TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Junho/2018

[pic 4]

Elaborado por: Patrícia Monteiro

Disciplina: Marketing Empresarial

Turma: 0418-8_4

Introdução

Este trabalho tem por objetivo identificar as ações necessárias para a elaboração de um plano de marketing, tendo como foco principal o planejamento de marketing. Para isso, será analisado os dados da empresa B-active.

O plano de marketing contemplará uma análise ambiental da empresa; uma pesquisa de mercado e suposições quanto aos resultados encontrados; uma análise competitiva e uma proposta de comunicação de marketing, fornecendo ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação para capturar e reter clientes.

Conhecer o mercado de atuação e o perfil do seu consumidor auxilia o gestor a  tomar decisões com relacionadas aos objetivos e metas, bem como desenvolver ações e estratégias de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados, ou seja, ações necessárias para a satisfação dos clientes e o sucesso do negócio.

O plano de marketing é a principal ferramenta de quem trabalha com marketing. Além de possibilitar o estabelecimento de possíveis metas, um planejamento bem feito pode ser uma rica ferramenta de convencimento da qualidade do trabalho que será apresentado aos gestores de uma empresa. Trata-se de uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências.


Desenvolvimento

Para fins de estudo, a empresa selecionada foi a B- active, que atua no ramo de prestação de serviços como uma academia terapêutica desde 2004, oferecendo programas de exercícios para todas as idades por meio de uma equipe especializada de fisioterapeutas, com foco no público de idosos.

B Active oferece seus serviços para todos os públicos, em especial para as pessoas da terceira idade, cuja expectativa de vida aumentou nas últimas décadas. Está presente no mercado há mais de 14 anos, coordenada por médicos e pioneira no atendimento à terceira idade. Outros destaques da B-Active são os programas para mulheres em qualquer fase da gravidez que favorece o parto normal, envelhecimento saudável, reabilitação pós-operatória para joelhos e departamento completo de fisioterapia ortopédica. A empresa, diferente das concorrentes, aposta nos tratamentos e aparelhos de fisioterapia. O objetivo do proprietário foi aliar perda de peso e ganha de massa com prevenção e correção de articulações e lesões.

Embora tenha sido pioneira neste ramo, a B Active está preocupada com a concorrência que está atenta ao público da terceira idadade, que está em busca de sáude, bem-estar, qualidade de vida e também diversão. A diretoria da empresa decidiu incrementar o leque de ofertas para o público 50+, incluindo atividades como natação e hidroginástica, massagens fisioterápicas, dietas balanceadas, terapias em grupo, além de atividades de lazer, como dança e cursos alternados de acordo com o interesse dos associados e participação em competições desportivas. Este núcleo funcionária em paralelo à atividade da B active e seria chamado de B life.

Diante deste cenário será realizada uma análise detalhada do mercado e estudo de tendências e oportunidades para garantir a manutenção na B Active na vanguarda do setor. Com a diversidicação do negócio os empresários pretendem neutralizar a ação da concorrência, incrementar o faturamento, além de oferecer algo inédito na região, tornando-se referência em centro de saúde e lazer para idosos.

  De acordo com Café (2012) a indústria ainda não enxerga o velho. O envelhecimento da população pode ser comparado a um tsunami e o Brasil está apenas começando a perceber o fenômeno. Portanto, não desenvolver produtos ou serviços para os mais velhos é perder oportunidades.

  1. Análise Ambiental da Empresa

Realizar a análise ambiental para a empresa é fundamental pois como cita Kotler (1998) a administração do marketing está inserida no micro e no macro ambiente. Ainda de acordo com Kotler (1998) a empresa é composta por atores e forças que estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir. Para se tonar bem-sucedida, a organização deve adaptar as suas ações de marketing às tendências e desenvolvimentos nesse ambiente.

Para Scandolara (2009), o ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Já o ambiente interno envolve aspectos fundamentais sobre o bom ou o mau funcionamento da empresa, como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas ações. Quando analisamos o ambiente externo, estamos identificando as ameaças e oportunidades do negócio, enquanto que na análise do ambiente interno, identificamos as forças e fraquezas que poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da companhia.

[pic 5]

Fonte: Kotler, 1998.

A partir de pesquisas na internet e no site da empresa B- Active, foi possivel traçar a seguinte análise ambiental:

Fatores Econômicos: a partir de pesquisas em sites e dados do IBGE, verifica-se que os idosos estão mais otimistas com relação à economia e que os gastos com saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. De acordo coma a ACAD Brasil, o percentual de maiores de 60 anos que se matriculam nesses serviços passou de menos de 5%, no início da década passada, para 30%. Trata-se de um público mais sensível a preços e, por isso, estão exigindo uma maior valorização do seu dinheiro, o que se traduz em um desejo por produtos e serviços que contenham cada vez mais benefícios.

• Fatores Socioculturais: De 9,7% da população em 2004, os maiores de 60 passaram a 13,7% em 2014 e chegarão a 18,6% em 2030, segundo o IBGE. Além de ocuparem fatia maior, viverão mais: a expectativa de vida ao nascer hoje em 75,2 anos deverá ser de 78,6 anos daqui a 15 anos. Boa parte deles hoje é chefe de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Possuem muito tempo livre, renda e querem assistência especializada e seguindo uma tendencia de Mercado “one stop shop”, que significa, tudo o que o cliente precisa em um só lugar, também almejam receber um tratamento complete sem precisarem realizar deslocamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (608.4 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com