simão Claudino

Data: 12/09/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Considerando os conceitos discutidos na Unidade de Aprendizagem de Pesquisa de Marketing, realize uma pesquisa, preferencialmente nos sites de institutos de pesquisa (IBGE, IBOPE, DATAFOLHA, etc.), sobre um tipo de pesquisa de marketing realizado no período de (2015-2017). Em seguida, descreva os aspectos teóricos referentes às etapas do planejamento de pesquisa, como:

(1) objetivos de pesquisa;

Objetivo da pesquisa realizada tem por si levantar informações sobre Lembrança de Marcas em Propagandas na Televisão.

(2) descrição da metodologia da pesquisa;

A pesquisa ocorreu em relação ao nível de abordagem de forma descritiva, onde temos o objetivo de gerar uma análise através da observação dos registros bem como compara as variáveis; em relação a abordagem a mesma é quantitativa pois permite que os dados extraídos sejam analisados de forma numérica ou percentuais. Por ser uma abordagem quantitativa, os dados só podem ser coletados através de técnicas quantitativas, sendo assim a mesma ocorreu em forma de pesquisa de levantamento, através de uma amostra da população, que é a separação de uma quantidade da população de determinados perfis esses sim serão entrevistados; foram realizadas entrevistas estruturadas de forma interceptativa onde os entrevistados são abordados por entrevistadores e respondem um questionário pré-definido.

(3) detalhamento do processo de amostragem e coleta de dados;

A pesquisa ocorreu na Capital de São Paulo onde foram entrevistadas 624 pessoas em pontos de fluxo, essa amostra foi definida embasada no último censo de 2010, utilizando uma margem de erro amostral de 4%. Os critérios adotados foram pessoas com idade a cima de 16 anos residentes na cidade de São Paulo Capital. Foi realizada através de amostragem não probabilística estratificada por cotas, que consiste em manter o máximo possível as características da população total, na qual se está coletando a amostra, ocorre através de pesquisas de cunho nacional, por exemplo censo demográfico, dessa foram permitindo que amostra tenha as proporções da população por sexo, idade, renda. A coleta de dados se deu através de questionário estruturado onde os participantes respondiam as seguintes preguntas:

1°Quais marcas você lembra de ter visto em propaganda na TV recentemente? Quais outras?

2°Qual propagando você mais gostou de assistir na TV recentemente?

(4) resumo dos principais resultados, e finalmente;

1°Quais marcas você lembra de ter visto em propaganda na TV recentemente? Quais outras?

[pic 4]

Tabela 01

Coca Cola com (7,3%), Casas Bahia (6,9%), Vivo (6,4%), Itaipava (4,9%), Ariel (4,4%), Samsung (3,9%), Volkswagen (3,9%), Seara (3,9%), Havaianas (3,4%), Tim (3,4%), não lembra (16,2%) e não costuma assistir TV (0,3%).

Finalmente ficou evidenciado que Coca Cola ainda lidera o ranking de produto mais lembrado pelos paulistanos, em segundo lugar Casas Bahia seguido da Vivo em terceiro lugar.

Importante mencionar que temos uma margem de erro de 4 pontos percentuais o que acarreta empate técnico entre as três primeiras colocada.

Pode se ainda mencionar que 16,2 não lembra de qualquer propaganda e que os mesmos estão relacionados a uma idade de 56 anos ou mais com cerca de 26,3%.

2°Qual propagando você mais gostou de assistir na TV recentemente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (498.7 Kb)   docx (167.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com