TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Universitário: Planejamento Estrategico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 6

Quando sua mãe briga com você porque deixou a toalha molhada em cima da cama, a roupa suja no chão do quarto, os sapatos jogados pela casa, ela não sabe, mas está utilizando um dos princípios básicos do planejamento estratégico.

Sua mãe sabe, por aprendizado, prática e observação do passado, que, para que a casa fique arrumada, é necessário que muitas coisas aconteçam. Às vezes, não existem aquelas que são as mais importantes e têm de ser feitas imediatamente, e outras menos importantes que podem ser deixadas para depois de amanhã: todas são importantes e precisam ser executadas. Caso você não colabore com as execuções das tarefas de casa, vai chegar um momento em que vai perguntar: “Mãe, cadê a minha camisa amarela?”, “Onde está o meu vestido rosa que eu queria usar hoje à noite?” Ou, ainda, “Mãe, logo hoje você tinha de lavar o meu tênis?!”.

Interessante é perceber que cada mãe arruma a casa de uma forma diferente, com ações que são organizadas de acordo com um plano que aparentemente nós não entendemos. Por que ela, ontem, arrumou primeiro os quartos e depois lavou a louça? Por que ela, hoje, começou limpando o banheiro e depois pôs o lixo para fora? Cada dona de casa tem um jeito diferente de arrumar a casa, e mesmo assim cada uma recria esse seu jeito muito próprio todo dia, de forma a dar conta de diferentes tarefas que ela entende que fazem parte de um todo.

7

8

Quem não consegue entender o que a dona de casa está fazendo, não conhece nem a forma daquela senhora pensar o que é uma casa arrumada. Também não conhece os valores pessoais que fazem com que uma dona de casa decida fazer essa tarefa hoje e aquela outra amanhã.

De maneira geral, as donas de casa do mundo inteiro aprenderam que precisam organizar a casa de acordo com as características de vida de cada membro da família. Cada marido, filho ou parente que habita o mesmo espaço têm funções diferentes na organização familiar. Por causa disso, a casa deve estar arrumada de forma a permitir que cada um exerça as suas funções sem atrapalhar as atividades do outro. Assim, é necessário que determinadas tarefas na casa sejam sempre pensadas antes de serem executadas.

Uma das grandes diferenças entre a casa de família e um quartel é que este último é um local de habitação para muitas pessoas que devem executar rotineiramente as mesmas funções previstas. Num quartel, não existem trocas de papéis: um capitão não é um soldado, um sargento não é um general. Em casa, um filho pode ajudar o pai no trabalho, mas pode ser apenas um estudante com muito tempo livre em casa. Uma filha pode fazer o jantar, mas pode também ser apenas uma estudante com muito tempo livre. Eventualmente, a mãe pede aos dois uma ajuda para limparem a casa. Mas, dificilmente o pai vai pedir para qualquer um dos filhos substituí-lo no trabalho.

Já no quartel, além de terem de cuidar de si mesmos, os soldados sabem previamente quais serão as tarefas executadas no dia seguinte. Eles são informados por meio da ordem do dia sobre quais são as tarefas que cada um, individualmente ou em grupo, vão precisar executar.

Na empresa moderna, essas duas formas de organização, familiar e militar, fundem-se para permitirem o sucesso da empresa. Se, por um lado, é necessário um planejamento para que as pessoas saibam quais são as suas rotinas diárias, por outro, aprendem que precisam se adaptar e se esforçar para que a empresa tenha lucro.

Uma das formas importantes para que tanto a pequena empresa como a grande empresa transnacional tenham sucesso é a organização do trabalho de acordo com um determinado planejamento que permita que elas cumpram bem seus objetivos. Numa economia livre, as empresas competem entre si. Portanto, assim como uma equipe de futebol e de vôlei, as empresas precisam ter objetivos e metas, e desenvolver estratégias e táticas para conseguir alcançar os objetivos. A diferença entre objetivo e meta é que o primeiro é a razão maior pela qual a empresa se mantém no mercado: a Padaria Imperial pretende ser a única padaria do bairro a atender toda a clientela. Para alcançar esse objetivo, ela precisar atingir várias metas, por exemplo, oferecer pão quente a cada hora, entregar em casa pelo mesmo preço que cobra no balcão e oferecer produtos que combinam com a empresa, como queijo e manteiga.

Para que a Padaria Imperial cumpra essas metas e alcance seu objetivo, uma boa ideia é fazer um planejamento estratégico. Assim como a dona de casa não faz tudo ao mesmo tempo, o dono da padaria precisa decidir o que deve ser feito primeiro, para que as demais obrigações sejam facilitadas. Ele resolve então conhecer bem sua clientela e a concorrência no bairro, para poder superá-la. Em vez de acreditar



que a forma como ele sempre fez as coisas é a melhor para o sucesso no futuro, ele investiga quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes. Assim, cada ação decidida para ser implementada dentro da sua empresa vai ajudar para que a sua padaria se torne a melhor do bairro e, eventualmente, a única da região. Cada ação individual é uma meta. Para o cumprimento de cada meta, o dono da padaria escolhe uma forma de fazer as coisas: uma tática. O conjunto geral dessas táticas se organiza na forma de uma estratégia.

Lembrete

Planejamento é uma ferramenta administrativa que possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com