TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing Digital

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

Perfil do cliente: Wymbe foi fundada em 2013 e tendo apenas 3 colaboradores, apesar de subcontratar outros. Está sediada na Maia. A Wymbe permite melhorar tanto a saúde  como o bem-estar, através da realização de programas de hábitos saudáveis, sendo que estes se encontram em diversos campos como a saúde, relacionamentos, vida profissional, entre outros. É uma ferramenta colaborativa que permite disponibilizar programas de prevenção e autocuidado, fazendo com que os utentes recebam um desafio diário para cuidarem de si, melhorarem ou ganhar hábitos. Encontra-se presente no mercado brasileiro e no mercado português.

O website da Wymbe ( https://www.wymbe.com/ ) encontra-se atual e atualizado, já o facebook tem 2746 gostos mas está muito desatualizado ( https://pt-pt.facebook.com/Wymbe-1418194875151299/ ) e não possui instagram. Em relação à aplicação smartphone, na App Store esta não recebeu classificações ou críticas suficientes para apresentar uma média e a última atualização foi à 11 meses, enquanto que na Play Store esta tem mais de 100 transferências e tem uma classificação de 4,6 estrelas.

Análise de Mercado: O mercado da Wymbe é um mercado em fase de crescimento.

Os seus potenciais clientes variam entre os 18 anos e os 80 anos, pois são todos aqueles que pretendem mudar as suas vidas através das atividades que a Wymbe proporciona.

Apesar de não ser fácil definir a concorrência em Portugal pois esta é maior no Brasil, alguns dos seus concorrentes, através da pesquisa de algumas das suas palavras chaves, podemos considerar a WeCareOn, a ZenKlub e a Liva.

A visão da empresa visa ajudar os seus clientes a melhorar o seu bem-estar físico e psicológico através de várias atividades e desafios que proporcionam na sua plataforma. Visto que não existe uma empresa a dominar o mercado, ou concorrentes diretos, a sua posição é muito difícil de se definir.

O produto desta empresa não existe em loja física, mas sim na sua plataforma online e também através da sua aplicação para os smartphones onde se encontram todas as atividades e desafios que os clientes podem realizar.

Podemos considerar a Sazonalidade neste produto, pois está ciente que as pessoas preocupam se mais com a sua saúde e aspeto fisíco em certas alturas do ano, como no inicio do ano (devido às resoluções de ano novo) e inicio de primavera (devido à aproximação do verão), apesar do produto não se focar só na saúde e no aspeto físico, isto deve ser algo a ser tomado em consideração.

Marketing Atual: Não possui departamento de marketing. A nível online o website da Wymbe e a aplicação são as melhores ferramentas de marketing da marca, são utilizadas para dar a conhecer as suas atividades. A nível offline a wymbe já esteve presente numa reportagem da RTP e tem presença constante em canais televisivos do Brasil.

Pontos Fortes O facto de não haver nenhuma empresa a dominar o mercado e deste não ser muito desenvolvido, possibilita uma boa entrada da Wymbe. Este produto possibilita o acompanhamento por parte dos profissionais. Os seus programas de atividades ajudam não só no melhoramento da bem-estar físico, mas também a nível psicológico. Sitelinks  ligam diretamente às suas redes sociais.

Pontos Fracos Os aspetos negativos focam-se na procura de pessoas, saber como conseguir que a pessoa dê prioridade às notificações da Wymbe, pois as pessoas só se preocupam realmente com a saúde quando esta está mal. A sua posição SEO só existe na procura pelo seu nome ‘WYMBE’, sendo que relativamente à pesquisa das suas palavras chaves não aparece nos resultados de pesquisa.

O facto de a visão, a missão, os valores e os objetivos serem pouco explícitos e não estarem bem definidos também é uma grande desvantagem.

Não estão a conseguir transmitir aquilo que querem aos seus clientes porque a comunicação é muito fraca.

A rara utilização das redes sociais como o Facebook é outro ponto fraco.

Tabela 1 - Dados do site de 1 de abril de 2017 a 1 de abril de 2018

Sessões

% de novas utilizações

Novos utilizadores

Taxa de rejeição

Duração média da sessão

Paginas/ Sessão

Direct traffic

Referral traffic

Organic Search

Outro

1394

22.81%

318

30.77%

00:10:44

8.07

81.2%

15.1%

2.9%

0.8%

 
Conclusão: Em suma a Wymbe tem que apostar na promoção do seu produto. Em relação às redes sociais têm que ser mais ativos pois hoje em dia, este é um dos pontos essenciais para qualquer empresa promover os seus produtos através de plataformas digitais. Com o Google AdWords e o Google Analytics pretendemos estabelecer uma nova estratégia para aumentar as vendas e a notoriedade da empresa e, desta forma, reforçar o posicionamento da Wymbe no mercado em que se encontra.

Estratégia: A estratégia do Adwords vai ser focada na: promoção da aplicação ao nível B2C, na venda do serviço ao nível B2B e no aumento da notoriedade. Para atingir esses objetivos, definiremos três campanhas com grupos de anuncio específicos.

Tabela 2 - Estratégia (Fonte: elaboração própria)

Campanhas

Promover a app (B2C)

Vender o serviço (B2B)

Aumentar notoriedade

Grupos de anúncios

1 – App de saúde e fitness

1 – Cultive o bem-estar na sua empresa

1 – Who You May Be

Localização-alvo

Portugal    

Palavras-chave

“Hábitos Saudáveis”

“App de saúde e fitness”

+Bem-estar

+Comer melhor

+Aparência

+Mais saudável

+Parar de fumar

+Amor

+Autoestima

+Meditação

+Empresa

“Estilo de vida”

+Colaboradores

+ Alimentação saudável

+Stress

+Ergonomia

+Desenvolvimento

+Saudável

+Vida

-Ginásio

+Organização

+Boas escolhas

+Comer melhor 1

+Aparência

+Emoção

+Pais felizes

+ Escolhas de vida

Dispositivos a apresentar

Mobile e Tablet

Mobile, Tablet e Desktop

Mobile, Tablet e Desktop

KPI’S

Downloads

Clicks

Sign up, clicks e visualizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (330.6 Kb)   docx (200.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com