TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Trabalho Universitário: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. ETAPA 1 O que é planejamento ............................................................ 04

2.1. Quais os tipos de planejamento 05

3. ETAPA 2 ......................................................................................................... ...06

3.1.1. Etapas do planejamento ................................................................................07

3.2 Planejamento Tático ........................................................................................08

3.3 Planejamento Operacional .............................................................................. 08

4. ETAPA 3 ......................................................................................................... 13

5. ETAPA 4.......................................................................................................... 14

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................ 17

4. REFERÊNCIAS 18

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, o mundo tem passado por grandes transformações. A globalização removeu as barreiras ao livre comercio internacional, proporcionando maior integração entre as economias. Essas mudanças influenciam nas organizações, vindo aumentar, e muito, o nível de competitividade entre elas em nível mundial.

Os novos desafios e a incerteza em todos os ramos da economia aumentaram sobremaneira a complexidade organizacional, incitando novos desafios para os gestores a cada dia. Uma dessas modificações ocorreu no campo do planejamento, vindo proporcionar aos seus administradores, tomadas de decisões mais consistentes para fins operacionais, gerenciais e estratégicos, fornecendo uma visão sistêmica das operações organizacionais.

O planejamento se constitui a primeira e mais importante das funções administrativas do processo administrativo, que ira estabelecer os objetivos organizacionais em função dos recursos disponíveis, necessários para que estes objetivos sejam atingidos de maneira eficaz.

Para que saibamos o que é planejamento e a sua importância na gestão de negócios, descrevemos a seguir o seu significado e a sua aplicação pratica no desenvolvimento de projetos.

2. ETAPA 1

O QUE É PLANEJAMENTO

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Destas vantagens, podemos destacar:

-Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;

-Melhor coordenação das interfaces do projeto;

-Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e

-Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.

“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável.”

Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

2.1 QUAIS OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

Conforme descrito no item 2, o planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro. O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final. Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento:

Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente.

Relaciona-se a objetivos de longo prazo e com maneiras e ações par alcança-los, que afetam a empresa como um todo. Deve-se frisar bem que este tipo de planejamento é totalmente administrado por diretores e cargos de “confiança” de uma empresa.

Planejamento Tático – Relaciona-se a objetivos de médio/curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa. Tem como eixo central otimizar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. Este tipo de planejamento é geralmente, administrado por gerentes e supervisores.

Planejamento Operacional – pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escrito das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas. Portanto, nesta situação, tem-se basicamente os planos de ação, ou planos operacionais.

Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, e devem conter com detalhes: os recursos necessários a seu desenvolvimento e implantação; os procedimentos básicos a serem adotados; os produtos ou resultados finais esperados; os prazos estabelecidos e os responsáveis pela sua execução e implantação.

Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com