TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  25/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.227 Palavras (17 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

O presente estudo refere-se à elaboração de um Plano de Marketing para a Loja Mítica Moda Feminina, uma loja de roupas femininas, localizada na área administrativa do Distrito Federal, especificamente, Núcleo Bandeirante.

Para a elaboração deste estudo foi feita uma análise local, analisando-se o ambiente interno e externo da loja.  Essas análises foram a base para identificar as forças e fraquezas e as oportunidades e ameaças existentes no ambiente onde a loja atua, e assim confeccionar a matriz SWOT. A partir destas informações, foram propostas as estratégias de marketing juntamente com os objetivos recomendados para sua implementação. Por fim, foram propostos os Planos de Ação e o de Controle e Reavaliação necessários à implementação do Plano de Marketing.

1. APRESENTAÇÃO DO MERCADO DE MODA

De acordo com a revista Exame, os brasileiros, especificamente do sexo feminino, nunca gastaram tanto dinheiro com sapatos, roupas, joias, óculos e os demais produtos que formam o que se convenciona chamar de mercado da moda. Em nenhum país, esse setor cresce tanto quanto no Brasil.

Nos últimos dez anos, o faturamento quadruplicou, e chegou a 140 bilhões de reais em 2013, segundo a consultoria Euromonitor. Nesse período, o mercado brasileiro saiu da 14ª posição para a 8ª posição entre os maiores do mundo — está prestes a passar o italiano, terra de grifes consagradas, como Prada, Gucci e Armani.

Nas classes D e E, quase todo o dinheiro é gasto em necessidades básicas, como moradia e alimentação. Sobram apenas 40 reais por mês para roupas e acessórios. Quem passa para a classe C gasta, em média, 97 reais. Na classe B, 202 reais. E, na classe A, 455 reais por mês.

Em outras categorias de produtos, a diferença de gastos por faixa de renda é muito menor. Portanto, à medida que um país enriquece e as pessoas pulam de faixa social, um dos setores mais beneficiados tende a ser o de moda. É o que vem acontecendo no Brasil.

Quem mais ajudou nessa expansão recente foram as mulheres. Mais de 11 milhões delas entraram no mercado de trabalho na última década, o que impulsiona o setor por dois motivos. Porque têm mais dinheiro no bolso, e como mostram as estatísticas do IBGE, mais disposição para gastar. Segundo, porque a sociedade cobra, que elas andem mais bem vestidas no cotidiano. Essa mudança teve um grande impacto em diversos nichos de marcado, o do vestuário foi atingido, atualmente há diversas marcas para todos os estilos e tipos de mulher.

É uma trajetória que tem se repetido em outras áreas. O Brasil já é o maior consumidor mundial de perfumes, o segundo de produtos para cabelo, e o terceiro de cosméticos — atrás apenas de Estados Unidos e Japão. Era natural que o movimento se repetisse na moda. “Ainda há muito espaço para crescer”, diz Flávio Rocha, presidente da varejista de roupas Riachuelo, que cresceu 62% nos últimos cinco anos.

  1. Empresa: Mítica, Moda Feminina.

A atual dona adquiriu a loja no final de dezembro de 2009, ela vendeu um carro e em sociedade com uma amiga comprou a loja que fica no Núcleo Bandeirante. Antes a loja vendia apenas roupas sociais (terninhos/tailleur). Mas as clientes solicitaram a nova proprietária uma variação nas roupas e nos estilos, Rúbia com sua visão empresarial atendeu aos pedidos de suas clientes e expandiu o negócio. Agora, a Mítica é uma loja Multimarcas de grifes famosas com uma variação maior de roupas e acessórios.

A loja fica localizada na 3ª Avenida, Área Especial 05. Lotes P/Q 01, Núcleo Bandeirante, DF, é uma organização jovem, por isto possui uma visão inovadora de trabalhar em contato com seus clientes.

O seu quadro funcional é composto por três colaboradores, a proprietária da loja que é responsável pela organização e também pela venda, uma vendedora e uma estagiária que auxilia no atendimento aos clientes.

Rúbia preza pelo atendimento personalizado e após a compra da loja decidiu ficar também com a antiga vendedora que conhecia as clientes e sabe o estilo e característica de cada uma. As roupas e acessórios variam de estilos que vão de elegantes a casuais, a loja está sempre antenada nas novas tendências, mudando assim, sua coleção de acordo com a estação.

Um dos objetivos da loja é conquistar e manter suas clientes plenamente satisfeitas ao lhe entregar vestuários femininos e acessórios atuais, confortáveis e exclusivos. A Mítica é uma revendedora de marcas consagradas no mercado, sempre atenta as tendências da moda, busca inovar para atender a todos os estilos.

1.1.2 Missão

Vestir mulheres modernas que não abrem mão da qualidade e conforto através de um atendimento exclusivo e personalizado, entregando marcas de qualidade e responsabilidade.

 1.1.3 Visão

Tornar a loja Mítica Moda Feminina reconhecida no mercado de lojas e acessórios femininos, principalmente na região, em que se localiza e inovar no atendimento e qualidade. Buscando expansão até 2016.

1.1.4 Valores

Vender qualidade com eficiência

Trabalho em equipe para satisfazer o cliente

Oferecer às clientes um ótimo atendimento

Respeito pela cliente

Incessante busca de seu bem-estar

Atendimento diferenciado

Qualidade, Confiança e fidelidade, é assim que a loja Mítica Moda Feminina sustenta sua missão e orienta seus valores, para satisfazer as necessidades de suas clientes.

2 – ANÁLISE EXTERNA

Nesta seção vamos analisar os ambientes externos que influenciam o crescimento, desenvolvimento e atuação de toda e qualquer empresa, sem essa análise, seria impossível definir um plano de marketing.

2.1 Ambiente Econômico

Os fatores econômicos como a inflação, distribuição de renda e taxas de juros influenciam na abertura e sobrevivência de um negócio, portanto devem ser levados em consideração e estar sempre atentos a estes aspectos. Atualmente o mercado do comercio no país está em baixa.

Dados do Índice de Desempenho Econômico do DF (Idecon), divulgados no dia 15 de junho deste ano, pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), apontam que a atividade econômica no Distrito Federal teve queda de 1,7% entre janeiro e março de 2015, em comparação com o mesmo período no ano passado. Em 2014, o DF havia crescido 3,2% em relação a 2013.

A economia como um todo tende a crescer menos em função do governo (federal) ter adotado medidas contracionistas, como a elevação de juros, para conter a inflação, isto faz com que a atividade econômica reduza tanto na produção como no consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com