TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Artigos Científicos: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – II

CEUNSP

Prof. Bueno

Aula - 2 - 3

• Segmentação em Áreas Estratégicas : ( Cap. 9 )

Gestão Estratégica ( Eliezer Arantes da Costa ) - Páginas 129 a 132 - Tab. 9.1 e 9.2

• Fatores Chaves de Escolha : Pag. 133

- O passo seguinte para a construção do Portfólio é a avaliação do grau de competitividade da instituição em cada uma das áreas estratégicas. Para isto é preciso introduzir um novo conceito , o Fator Chave de Escolha : são pontos realmente relevantes, em uma dada área estratégica, que fazem com que o cliente, usuário ou interessado se decida sobre o por quê, o quê, de quem, como, quanto e quando vai escolher este ou aquele fornecedor .

Importante salientar que esses fatores estão relacionados à opinião das pessoas ou clientes que participam do mercado comprador ou usuário, e não dos fornecedores. Eles variam muito, de área para área, e também com o passar do tempo .

- A identificação dos fatores-chave de escolha, para uma certa área estratégica, não está associada, diretamente, com pontos fortes ou fracos da instituição fornecedora: pode muito bem ocorrer que um fato-chave de escolha coincida exatamente com um ponto fraco da organização ou, ao contrário, que um ponto forte não seja percebido como um fator relevante pelo mercado .

• Análise da Competitividade :

- Identificando de três a cinco Fatores-chaves de escolha prioritários para uma área estratégica, o passo seguinte é avaliar até que ponto a organização tem condições de responder a essas expectativas e preferências do seu mercado ou público-alvo, comparativamente aos seus concorrentes mais próximos ou futuros . O resultado dessa comparação permite caracterizar o Grau de Competitividade da instituição.

- Se a instituição é mais forte que todos seus concorrentes em todos os fatores-chaves de escolha , diz-se que sua competitividade é Alta. Se ela é mais fraca que seus concorrentes diretos, em todos ou quase todos os fatores, diz-se que é Baixa . Os casos intermediários podem ser classificados como de competitividade Média, se for um pouco abaixo da alta, e como Regular, se for abaixo da média, mas acima da baixa .

Tab.9.5 pag. 134 .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com