TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Casos: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é identificar as estratégias utilizadas pela empresa Natura Cosméticos S/A para atingir o crescimento e a competitividade da organização.

Serão avaliados os principais instrumentos que orientam o planejamento estratégico, assim como, a análise do ambiente setorial e as variáveis dos ambientes interno e externo.

O intuito desta análise é identificar recursos potenciais, reconhecer fraquezas e elaborar um plano de ação, visando o monitoramento dos resultados obtidos, e o desenvolvimento de novos pensamentos estratégicos que fortaleçam as metodologias gerenciais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

A razão de ser da Natura S/A, está bem descrita através da sua Missão, pois apresenta de forma clara e objetiva o compromisso para com os consumidores, que é “Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar / estar bem.”

Através deste pensamento estratégico, podemos visualizar a realidade da organização e a preocupação em desenvolver e manter relações de harmonia do indivíduo consigo mesmo e com o ambiente em que vive.

O parâmetro utilizado para definir a Visão, não se refere a um tempo determinado, mas em um aperfeiçoamento continuo que possibilitará a empresa de atingir seu desejo que é “Ser uma marca de expressão mundial.”

Para alcançar o objetivo planejado na visão, a Natura investe na qualidade das relações, dos produtos e serviços, partindo do princípio de que as pessoas que são bem resolvidas nas relações intrapessoais e interpessoais buscam sempre se sentir bem, atraentes e dispostas a construírem um mundo melhor.

Dessa forma, os conjuntos de pessoas que assumem esse compromisso, estimulam cada vez mais o crescimento e o potencial da organização, impulsionando a realização do objetivo.

A Natura é um dinâmico conjunto de relações, pois seu valor e perpetuação estão ligados à capacidade de contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade.

Dentre seus valores está primordialmente a valorização e respeito pelo potencial humano, de forma a estimular e enriquecer a diversidade; A percepção do mercado, visando a busca de inovações e soluções continuamente, e o equilíbrio e transparência em seus processos.

O reconhecimento das fraquezas e a busca pela qualidade é o que gera a credibilidade da Natura, aliando ética e estética, consciência, competência e transformando o conhecimento em beleza.

2.2. ESTRATÉGIA GENÉRICA

Analisando o comportamento estratégico adotado pela empresa Natura Cosméticos S/A, foi possível compreender que o caso em questão trata-se de uma estratégia para atrair a atenção e a fidelidade de clientes através de uma postura diferenciada da empresa com relação a seus produtos e serviços, portanto, trata-se da Estratégia de Diferenciação.

Para consolidar sua política estratégica de diferenciação em produtos e serviços, a empresa busca investir cada vez mais na obtenção de matérias-primas de comprovada qualidade, principalmente aquelas provenientes da biodiversidade brasileira, geralmente associada a um programa sócio-ambiental e de responsabilidade social.

De acordo com Porter (1999), existem várias possibilidades de uma empresa diferenciar-se e criar uma vantagem competitiva. Nesse sentido, estudando o caso da Natura, verifica-se que algumas dessas possibilidades são realmente praticadas e aproveitadas de forma satisfatória. Essas possibilidades são:

a) Imagem e marca;

b) Desempenho/confiabilidade;

c) Linhas de produtos;

d) Nichos de mercado;

e) Canais de distribuição;

A imagem e a marca da empresa vêm se consolidando a cada dia e o conceito do “bem-estar bem” define a bandeira da empresa e institui metas à sua própria operação. Por isso, para ressaltar esse mecanismo de diferenciação, os produtos da Natura são classificados como Premium, pois há neles um maior valor agregado.

É importante dizer que para se obter a confiabilidade e o bom desempenho nesse mercado, mercado esse em que seus produtos competem direta ou indiretamente com marcas nacionais e internacionais já consagradas, a empresa Natura necessita realizar constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento para que seus produtos sejam eficazes e atendam da melhor forma as expectativas dos clientes.

Além disso, também procura desenvolver produtos resultantes da evolução tecnológica na área de cosméticos, aproveitando o benefício da evolução científica e das novas descobertas.

Já com relação às linhas de produtos a Natura também faz uso dessa possibilidade para diferenciar-se, pois além de oferecer produtos complementares, essa estratégia também foi desenvolvida com o propósito de atingir nichos de mercado, visto que algumas linhas foram desenvolvidas para atender a clientes específicos.

Podemos destacar as linhas de produtos da Natura que geram mais resultados positivos, pois oferecem uma gama maior de produtos complementares, assim segue:

• A linha Natura Ekos: essa linha possui, no total, 17 itens. São sabonetes, xampus, condicionadores, sais e óleos para banho que utilizam ativos da biodiversidade brasileira;

• A linha Natura Chronos: é uma linha completa contra os sinais do tempo que foi desenvolvida para as necessidades da pele nas diversas fases da vida, com produtos para a limpeza, tonificação, hidratação e complementares anti-sinais, apresentando fórmulas específicas para cada ciclo biológico: dos 30 aos 35 anos, dos 45 aos 60 anos e dos 60 anos em diante.

• A linha Natura Mamãe e Bebê: são produtos integrados para gestantes e bebês; a linha é composta por nove produtos para cuidados com o bebê e três específicos para a gestante.

• Linha Faces de Natura: Essa linha foi desenvolvida com a finalidade de atender ao público jovem na faixa etária dos 15 aos 29 anos. A linha oferece produtos para cuidados com a pele, uma linha completa de maquiagem que realça a aparência jovem e saudável, natural dessa fase da vida, e produtos de perfumaria.

A principal estratégia da Natura, aquela que foi fundamental para o bom desempenho nos negócios, está associada à forma como é feita a venda de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com