TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de marketing

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 9

universidade feevale

eder dos santos

janquiel alexandre dapper

plano de marketing digital

capodarte calçados

paqueta calçados ltda.

Novo Hamburgo

2015


SUMÁRIO

introdução        

1. sobre a marca        

1.1 HISTÓRICO DA CAPODARTE        

1.2 SITUAÇÃO COMPETITIVA        

1.3 MIX DE MARKETING        

2. PLANO DE MARKETING: desenvolvimento de loja on-line e divulgação dos produtos da loja        

2.1 OBJETIVO        

2.2 DADOS SECUNDÁRIOS        

2.3 POSICIONAMENTO DA  MARCA        

2.4 OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO        

2.5 MENSAGEM A SER TRANSMITIDA        

2.6 MEIOS DE COMUNICAÇÃO        

2.7 INVESTIMENTO        

2.8 AVALIAÇÃO        

REFERÊNCIAS        


introdução

Neste trabalho será desenvolvido um plano de marketing digital para a marca de calçados femininos e acessórios Capodarte, adquirida pelo grupo Paqueta em 2007.

Inicialmente será descrito o histórico da marca e da empresa, bem como sua situação competitiva no mercado atual, ainda neste mesmo capítulo será apresentado como a empresa estruturou seu mix de marketing. No segundo capítulo será descrito o plano de marketing desenvolvido para a marca, esclarecendo seus objetivos, o posicionamento na marca, os objetivos de comunicação, a mensagem a ser informada, os meios que serão utilizados para informar os clientes, o plano operacional, a necessidade de investimentos para a execução deste plano e os resultados previstos.


1. sobre a marca

Neste capítulo será apresentada a marca Capodarte e sua história, bem como a situação competitiva que a marca se encontra no mercado e seu mix de marketing.

1.1 HISTÓRICO DA CAPODARTE

A marca Capodarte tem uma longa história, iniciou como uma loja de calçados sofisticada em 1991 no bairro Jardins, com o passar do tempo começou a criar calçados exclusivos para sua rede de lojas que a empresa vinha expandindo pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Porém em 2007 a empresa Paqueta Calçados Ltda. adquiriu a marca Capodarte junto com sua rede de lojas, e desde então a empresa cria, desenvolve, fabrica e vende produtos com a marca Capodarte, um negócio executado de ponta a ponta.

A Paqueta Calçados Ltda. iniciou suas atividades de em 1945 na cidade de Sapiranga no Rio Grande do Sul, inicialmente uma pequena indústria de calçados, hoje a empresa é formada por diferentes negócios: indústria de calçados, varejo de calçados, marcas próprias, empreendimentos imobiliários e administradora de cartões de crédito. As marcas que a empresa detém são as seguintes: Paquetá, Gaston, Paquetá Esportes, Esposende, Dumond, Capodarte, Lilly’s Closet, Ateliermix, Ortopé, Praticard e Colina, formando o mix de negócios da empresa.

A marca Capodarte atualmente distribui seus produtos da seguinte maneira:

  • Lojas próprias e franquias com a marca Capodarte contando com uma estrutura de mais de 60 lojas no Brasil e algumas no exterior;
  • Vendas on-line com parceiras como Dafiti, Netshoes (Zattini), Privalia e outros de menor tamanho.
  • Multimarcas: através de representantes de venda atendem também lojas multimarcas.

Assim a empresa se posiciona para atender seu público alvo, com lojas sofisticadas e bem localizadas, comumente em regiões nobres de grandes cidades e shopping centers.

1.2 SITUAÇÃO COMPETITIVA

O mercado de calçados feminino, bolsas e acessório é grande e competitivo, porém a Capodarte tem um posicionamento definido dentro deste mercado, colocando-se como uma marca onde o cliente tem percepção de requinte, sofisticação, qualidade e exclusividade. O setor como um todo é bastante fragmentado, mas é possível definir alguns de seus concorrentes em produto e preço.

Analisando o mercado como um todo, definindo preço do produto como principal para avaliar a concorrência e classe social de seus potenciais clientes, desta forma podemos destacar como os principais concorrentes as marcas listadas abaixo:

  • Schutz;
  • Arezzo;
  • Dakota;
  • Bottero;
  • Dumond;
  • Azaléia.

Dentre as marcas citadas podemos destacar como concorrentes diretas com a marca Capodarte as marcas Schutz e Arezzo, que competem de igual para igual em tipo de produto, preço, público alvo, área de atuação.

O subcapítulo seguinte explicará como a Capodarte está estruturada quando ao seu mix de marketing.

1.3 MIX DE MARKETING

Os dados abaixo estão relacionados ao mix de marketing atual da marca Capodarte:

Preço: produtos com preços elevados em comparação com concorrentes de mesmo produto, a marca busca atender com seus produtos as necessidades da classe A, comparando com marcas que também atendem esse público alvo, podemos dizer que a Capodarte possui equivalente com sua principal concorrente, a marca Schutz do Grupo Arezzo.

Local: com sede na cidade de Sapiranga / RS, e indústria na cidade de Uruburetama na Bahia. A marca Capodarte possui uma rede de lojas próprias e franquias espalhadas pelo território nacional, também tem seus produtos disponíveis em lojas multimarcas, assim, com estes canais vende seus produtos ao consumidor, onde este pode conhecer o produto de melhor. A marca também tem parceria para vendas on-line com a loja on-line da Dafiti, nesta loja a marca possui uma página exclusiva de seus produtos dentro do site da Dafiti, porém isso não é exclusivo da marca Capodarte, outras marcas também possuem esse mesmo mecanismo de venda com a Dafiti, por exemplo Havainas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (397 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com