TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de marketing

Por:   •  2/7/2015  •  Dissertação  •  4.120 Palavras (17 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 17

PLANO DE MARKETING

[pic 1]

Planejamento Estratégico

Julho/2015

ÍNDICE

  1. Introdução
  2. Análise do ambiente (macro ambiente)
  3. Análise do mercado, clientes e concorrência (micro ambiente)
  4. Análise do nosso produto/serviço
  5. Matriz SWOT
  6. Objetivos de Marketing
  7. Estratégias
  8. Plano de Ação

1.Introdução

  1. Histórico

A Chilli Beans revolucionou o mercado ao inovar na forma de vender óculos escuros, tornando-se um ícone em seu segmento. Atualmente é a maior rede brasileira especializada em óculos escuros.

A Chilli Beans teve sua origem em 1998, sob o comando do empresário Caito Maia. A primeira “loja” na verdade foi um pequeno estande no Mercado Mundo Mix, uma feira de moda voltada ao público alternativo de São Paulo, e comercializava óculos de sol chineses com design diferenciado e fashion, com qualidade e preços acessíveis.

Com o crescimento da visibilidade e vendas da pequena loja, a expansão para outros pontos de vendas, principalmente shoppings centers, foi inerente e por meio do sistema de franquias.

Após quase 17 anos, a marca é consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, contando com mais de 600 pontos de vendas, incluindo os países: Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abu Dhabi e México.

Além de lojas e quiosques tradicionais, a Chilli Beans conta com flagships em São Paulo e EUA. Este tipo de ação tem por objetivo transferir para o universo do varejo como a marca e sua essência podem ser representadas de maneira inovadora, demonstrando sua grandeza e posicionamento de mercado.

A marca utiliza do fastfashion como plataforma de negócio e lança produtos semanalmente – dez modelos de óculos de sol, cinco de relógios e três de armações de grau. Além disso, a empresas foi pioneira no conceito de ótica self service, permitindo ao cliente o manuseio e experimentação dos produtos. Também foi a primeira do segmento a proporcionar uma máquina para customização, o que permite inúmeras opções diversificadas para o cliente personalizar seus óculos.

Atualmente, a Chilli Beans é a maior referência em acessórios da América Latina, não só em óculos escuros, mas também em relógios, chapéus, bonés e armações de óculos de grau. É a única empresa a possuir a certificação do Inmetro e gera 3.500 empregos diretos.

  1. Pontos de venda

O modelo de loja criado pela Chilli Beans é um verdadeiro sucesso. Em vez de óculos expostos em vitrines, criou balcões self-service. No lugar de produtos de marcas diversas, apenas uma marca própria. Em vez de duas ou três coleções por ano, pequenas tiragens e óculos novos na prateleira a cada dez dias. E no lugar de espelhos, a tecnologia chamada “espelho digital”: um sistema de câmeras e monitores filma o rosto do cliente e o exibe em quatro ângulos diferentes para que ele aprecie melhor o modelo de óculos que está provando. Os fotômetros digitais (equipamentos modernos que testam a proteção das lentes) também estão disponíveis em todos os PDV’s.

A Chilli Beans trabalha com dois formatos de ponto-de-venda: quiosque e loja. O quiosque oferece infra-estrutura simplificada, ideal para corredores de shopping centers e galerias. Conta com design moderno e fácil acesso aos produtos. Já o modelo de loja criado pela Chilli Beans é um verdadeiro sucesso, em vez de óculos expostos em vitrines, balcões de auto-atendimento. No lugar de produtos de marcas diversas, apenas uma marca própria. Em vez de duas ou três coleções por ano, pequenas tiragens e óculos novos na prateleira a cada dez dias. E no lugar de espelhos, um sistema de câmeras e monitores filma o rosto do cliente e o exibe em quatro ângulos diferentes para que ele aprecie melhor o modelo de óculos que está provando. As lojas também disponibilizam o fotômetro digital UV 400, um aparelho que testa a proteção solar das lentes e permite comprovar, de forma rápida e precisa, o comprimento das ondas dos raios ultravioleta filtrados pelas lentes dos óculos, garantindo proteção aos olhos do consumidor. O mix de produtos da marca atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. São mais de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda. As linhas são divididas em Kids, Clássico, Metal, Esporte, Pop e Especial (linha premium produzida manualmente com acetato nobre e cartela de cores diferenciada), todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas.

Para complementar a linha de óculos escuros, a marca oferece spray para limpar lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão), presilha porta-óculos para carro e cases para CDS. Além disso, a marca lança produtos com edição limitada como bonés, camisetas, bolsas e outros acessórios que compõem o visual de um público atualizado com as tendências da moda. Outro importante passo para a empresa foi o lançamento da nova linha de relógios que após dois anos de pesquisa, entrou no mercado com cerca de 140 modelos diferentes. Os modelos são exclusivos e combinam design moderno com tecnologia utilizando materiais variados como aço inoxidável, alumínio, couro, silicone e fibra de carbono. Recentemente, a marca lançou sua linha de relógios premium, chamado Top, com produtos ainda mais especiais, feitos com materiais nobres e funções específicas, como cronografia.

Em 2010 a marca inaugurou mais um canal de venda. Instalou a primeira Máquina automática (vending machine) de óculos escuros em São Paulo. A máquina, que conta com tecnologia 100% nacional, dispõe de 40 opções de óculos. O consumidor pode experimentar os modelos a partir da tecnologia de realidade aumentada que projeta os óculos em 3D em seu rosto. A primeira máquina foi instalada no Aeroporto Internacional de Guarulhos/Cumbica e as demais serão posicionadas em pontos estratégicos como resorts, parques temáticos, academias, estações de metrô e casas noturnas.

  1. Oferta de produtos

O mix de produtos da Chilli Beans atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. São cerca de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda, sendo dez lançamentos por semana. As linhas são divididas em Kids, Clássico, Metal e Esporte, Trend, Brasil e Special, todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas testadas e aprovadas pelo IBC/Inmetro.

Para complementar a linha de óculos escuros, a Chilli Beans oferece spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha porta-óculos para carro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com