TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Dissertações: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

A presente pesquisa apresenta como surge e como evolui o conceito de estratégia, quando passar a ser adotada a ferramenta na organização, sua criação a curto e longo prazo e a importância atual do planejamento estratégico.

Com as mudanças do ambiente no qual as empresas estão inseridas, as alterações econômicas, políticas, sociais e tecnológicas determinam novas necessidades de sobrevivência. As organizações direcionam o desenvolvimento dos processos de planejamento estratégico, o qual proporciona o direcionamento de estratégias, sendo que diversas ferramentas são desenvolvidas para auxiliar as empresas a se posicionarem competitivamente no mercado.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Organizações e Competitividade.

ABSTRACT

This research shows how it arises and how it evolves the concept of strategy to be adopted when passing the tool in the organization, their creation in the short and long term and current importance of strategic planning.

With the changing environment in which businesses are located, changes economic, political, social and technological determine new needs for survival. The organizations drive the development of strategic planning processes, which provides targeting strategies, and various tools are designed to help companies position themselves competitively in the market.

Key words: Strategic Planning; Organizations and Competitiveness.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. CONCEITO DE ESTRATÉGIA 7

2.1 Estratégia utilizada como ferramenta nas organizações 8

3. IMPORTÂNCIA ATUAL DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 9

4. CONCEPÇÃO DA ESTRATÉGIA DE CURTO E LONGO PRAZO 10

5. CONCLUSÃO 11

6. BIBLIOGRAFIA 12

1. INTRODUÇÃO

A Estratégia é uma atividade racional que envolve a identificação de oportunidades e ameaças, envolve também a avaliação das forças e fraquezas no ambiente, com capacidade ou potencial em se adaptar às demandas e necessidades do mercado ou em competirem em condições de risco.

De acordo com Maximiano (2006, p. 329), estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos“.

O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, absorvendo a incerteza e permitir maior consistência no seu desempenho.

Juntos cria-se o Planejamento Estratégico, na qual estabelece um direcionamento a ser seguido, com o único objetivo de se obter uma otimização na relação entre os ambientes.

2. CONCEITO DE ESTRATÉGIA

O conceito de estratégia tem origem no grego stratego, que era o general, ou seja, a estratégia diz respeito ao comando geral de algo, seja no exército ou nos negócios.

Esse conceito iniciou-se na área militar, quando a estratégia passou a conduzir forças militares para derrotar o inimigo ou abrandar os resultados da derrota, sendo o conjunto de objetivos e a forma de alcançá-los.

A evolução histórica da disciplina estratégia iniciou desde a década de 1960 que era bastante focada no planejamento corporativo, um dos grandes objetivos era à busca de uma explicação para a origem da vantagem competitiva. Já na década de 1970 a ênfase esteve na diversificação e no planejamento de portfólio. Na década de 1980 a estratégia se volta ao negócio central (core business) e ao desenvolvimento menos analítico e orientado às pessoas. A década de 1990 continua apontando o foco para a empresa. Desde então a pesquisa em estratégia vem evoluindo grandemente, as teorias e conceitos desenvolvidos procuram explicar e compreender as diferenças de desempenho entre empresas, o pensamento estratégico vem evoluindo conforme o aparecimento de novos negócios, novas oportunidades comerciais, novas formas de competição e novas tecnologias.

2.1 Estratégia utilizada como ferramenta nas organizações

Numa empresa, a estratégia está relacionada à arte de utilizar adequadamente os recursos físicos, financeiros e humanos, tendo em vista a minimização dos problemas e a maximização das oportunidades.

Melhorar a gestão das empresas é uma questão de sobrevivência considerando a alta competitividade do mercado. Diante deste cenário o aumento da competitividade faz com que as empresas busquem constantes inovações em seus processos utilizando-se de novas metodologias, como ferramentas de melhoria de produção e de qualidade de serviços prestados aos seus clientes, objetivando alcançar a excelência em seu empreendimento.

Para que tais melhorias possam ser alcançadas, devem-se iniciar os processos de análise dos três níveis: estratégico, tático e operacional. Identificar o ambiente interno e externo, a relação entre os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças e rever estratégias organizacionais para curto e longo prazo na obtenção de resultados desejados.

Nível estratégico: É elaborado pelo alto escalão hierárquico, o mesmo deverá contemplar tomada de decisões para os demais níveis, representa um impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a organização. Podemos citar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com