TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Manter Pessoas

Trabalho Universitário: Processo De Manter Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  1.661 Visualizações

Página 1 de 3

Processos de Manter Pessoas

O que é?

São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

Importância

Na atual situação empresarial que vivemos competitiva e complexa, é cada vez mais exigido que os empregadores procurem formas de manter seus funcionários motivados e orgulhosos de estarem na sua instituição. Por hora, ainda há algumas organizações que não sabem como manter seus colaboradores. É necessário esquecer o paradigma de que o funcionário é apenas a mão de obra.

Atualmente, as empresas estão cada vez mais competitivas, por isso aumenta a necessidade de criar um ambiente agradável para que o funcionário não busque em outra instituição seu bem estar profissional.

Sendo assim, as empresas estão cada vez mais voltadas para o processo de manter pessoas.

Estilos de lidrança

Autocrática

Este tipo de liderança caracteriza-se pela confiança na autoridade e pressupõe que os outros nada farão, se não lhes dor ordenado. Geralmente não se importa com o que os liderados pensam além de desestimular inovações. O líder autocrático, julga-se indispensável, mostrando que só a sua maneira de fazer as coisas é a correta. Toma uma postura muitas vezes paternalista, sentindo-se feliz por notar que os outros dependem dele. Divide pouquíssimo serviço, preferindo fazê-lo.

É comum por parte deste líder, reações coléricas, de irritação, de incompreensão com erros alheios. Infunde um certo temor nos liderados, para que não o contradigam. Usa de artifícios para que o obedeçam sem dialogar.

As decisões são tomadas com rapidez, o que é muito positivo. Mas, quando um líder autocrático termina seu mandato, muitas vezes o grupo fica perdido, não está acostumado a tomar suas próprias decisões, provocando um vácuo no poder de comando.

Liberal

É o tipo de liderança chamada de "Laissez-faire" (traduzindo do francês para o português: "deixa-fazer"). É o chamado "deixa como está para ver como é que fica”. Este líder acha que seu principal trabalho é a manutenção do que já foi conseguido. Não dá ordens, não traça objetivos, não orienta os liderados, apenas deixa correr. É comum encontrarmos liderados inconformados com esta atitude.

A liderança liberal, muitas vezes, é exercida por pessoas que pretendem ausentar-se com frequência do grupo. Não querem ter o trabalho de organizar, planejar e fiscalizar. Em muitos casos, foram eleitos porque ninguém queria o cargo ou então porque queriam apenas o título de líder não tendo a garra e a vontade de liderar.

Democrática

Neste estilo de liderança, todo o grupo pode e deve contribuir com sugestões. A responsabilidade do líder, é dirigir estas opiniões para que, na prática, atinjam os objetivos esperados. O líder, com sua experiência, deve alertar sobre pontos difíceis e ideias que já foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com