TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.669 Palavras (23 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Disciplina: Empreendedorismo

Nome do Projeto

Easy Softwares LTDA.


São Paulo, 10 de Maio de 2014.

Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho,

UNINOVE, em cumprimento parcial às exigências da

disciplina de Empreendedorismo, sob

orientação do Prof. Marcio Romero.


Aluno:






SUMÁRIO

PLANO DE MARKETING ..........................................................................................

1. Resumo .................................................................................................................

2. Estratégias de Vendas .........................................................................................

3. Diferencial Competitivo do produto ...................................................................

4. Distribuição ..........................................................................................................

5. Política de preços ................................................................................................

6. Projeção de vendas .............................................................................................

7. Serviços Pós-venda e Garantia ..........................................................................

03

03

04

09

12

13

18

19

Plano de Marketing

Easy Softwares LTDA.

1. RESUMO

Conhecer as necessidades e desejos dos clientes para melhor satisfaze-los, através dos canais de comunicação eficazes é uma maneira de se diferenciar perante a concorrência. Deste modo este plano de marketing foi elaborado após efetiva pesquisa de mercado com o uso de métodos QUALITATIVOS e QUANTITATIVOS aplicados em todo o território nacional que nos permitiram traçar estratégias eficazes para a promoção dos produtos da Easy Softwares LTDA, visando o aumento das vendas do software Easy Pet 3.0 e seus módulos, e, a maior visibilidade da marca no mercado nacional, utilizando a metodologia Inbound Marketing, mala direta, e, a implantação de telemarketing e equipes de venda direta em esfera estadual.

Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram à aplicação de questionários, a formação de grupos de discussão contando com a participação dos vários segmentos de usuários do software administrativo e a técnica do cliente oculto na investigação dos concorrentes. Também foi feita cuidadosa analise de dados oficiais coletados no IBGE, IPEA, SEADE, Associação Paulista de Pet, SINDIPETSHOP, Abinpet, Assofauna, IBAMA, SEBRAE e SINCOVAGA, para o correto dimensionamento do mercado atual e do potencial de vendas em cada segmento do mercado de Pets pretendido, além conhecer o crescimento histórico desses segmentos de mercado e suas projeções para o futuro.

Na primeira etapa do estudo analisamos o perfil do consumidor com base nos questionários aplicados com os clientes e possíveis clientes e com base nos dados levantados nos grupos de discussão. Os questionários e grupos ainda permitiram verificar as possíveis criticas e sugestões de melhorias apontadas tanto por parte dos clientes, quanto dos seus funcionários, também usuários dos softwares administrativos disponíveis no mercado.

Em seguida foram analisadas as informações referentes à personalização das ferramentas para as necessidades de cada segmento, também com base nesses formulários e grupos. Foi realizada a analise técnica das características preferidas pelos clientes potencias, nos softwares dos concorrentes, assim como nos serviços pós venda prestados por eles. Por ultimo analisamos a prestação de serviço feita ao consumidor final por parte destes concorrentes com base nos dados coletados como cliente oculto.

Os resultados obtidos foram satisfatórios para todos os trabalhos propostos e constituiu-se o plano promocional para aumentar as vendas do Software Easy Pet 3.0 e fixar a marca da empresa Easy Softwares LTDA em todo território nacional.

2. ESTRATÉGIAS DE VENDAS

A abordagem de vendas foi dividida em dois grandes mercados, o nacional e o estadual, sendo subdivididos em três seguimentos de mercado específicos, são eles os produtores de alimentos para pet, lojistas de Pet Shop e grandes Shoppings e mercados varejistas de produtos para pets.

Com o software básico permitindo de modo geral a administração de todos os seguimentos, e os módulos de personalização permitindo oferecer recursos especiais a cada seguimento, traçamos estratégias de vendas variáveis para cada seguimento, assim como adaptamos as estratégias de vendas em âmbito nacional, dadas as dificuldades geradas pela regionalidade da empresa localizada no estado de São Paulo cuja estrutura somente comporta contato direto com os clientes em âmbito regional, mas cujo o produto, devido a suas características, pode ser comercializado em âmbito nacional.

2.1 Definições das estratégias a serem utilizadas

Em âmbito nacional serão adotadas duas estratégias distintas, o marketing digital com a confecção de um site de conteúdo atrativo usando a metodologia Inbound e o uso de propaganda impressa.

Também será oferecida uma versão shareware gratuita do software básico com capacidade de uso gratuito durante um ano, sendo necessário licenciar o produto para desbloqueá-lo após este prazo.

Na esfera estadual, além dessas estratégias será usado o telemarketing e a venda direta com representantes treinados formando quatro equipes de vendas regionais.

Essas estratégias não só visam aumentar ao número de vendas do produto, como também fazer com que a marca do produto e o nome da empresa sejam fixados na mente do consumidor de modo a criar uma imagem de qualidade relacionada a marca, para isso é necessário um cuidado especial na confecção do material promocional e em especial do site, tanto em relação ao design quanto em relação ao conteúdo.

2.2 Planos de ação para cada estratégia

Para que possamos atingir as metas estabelecidas em cada seguimento definimos o plano de ação para cada estratégia adotada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (563.2 Kb)   docx (383.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com