TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE MANICA

DIVISÃO DE ECONOMIA, GESTÃO E TURISMO

CURSO DE CONTABILIDADE E AUDITORIA

PROPOSTA DE PROJECTO DE PESQUISA

TEMA: Análise de Estratégias e Acções que possibilitem a empresa “ACCS, Lda.”, á Retenção da Carteira de Clientes, assim como a Reintegração de Clientes fora da Carteira através de um Plano de Marketing, para o ano de 2017, considerando-se o ano de 2016. (Estudo de caso)

                                          Nomes:

     Consilante Modesto Alferes Roia

Lezita Nazaré Poeta Salvador

Nome do Supervisor

(Supervisor)

Nome do Co-Supervisor

(Co- Supervisor)

MATSINHO, JUNHO DE 2017


  1. INTRODUÇÃO

O Plano de Marketing vem estruturar uma série de acções que compõem estratégias da organização, formuladas para orientar os envolvidos a alcançar os objetivos. Ele torna-se uma ferramenta referência para comunicação interna da empresa, facilitando o foco no objectivo principal de acompanhar e conhecer as necessidades e desejos do cliente, no intuito de satisfazê-los ou até mesmos surpreendê-los como o objecto de negócios a ser oferecido. Para que isso aconteça, o relacionamento tem que ser visto como principal método para a prosperidade dos negócios que envolvam a entrega de valor ao cliente, através de uma via, neste caso, simbolizada pelos serviços prestados. Assim, este estudo refere-se a um plano de marketing orientado a implementar estratégias e acções que culminem na melhoria dos resultados da empresa “Agencia de Contabilidade, Consultorias e Serviços – ACCS, Lda.”, que presta serviços de Contabilidade, aumentando o índice de retenção da carteira de clientes, assim como a reintegração de clientes. A metodologia, conforme os autores analisados, configura este estudo como uma pesquisa qualitativa com base em dados secundários, que serão obtidos por meio de uma pesquisa exploratória em bibliografia pertinente e no banco de dados e documentos da empresa objecto do estudo. Assim configura-se um estudo de caso, descritivo onde será complementada pela observação participante do acadêmico. Após este levantamento será implementada a metodologia para a confecção do Plano de Marketing. Com base em informações sobre o desempenho da empresa, serão observadas algumas necessidades, que supridas devem auxiliar na consecução dos objetivos do ciclo de serviços da “ACCS, Lda. A empresa está sediada na Rua “Mosca Tse – Tse” Nº E-2749 atrás da Coca-Cola – Bairro Nhamadjessa, Chimoio - Moçambique. A sua principal actividade é a prestação de serviços de contabilidade em todos os Regimes. E pode ser contactada pelo número de telefone 82 4501290 ou 84 6255334, pelo Telefax 258 – 251 – 24636, ou por correio electrónico: accs.cconsults@hotmail.com. Serão considerados os exercícios anteriores, tomando como parâmetros para analisar a possível evolução o desempenho no exercício 2016/2017. Para isso, será feito um diagnóstico organizacional, a apuração dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da empresa, como também será analisada a metodologia de confecção do plano de marketing, sendo desenvolvido na sequência, o prognóstico para a sugestão das estratégias. Visto a forte atuação das empresas do mesmo ramo, concorrendo pela captação de clientes com preço competitivos, serão apresentadas as estratégias para optimizar o desempenho da empresa.


Problema de Pesquisa

O setor de serviços da economia cresce a cada dia que passa, levando-se em conta que em qualquer área é utilizado algum tipo de serviço. Estes normalmente são moldados às especificidades do mercado abordado e principalmente deve seguir e adaptar-se às características do cliente que é usuário deste.

Na economia, o setor passa por transformações revolucionárias constantemente, o que leva As empresas do ramo a dedicar sua atenção para a necessidade de manterem-se informadas sobre seu mercado-alvo, da maneira mais completa possível, sob pena de serem ultrapassadas por seus concorrentes.

No mercado de serviços para empresas que propiciam informações e orientação necessárias à tomada de decisões sobre a composição do património, suas variações e o resultado económico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”, com vista a responder as exigências dos clientes, tendo em conta o surgimento de novos concorrentes, as novas tecnologias e informações, assim como a conjuntura econômica actual, tem estimulado a competitividade acirrada. Isto vem exigindo cada vez mais que as empresas estejam intimamente ligadas ao seu consumidor alvo, seja para reter clientes já compreendidos em sua carteira, ou para reconquistar clientes perdidos para outras empresas, ou para captar clientes que acabaram de constituir uma empresa a qual necessita da prestação de serviços para a conservação do seu património.

Outro factor que pode apresentar-se como diferencial competitivo é a real integração dos colaboradores envolvidos no setor com os objetivos estimados pela organização, devendo estar, tanto empresa quanto o integrante desta, focados no cliente.

Diante deste cenário competitivo e tão específico pode-se definir o problema de pesquisa, que acções podem ser empreendidas pela “ACCS, Lda.”, através de um Plano de Marketing, visando ter por resultados a retenção de clientes, assim como a reintegração de clientes à sua carteira, no ano de 2017, observadas as tendências e resultados do ano de 20016?


1.2. Hipótese

Recrutar e selecionar recursos humanos capacitados para a área de serviços; promoção da imagem da empresa; agregar valor ao serviço através de atendimento diferenciado ao cliente; participação dos objetivos e estratégias aos funcionários, implementando acções de resgate de clientes


1.3. Objectivos

Na presente etapa deste trabalho, haverá definição dos objetivos que se apresentam como guia de estudo estabelecendo parâmetros para a realização do referido.

1.3.1. Objetivo Geral

Propor estratégias e acções que possibilitem a “ACCS, Lda.”, à retenção da carteira de clientes, assim como a reintegração de clientes fora da carteira, para o ano de 2017, considerando-se o ano de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com