TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Trabalho Universitário: Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho estamos trazendo as cinco funções da Administração: planejar, organizar, controlar, dirigir e coordenar, com conceitos segundo alguns autores. Também tentamos exemplificar cada uma das funções em uma determinada atividade de Inclusão Socio-produtiva. Hoje, mas do que nunca no mundo corporativo as empresas precisam usar este recurso com habilidade para que sua sobrevivência em face de um mundo globalizado onde tudo e todos influenciam e são influenciados, alem da competitividade, a visão humana e social é cada vez mais levada em consideração nos mais variados ambientes onde a empresa possa participar.

O Planejamento Organizacional

O planejamento estratégico é um conjunto de decisões e planejamentos que afetam toda empresa em longo prazo, e que envolvem a empresa como um todo, com os seus recursos, obtendo como efeito todas as capacidades para contribuir com o sucesso da empresa através de resultados potencializados pela multiplicação de esforços para o cumprimento e acompanhamento de metas pré estabelecidas.

O planejamento tático é um planejamento em médio prazo que se refere aos níveis intermediários da organização, tais como: os departamentos ou as unidades de negócios da empresa, onde interpretam as decisões do planejamento estratégico e as transformam em planos concretos dentro das unidades da empresa e cada unidade preocupa-se em atingir cada objetivo.

O planejamento operacional é um planejamento em curto prazo que executa tarefas ou atividades isoladamente. E preocupa se com o alcance de metas específicas colocando em prática os planos táticos dentro de cada setor da empresa. Os planos operacionais podem ser classificados e denominados como: procedimentos, orçamentos, programações e regulamentos.

Comparativas de definições de planejamento:

Tipos de Planejamentos | Níveis daEmpresa | Extensão de Tempo | Amplitude |

Estratégico | Institucional | Longo prazo | Aborda a empresa como um todo. |

Tático | Intermediário | Médio prazo | Aborda unidades da empresa ou conjunto de recursos separadamente. |

Operacional | Operacional | Curto prazo | Aborda cada tarefa ou operação isoladamente. |

De acordo com autor Luiz Ângelo Rosolem’s.

Definições:

Podemos dizer quanto aos níveis empresariais:

Nível Estratégico

O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pelas definições dos objetivos da empresa, tomadas de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral.

Nível Tático

O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Nível Operacional

Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático.

Quanto ao planejamento, em cada área, podemos definir:

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é um processo que define a razão de ser e os objetivos de longo prazo da organização, estabelece os programas de ação para alcançá-los e aloca os recursos necessários para tanto.

Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. Esta aqui um momento oportuno para se estabelecer os KPI´s de médio prazo. Como é nesta fase onde os recursos começam a ser detalhados, os planos de investimentos/treinamentos aqui devem ser indicados.

Planejamento Operacional / Orçamento

O Planejamento Operacional ou Orçamento estuda as receitas, custos e despesas, indicando os valores que são necessários para manter o empreendimento no momento e no futuro, considerando tendências e objetivos estratégicos definidos. Não somente as questões de valores, que são de suma importância, mas também toda a estrutura das Operações necessárias para a geração dos componentes valorados.

Também permite agregar ao sistema de construção do Orçamento avaliação setorial, podendo ser determinante de premiações.

De acordo com Bateman e Snell (1998), “as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.”

Analisando Shinyashiki e Barreto

O planejamento empresarial é fundamental para lidar com a contínua mudança no decorrer do tempo.

Para se obter sucesso nos negócios, é necessário planejar, ou seja, determinar objetivos; ter análise ambiental externa; formular alternativas ou estratégias - sejam defensivas (quando se tratam de manutenção) ou ofensivas (quando se lida ou cria uma mudança); implementar e executar inovações tendo a participação ativa das pessoas, comunicação intensiva entre elas, a preparação prévia de pessoal e avaliação sistemática. É de extrema importância que os colaboradores estejam devidamente preparados para suas respectivas funções, informados sobre as inovações e que recebam contato direto de seus supervisores.

Para o planejamento ser completo, precisa ser estratégico, tático e operacional. No planejamento estratégico, os principais envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com