TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Escolar: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

ETAPA 1

Passo 1 (Negociação Escolhida) .............................................................. PAG. 1

Passo 2 (Questões) .................................................................................. PAG.

Passo 3 (Conceitos de Negociação) ......................................................... PAG.

ETAPA 2

Passo 1 ..................................................................................................... PAG.

Passo 2 ..................................................................................................... PAG.

Passo 3 ..................................................................................................... PAG.

ETAPA 1

Passo 1

O Grupo leu o livro: LUCENA, João Paulo Oliveira. Negociação: Conceitos básicos. 2011. Conforme orientação do professor.

Com base na leitura do livro compreendemos que o conceito de negociação na visão do autor, foi de conhecer as características da negociação e suas etapas em uma visão sistêmica e a importância da comunicação no processo de negociação.

Passo 2

1. Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?

R: Interessado em adquirir um computador, pesquisei preços de algumas lojas e escolhi duas delas, cujo preço do produto era mais acessível. Como estava sem muito recurso, negociei um desconto com o vendedor da primeira loja em que me interessei. O vendedor não queria dar o desconto falando que já estava com o preço baixo, então o indaguei, dizendo que iria ao concorrente, pois o vendedor da outra loja informou que cobria o preço da concorrência. Foi quando o vendedor da primeira loja falou que se minha forma de pagamento fosse à vista, ele me daria um desconto, de aproximadamente 20% do valor do produto.

2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: Ter que negociar algum assunto importante com o cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo íntimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).

R: Difícil, pois para entrar em um consenso com o familiar demora devido as prioridades de cada um, interferirem nas decisões da negociação.

3. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.

R: Auxilia, uma vez que você já conhece e tem uma confiança mútua com o indivíduo. Seria mais complexo, pelo fato de não existir uma intimidade e as desconfianças surgissem. Ambos, necessitarem de certa negociação e não ligarem para os riscos.

4. Nas suas negociações em família, você sente que os dois lados ganham ou só um dos lados sempre sai vencedor? Com base no que você viu sobre a definição de negociação, o que está faltando em suas negociações pessoais para que a sua negociação sempre seja um processo de ganha-ganha?

R: Apenas um dos lados sai vencedor, pois a falta de um planejamento melhor por causa das prioridades de cada familiar, atrapalha a negociação, onde sempre um dos indivíduos deseja suprir suas necessidades sem pensar no próximo. As duas partes conseguirem entrar em um consenso e decidirem qual o melhor planejamento a ser seguido.

Passo 3

ETAPA 2

Passo 1

Comunicação e negociação

O Grupo leu o artigo “Comunicação e Negociação” disponível na internet conforme orientação.

Passo 2

1. Com base nas leituras realizadas no Passo1 e no que foi estudado em sala de aula, qual seria a melhor definição para processo de negociação como sistema?

R: A melhor definição para a negociação seria o seu processo sob uma visão sistêmica, ou seja, como um sistema de transformação de entradas e saídas, sendo definido a partir da análise dos objetos que compõe o sistema da negociação.

As entradas podem ser consideradas como a força inicial fornecendo ao sistema as necessidades operacionais; processos, que transformam as entradas em saídas; e saídas, que são os resultados das operações do processo ou alternativamente, a razão da existência do sistema.

2. Explique o processo de comunicação em uma negociação.

R: É indispensável para que a negociação tenha êxito, uma excelente comunicação. Temos que ter clareza em nossa , para que possamos passar a confiança necessária para a pessoa que estamos negociando. Quando não existe entendimento em uma negociação dificilmente se chega a um consenso. É preciso ouvir com atenção, independentemente das intenções ou táticas. Importante também é você conseguir ser interpretado com eficiência, isso significa que você esta sendo entendido.

3. Qual é a importância da comunicação na negociação?

R: A importância da comunicação em uma negociação seria de total relevância, pois ela é necessária para que ambas as partes possam atingir seus interesses e objetivos na negociação. Sendo simpático, dando mais atenção ao ouvir para que se faça entender. Uma boa linguagem também se faz necessário, pois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com