TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Exames: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.431 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

Anhanguera Educacional – Uniderp

São Caetano do Sul – Alibert – SP

Gestão de Recursos Humanos

Processos Gerenciais

Atividades Práticas Supervisionadas

2ª série Processos Gerenciais

Professor: Me. Ademir Cavalheiro Leite

São Caetano do Sul, 07 de outubro de 2013

Sumário

1. Introdução 4

2. Planejamento 5

2.1. Planejamento Estratégico 5

2.2. Planejamento Tático 6

2.3. Planejamento Operacional 6

3. Organização 7

3.1. Organização do Evento 7

4. Direção 9

4.1. Direção do Evento 9

5. Controle 11

5.1. Implicações Éticas do Controle 12

6. Processo Administrativo: As funções administrativas 13

7. Confronto entre as mensagens dos professores Roberto e Paulo 15

8. Considerações Finais 16

1. Introdução

O trabalho aqui apresentado tem como objetivo aplicar os princípios básicos para se planejar e organizar um projeto em uma empresa.

Contendo os tipos de planejamento, estratégico, tático e operacional, e formas de organização empresarial, direção e controle, criamos um projeto de Extensão Universitária que atenda uma necessidade da comunidade, em São Caetano do Sul.

2. Planejamento

O planejamento é a primeira idéia geral, que envolve toda a Organização, que devemos formar para determinar metas para alcançar um objetivo baseado na missão e visão da empresa.

Para que o mesmo realmente dê certo, ele deve se tornar um processo constante na rotina das empresas e nos vários departamentos que envolvem o dia a dia empresarial, estando em todos os processos e passos que a empresa toma pretendendo seguir em direção ao crescimento, expansão e aos objetivos gerais. Ele deve ser estruturado para atender a necessidade da empresa de acordo com as etapas e o tempo disponível para a realização.

Como esse planejamento é, na maioria das vezes, feito em longo prazo não podemos afirmar que o mesmo é estudado através de dados e sim mais como uma intuição ou conhecimento de mercado. Pois nós não conseguimos estudar e prever o que será da economia em 2, 5 anos.

O planejamento é como base para outras funções administrativas, ela determina quais são os objetivos e como se deve fazer da melhor maneira possível, analisando os pós e contras de um das ações que se quer e se tem que ser tomadas, detalhando os planos necessários para alcançar seus objetivos.

Ações não calculadas e não analisadas corretamente podem acarretar a perdas significativas para a empresa, e em muitos casos até mesmo a perda de todo o capital destinado para o investimento, fazendo assim com que a empresa cause uma má impressão, se prejudicando na busca de novos investidores, parceiros e clientes.

“Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo.”

PLT, Chiavenato. PAG 38

As empresas que criam o planejamento empresarial são empresas de sucesso, voltadas para negócios e para o melhoramento da qualidade e maior controle de processos.

Ele é dividido em três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional.

2.1. Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é realizado no nível institucional da empresa, entre os diretores, onde se é analisado um planejamento onde se aborda a empresa ao todo.

É projetado no longo prazo, cerca de dois a cinco anos pela frente. Em alguns casos esse planejamento chega a 10, 15 e até 20 anos na frente. E como não se tem dados do futuro, ele é como se estivessem apostando no futuro.

A estratégia empresarial esta voltada para o que a empresa deve fazer para se alcançar seus objetivos, já o planejamento estratégico analisa como fazer para realizar tais objetivos.

Ele também é aquele que afeta toda a empresa, não sendo a soma do planejamento tático e operacional, e sim sendo eles o desdobramento desse planejamento.

Os objetivos empresariais podem ser classificados em quatro categorias: Lucro, expansão da empresa, segurança e independência.

Sendo ele genérico e sintético, tendo em vista resultados eficientes e eficazes.

2.2. Planejamento Tático

Esse planejamento é feito no nível intermediário da empresa, onde é projetado para um futuro próximo, abordando uma área específica da empresa, como por exemplo, um departamento ou divisão, e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução de tarefas e operações, determinando qual vai ser o curso de ação entre tantos outros.

Podemos dizer que o planejamento é um estudo do processo decisório, ou seja, a tomada de decisão sobre o que fazer quem deve fazer, quando, onde e, diversas vezes, também como fazer.

A decisão, como processo envolve todo um diagnóstico do problema, a procura de soluções através da escolha da melhor alternativa.

2.3. Planejamento Operacional

É o planejamento no nível hierárquico operacional, onde se projeta seu resultado para um período de curto prazo, com caráter imediatista. O seu maior problema é a eficiência, pois além de depender da chefia e da supervisão, ele também depende da motivação do seu pessoal.

Embora bastante diversificados, ele está relacionado com métodos, dinheiro, tempo ou comportamentos.

Voltado para a otimização e a maximização de resultados, esse planejamento se preocupa, basicamente, com o que e como fazer.

3. Organização

Segundo Maximiano (1992)1 “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir a alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.” Uma organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

A organização pode ser visualizada sob dois aspectos:

*Organização formal: refere-se ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade.

Exemplo: Empresas tradicionais com longo tempo no mercado que tem como algumas características prêmios e punições.

*Organização Informal: Refere-se ao relacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe são amigos).

Exemplo: Empresas que estimulam a criatividade e o relacionamento entre as pessoas que fazem parte de toda estrutura dando ênfase à motivação podemos utilizar como exemplo empresas jornalísticas e de publicidade que utiliza métodos modernos de administração.

3.1. Organização do Evento

Começou o planejamento para o evento “Idoso Mais Feliz” no dia 10/09/2012, e foi decidido que seria realizado do dia 30/09/2013 ao dia 06/10/2013, sendo todos os dias das 10:00h às 18:00h.

Realizamos uma parceria com alguma ONG que estão focadas a ajudar idosos para que nos apóiem fisicamente. Também fizemos parceria com hospital para a colaboração com o atendimento que será feito no evento.

Porém a nossa parceria mais forte é com a COMTID (Coordenação Municipal da Terceira Idade) uma organização que integra a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul que foi criada com o intuito de aperfeiçoar e qualificar os serviços prestados aos moradores com mais de 50 anos, com ajuda política e financeira essa parceria nos facilitou a organização do evento e nos disponibilizaram lugares e segurança para a realização do mesmo.

A divulgação será feita através de outdoors em pontos estratégicos da região do Grande ABC, junto com alguns folhetos que serão espalhados pela região e a divulgação através da mídia televisiva.

Organização: Junto com o Hospital Estadual de São Caetano do Sul, nosso parceiro neste evento, decidimos formas de divulgação dentro do hospital, entregando panfletos para todos os idosos que iam para serem atendidos.

Também disponibilizamos de pessoal para se prontificar a explicar o evento para as pessoas, sendo alocados em regiões onde mais se tem parques e hospitais.

Nossos outdoors continham imagens de idosos saudáveis praticando exercícios e sendo atendidos por enfermeiras, com informações como o nome da campanha, as datas e horário dos eventos, site e telefone para esclarecimento de dúvidas, com o logo “Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo”.

As tarefas foram distribuídas da seguinte forma:

- Equipe Marketing – 04 pessoas

Responsável pela divulgação da campanha através de todas as mídias.

- Equipe Divulgação – 09 pessoas

Foram os responsáveis pela divulgação entre as ruas, tirando dúvidas e informando as pessoas que passavam pelo local sobre o evento.

- Equipe Pesquisa – 3 pessoas

Responsáveis pela pesquisa sobre os locais e quais as atividades que seriam mais adequadas ao evento, também fazendo uma pesquisa de qualidade e popularidade referente a esse tipo de campanha.

- Equipe Qualidade – 6 pessoas

Responsáveis pelo treinamento e qualificação de toda a mão de obra que participar deste evento, tanto na parte da saúde como na parte de informações. Para que tudo saía perfeitamente como planejado e que todos fiquem satisfeitos.

As equipes de segurança serão disponibilizadas pela Polícia Militar, no qual fechará algumas ruas para o evento para maior segurança.

E a área do trabalho da saúde será disponibilizada pelo hospital parceiro e também por médicos e enfermeiros que estejam dispostos a participar do evento.

Como já foram detalhadas anteriormente, todas as equipes passaram pelo processo de Equipe Qualidade.

4. Direção

Uma vez traçados os planos estabelecidos a organização, preenchida as funções com elementos competentes e obtidos os demais recursos, a empresa estará pronta para entrar em funcionamento. O início das operações passa a depender da adoção de diretivas.

A direção é uma etapa essencial da administração, sem ela praticamente nada seria realizado. Faz parte da supervisão. Ela diz respeito às relações diárias entre o chefe e seu auxiliar direto, e abrange geralmente o treinamento, direção motivação, coordenação, manutenção da disciplina e ajustes secundários dos planos para fazer face as situações imediatas que ocorrem nessas relações entre chefe e subordinados.

Toda ordem deve possuir três características básicas (1) ser realizável (2) deve ser completa com relação ao que e quando deve ser feito, e (3) deve ser clara para quem a recebe.

A função administrativa de direção no nível institucional da empresa responde pela transmissão e pela instrução da atividade empresarial por meio do incentivo das atividades realizadas em todos os campos e níveis da empresa. È uma função prevalecente para o desempenho das pessoas, pois as pessoas são os meios que dão vida aos outros recursos empresariais. Há dois estilos básicos de direção como dois extremos: o estilo da Teoria X e a da teoria Y. O primeiro está alicerçado em concepções passadas a respeito do comportamento humano, e o segundo se baseia na descentralização de decisões e transferência de responsabilidades na ampliação do cargo, administração consultiva e na auto-avaliação do desempenho.

A direção depende dos sistemas de administração existentes na empresa e varia em um continuum de quatro sistemas: Sistema Autoritário Coercitivo, Sistema Autoritário, Consultivo e Participativo.

Em alguns casos, observa-se a existência simultânea de quatro sistemas em diferentes áreas e níveis da mesma organização. Tudo isso esta sujeito a cultura da organização, que pode ser captada em três níveis de profundidade: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas. A administração participativa esta dando lugar rapidamente a velha administração autocrática. Ela usa fartamente o conceito de um Powerment no aspecto de dar valor e autonomia às pessoas. Para isso, o administrador precisa utilizar os alavancadores do empowerment.

4.2. Direção do evento

Como todo planejamento, devemos sempre ter um plano de reserva para que não ocorra nenhuma falha e que possamos fazer nosso evento ser o sucesso que estamos planejando. Para que não corramos risco de algo ruim acontecer, deixamos preparadas ambulâncias para um socorro rápido caso alguém tenha um mal estar.

Também fizemos um treinamento com todo nosso pessoal de como tratar o idoso, com palestras e até mesmo visita a centro de idosos. Assim não teremos nenhuma reclamação referente ao mau atendimento de algum colaborador.

Caso ocorra alguma falta, temos uma equipe maior do que a necessária para que possa cobrir a falta de alguém.

...

Baixar como  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »