TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de marketing pessoal

Por:   •  23/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

Nomes: Wendell Nascimento

Curso: Logística

Atividade Desenvolvida: Plano de Marketing Pessoal

Prazo de Entrega:  21/03/2016

  • Fazer  a leitura do material disponibilizado por e-mail de título:  COMO FAZER UM PLANO DE MARKETING PESSSOAL.  Autora: Elaine Costa.

Objetivo da atividade: Ter a oportunidade de identificar e aplicar as estratégias de marketing pessoal de modo a auxiliar no planejamento da carreira.

Disponível outra opção de leitura NA BIBLIOTECA DA FMF: NEVES, Roberto de Castro. Imagem Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

PLANO DE MARKETING PESSOAL

Tempo é um conceito bastante generalista, não é mesmo? Para alguns, a travessia do tempo é como um caminho sem fim na qual não passamos por um mesmo lugar duas vezes.

Para outros, o tempo é algo cíclico, na qual encontramos as mesmas situações várias vezes até aprender a lidar com elas.

Seja qual for sua visão em relação ao tempo, uma coisa é certa: a transição de um ano para outro não pode se resumir a uma noite de festejos e agradecimentos.

Ganhamos um ano novo para pôr em execução nossos objetivos, abertos a grandes realizações em nossas vidas. Mas como evitar que essa força de começo de ano se perca no redemoinho de urgências do dia-a-dia?

Assim como um bom combate representado por uma boa estratégia, Planos de Ação representam o que realmente importa. Podem não estar totalmente corretos, até mesmo um pouco fora de escala, mas focam no objetivo final da jornada. Não importa se deverão sofrer revisões, ajuste e modificações. Eles garantem que não se perca o foco no que realmente interessa.

Por isso, essa estratégia tem como objetivo servir de roteiro na elaboração do seu Plano de Marketing Pessoal, que vai resultar em um Plano de Ação com objetivos, metas e prazos. Esse é um controle que vai ajudar a direcionar seus esforços, servindo de sinalizador para o seu “baú do tesouro” pessoal.

Vimos que existem algumas etapas que segunda a autora são essenciais para que tenhamos o melhor resultado, tais etapas são:

  1. Conhece-te a ti mesmo
  2. Conheça suas forças e fraquezas
  3. Conheça o seu mercado
  4. Saiba aonde quer chegar
  5. Descubra como chegar
  6. Controle os resultados e revise as metas

O que é marketing pessoal?

Para sabermos o que é marketing pessoal é necessário antes de tudo esclarecer o que é marketing.

O Marketing é um processo social que permitir a troca de interesses entre empresas e consumidores e por meio da produção, ofertas e vendas de produtos e serviços. (Philip Kotler)

O marketing pessoal não é tão diferente do marketing, está baseado no desenvolvimento de um conjunto de ações que permitam atingir objetivos pessoais, profissionais, financeiros, familiares, entre outros. Essas ações deverão ser fruto do autoconhecimento e da visão que uma pessoa tem de si mesma, livre de influências externas.

Logo tendo em vista que trata-se de algo que especifico e grandioso necessita de um plano o  nosso plano de marketing.

  1. Conheça-te a ti mesmo

Essa é a primeira etapa do plano que nos leva a nos autoconhecer, com o que nos identificamos e como nos vemos daqui a alguns anos.  Extraímos conceitos como missão, visão, valores e política pessoal .

Missão

Definimos a missão com a seguinte orientação, imaginamos que possuímos todos os recursos e condições  necessárias para realizar qualquer coisa na sua vida. E então nos fazemos algumas perguntas, o que você escolheria para a sua vida? Que tipo de trabalho realizaria? Que tipo de família teria? Qual conquista desejaria obter? Reflita sobre as possibilidades e anote-as.  Nesta etapa você identifica qual o seu maior sonho e como ele lhe proporciona realização pessoal.

Visão

Esse conceito refere-se a como nos vemos daqui a alguns anos, novamente surgem algumas questões necessárias, como você se ver daqui a 80 anos? O que deseja ver realizado? O que deseja ter mudado? Como espera ser visto pelas pessoas de sua convivência? Que tipo de exemplo deseja ser?  Feito isto você terá mapeado a sua visão.

Valores

Os valores são as réguas das suas ações ou seja o que faz você parar e pensar antes de agir e quais você implementaria na sua vida. Exemplo: fé, comprometimento, respeito às pessoas e entre outros.

Política pessoal

A nossa política pessoal é a maneira pela qual iremos colocar em pratica missão, visão e valores. São regras que nos estabelecemos para que possamos manter firme o que projetamos. Exemplo: Regras de como administrar finanças, metodologia de educação dos filhos e limites que estabelecemos entre amigos.

  1. Conheça suas forças e fraquezas

A segunda etapa do plano de marketing pessoal é uma extensão do alto conhecimento através da identificação dos nossos pontos fortes, pontos fracos ou pontos de melhoria. É necessário a chegar a um resultado analisarmos a nossa visão sobre nós mesmo e como as outras pessoas se relacionam conosco, para isto existem alguns itens para avaliação.

  • Conhecimentos – Que atividades conhecemos e dominamos?  E  por qual atividades somos procurados pelas outras pessoas. Que assuntos conhecemos? E como usamos este conhecimento para desenvolver novas atividades?
  • Relacionamentos – Como você é conhecido por outras pessoas? As pessoas a procuram ou a evitam? Como estão os seus relacionamentos? Você costuma cultivar  amizades ou só conhece muitas pessoas?  Como está seu relacionamento com as pessoas mais próximas?
  • Finanças – como é o seu relacionamento com o dinheiro?
  • Saúde – você está sastifeito com sua saúde em geral?
  • Apresentação – Você está satisfeito com a sua imagem e como as pessoas te veem?
  • Organização e Trabalho – Você se acha produtivo? Você cumpre os compromissos assumidos? Precisa melhorar suas técnicas de organização?
  • Cidadania e voluntariado – Como você contribui para a melhoria da nossa sociedade? Você participa e se manifesta em relação aos assuntos e decisões que influenciam sua vida e a das outras pessoas?

  1. Conheça o seu mercado

Na terceira etapa do plano de marketing pessoal  identificamos as oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo chamado aqui de mercado. Para isso observamos meticulosamente os fatos ocorridos e analisamos a sua curva de mudança e então decidirmos qual é a melhor forma de agirmos diante dela. Exemplo: Como está o mercado em que trabalho? Como está a sua reputação perante as pessoas em relação ao mercado? Existem novas regras e leis sobre finanças que podem aumentar os rendimentos? Como estou administrando os fatores externos afim de evitar que o estresse do dia-a-dia ocasione sérios problemas de saúde e por fim como nós estamos administrando a nossa imagem no mercado diante das pessoas? Estamos acompanhando o que acontece na sociedade e na política? Existem novos fatos que precisam da minha participação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com