TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Ensaios: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é trazer informações sobre planejamento estratégico, os seus níveis e a aplicação deste dentro de uma empresa.

A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são geralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização.

Apontaremos também sobre o PDCA (planejar, fazer, checar, agir,) e como uma empresa pode se tornar mais competitiva através destes pontos, também devolveremos um planejamento estratégico para tornar uma pequena empresa de telefonia mais competitiva.

Aula-tema: Processo administrativo: Direção e Controle da ação empresarial.

Como tornar uma empresa de pequeno porte mais competitiva com o PDCA

“P’’-Planejar

‘’D’’-Fazer

‘’C’’-Checar

‘’A’’- Agir

- Trata-se do fundamento da gestão pela qualidade, que pode ser aplicado a qualquer empresa.

- É a forma mais simples de planejar ações para o futuro e implementar mudanças.

-Tudo se baseia no principio de que pessoas, processos, produtos, formas de operação e as tarefas de uma organização sempre podem ser aprimorados.

-Planejar detalhadamente as atividades estabelecendo metas para tudo o que for realizar, alem de como realizar.

-Fazer de acordo com o que foi planejado.

-Checar se o que foi realizado saiu de acordo com o planejamento.

-Agir e corrigir no caso da checagem apresentar problemas ou diferenças entre o realizado e o planejado.

-Não é necessário ser um expert em marketing para se aplicar o PDCA na empresa, são passos simples mas que garantem o sucesso da organização.

Organização como a função administrativa de organizar

Organização significa o ato de organizar, estruturar e interagir os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles.

As organizações precisam ser organizadas para poder funcionar melhor e produzir melhores resultados.

-Organizar significa agrupar,estruturar e integrar os recursos organizacionais.

-A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutura organizacional.

-A estrutura vertical; Níveis hierárquicos

-Estrutura Horizontal: a departamentalização

Aula-tema: Processo administrativo: A administração da Ação empresarial.

- Três níveis Organizacionais e estratégico

Nível Institucional- É o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.

Nível Intermediário -É o nível administrativo que articula internamente o nível estratégico e o nível operacional.

o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes. Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução. Nesse nível, o administrador deve possuir visão tática.

Nível Operacional- É o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.

O Administrador como Líder Estratégico

Citando Neila Xavier, "o estrategista é aquele que direciona a organização a partir da sua compreensão do ambiente presente e futuro estabelecendo o caminho a ser percorrido para atingimento dos resultados pretendidos".

Nesse sentido, o administrador é o maestro, aquele que deve planejar, orientar e dirigir todos os recursos da organização para um único objetivo, ou seja, coordenar e mobilizar todos os recursos para uma direção especifica e bem determinada.

São grandes os desafios de um administrador e líder estratégico atualmente, pois é necessária a reunião de diversas competências, tanto técnicas (processuais, logicas, sistêmicas) como comportamentais (de forma resumida, inspirar pessoas ao seu melhor desempenho e comprometimento).

O conceito de planejamento estratégico define que:

Planejamento Estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:

É projetado a longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula da organização, é voltada para a eficácia da organização.

As sete etapas de um planejamento estratégico

1. Missão

A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz.

2. Analisar o ambiente externo

Uma vez declarada a visão e missão da empresa, seus dirigentes devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com