TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing Estratégico

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 11

Plano de Marketing

        

Cadeira de Rodas Acoplada a um GPS

        

[pic 2]

CAPÍTULO 1 RESUMO EXECUTIVO

A Ortho Car, empresa que iniciou suas atividades em Fevereiro de 2015, foi idealizada e fundada pelos Jovens Talentos Universitários e está lançando no mercado a “Cadeira de Rodas Acoplada a um GPS” que deverá estar disponível a partir de junho de 2015.

           A empresa dá a sua guinada lançando uma cadeira inovadora “Cadeira de Rodas Acoplada a um GPS”. O diferencial do produto é que a cadeira vem com um sistema de GPS acoplado que guia o deficiente físico a diferentes lugares, além de informar sobre a presença de obstáculos, que muitas vezes são imperceptíveis. Através dessa tecnologia conseguimos promover ao usuário de cadeira de rodas a interação de qualidade de vida com conforto, segurança e praticidade. 

           O público-alvo do produto são pessoas que possuem a necessidade de estar usando uma cadeira de rodas, sejam essas necessidades passageiras ou não.

           A empresa pretende obter as seguintes receitas para os anos de 2015 e 2016:

Projeção de receita 2015

Item

Produto

Qtde.

Valor

Total

1

Cadeira de Rodas

200

1.500,00

300.000,00

Projeção de receita 2016

Item

Produto

Qtde.

Valor

Total

1

Cadeira de Rodas

450

1.500,00

675.000,00

Tabela 1: Projeção de receita para 2015 e 2016

CAPÍTULO 2 ANÁLISE DA SITUAÇÃO

Nesse item, vamos analisar o produto que a empresa pretende lançar, os aspectos internos da empresa, tentando descobrir pontos fortes e fracos, além de analisar o setor e o macroambiente, na busca de oportunidades e ameaças, para traçarmos a análise SWOT da empresa.

2.1 O produto

              A empresa está lançando um produto totalmente inovador. Uma cadeira de rodas que vem acoplada com um GPS proporcionando mais segurança e conforto que contribui para a integração social e melhora da qualidade de vida dos seus consumidores e deverá estar disponível no mercado a partir do mês de junho de 2015.

2.2 A empresa

             A empresa que iniciou suas atividades em fevereiro de 2015 está voltada para o mercado de pessoas que possuem necessidades especiais sejam elas passageiras ou não. A empresa possui uma estrutura organizacional ainda bem simples, conta com 4 sócios,  o que permite que a mesma desenvolva produtos com custos mais baixos. A empresa possui um escritório sede no Rio de Janeiro, no bairro de Bento Ribeiro. Como a empresa é nova não conta com tanta credibilidade do mercado, precisando ainda conquistar a confiança das pessoas. A empresa conta com pouca verba para divulgação de seus produtos e, portanto usará como principal meio de divulgação a internet, através de site próprio, anúncios em diversos outros sites, mala direta para e-mails e as redes sociais.

2.3 O setor (as cinco forças de Porter)

De acordo com Johnson, Scholes e Whittington (2011), as cinco forças de Porter podem auxiliar a empresa a avaliar a atratividade de uma indústria ou setor, bem como auxiliar a determinar um programa de ação quanto à ameaças que a empresa possa sofrer. Desta forma, avaliaremos as cinco forças tentando apresentar o risco que cada uma delas representa sobre a empresa para possíveis ações.

[pic 3]

Figura 1: Cinco forças competitivas de Porter

Fornecedores – Alto risco. De acordo com Chiavenato (2004, p. 101), o poder de barganha dos fornecedores aumento quando: a) o setor é constituído por um pequeno número de grandes fornecedores altamente concentrados; b) Não há produtos substitutos satisfatórios para o setor; c) as organizações não são consideradas clientes importantes para o grupo fornecedor d) os artigos dos fornecedores são essenciais ao êxito do comprador no mercado; e) os fornecedores representam uma ameaça de integrar-se para o setor dos compradores. No caso deste projeto, os principais fornecedores são:

  • Brehmmer – Produz as cadeiras de rodas.
  • MultiLaser – Onde produz os GPS.

Analisando a situação, identificamos praticamente todas as condições acima que aumentam o poder de barganha e, portanto classificamos o risco do projeto como alto com relação a este item.

Compradores – Baixo risco. Segundo Johnson, Scholes e Whittington (2011, p. 55), os clientes são essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa. Mas algumas vezes os clientes – também chamados de compradores – podem ter um poder de barganha tal que as empresas passam a ter dificuldades de mantê-los, obtendo algum lucro, por menor que seja. Segundo Johnson, Scholes e Whittington, o poder de barganha dos compradores aumenta diante de algumas condições: a) compradores concentrados; b) baixo custo de mudança; c) ameaça de competição do comprador. Analisando a situação não encontramos as condições acima e, portanto classificamos o risco como baixo.

Rivalidade entre os concorrentes – Alto risco. Segundo Johnson, Scholes e Whittington (2011, p. 57), os rivais competidores são todas aquelas empresas com produtos e serviços similares do mesmo grupo de consumo (ou seja, não são substitutos). De acordo com Chiavenato (2004, p.102), em cada setor, há organizações que concorrem ativa e vigorosamente para alcançar competitividade estratégica. Existem alguns fatores que influenciam a intensidade da rivalidade entre os concorrentes: a) concorrentes numerosos ou igualmente equilibrados; b) crescimento lento do setor; c) custos fixos elevados; d) concorrentes divergentes em termos de metas e estratégias. Após análise, identificamos um dos fatores citados acima que intensificam a rivalidade entre os concorrentes presentes no nosso cenário que é a concorrência de muitas empresas que vendem cadeira de rodas e que podem acoplar o GPS ao seu serviço, por esse motivo, classificamos o risco como alto para este item.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (84.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com