TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Trabalho Escolar: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

FACNET – Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação

CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

DISCIPLINA: Processos Gerenciais

Alexandre Estevão dos Reis RA - 6785401499

Betânia Oliveira Silva RA - 6783387844

Cleidilene Fernandes da Silva RA - 6577307726

Luís Gonzaga Cardoso Santos RA - 6950478562

Tailânia de Oliveira Santos RA - 6571270753

“Desenvolvimento de um projeto de extensão Universitária.”

TUTOR À DISTÂNCIA: Cristiane Mattioni

TUTOR PRESENCIAL: Amarildo Guimarães

Brasília – DF

2013

INTRODUÇÃO

Este Projeto de Extensão Universitária trata da importância de um administrador bem preparado para dar o devido andamento e suporte às equipes que participam de um projeto ou uma organização, destacando o valor nos estudos, treinamentos e comportamento ético de uma forma geral.

A organização é uma arma poderosa para o gerenciamento de uma empresa. Todos os passos que serão utilizados no Projeto de Extensão estão voltados à organização, como planejamento, a direção e o controle.

Organizar é o primeiro passo para atender todas as necessidades de uma empresa. A organização faz com que a empresa ganhe tempo e saia à frente de outras empresas. Faz toda a diferença a capacitação de funcionários, atendimento aos clientes, esses são os meios que a empresa encontra coerência, segurança e coordenação.

DESENVOLVIMENTO

Planejamento

É o processo de determinar como a organização pode chegar onde deseja e o que fará para executar seus objetivos. (CERTO cap. 5 pág. 103).

Pode ser definido como o processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira para atingi-las. (MEGGINSON cap. 5 pág. 129).

O planejamento tem como objetivo minimizar os riscos, reduzindo as incertezas que cercam as condições de negócio e esclarecendo as consequências relacionadas ao gerenciamento, consistindo assim, para o aumento do grau de sucesso organizacional.

Tipos de planejamento

São 03 os tipos: Estratégicos, Tático e Operacional.

Planejamento Estratégico: É o planejamento realizado no nível institucional da empresa (mais elevado), está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo e abrange a empresa em sua totalidade. Exige 7 etapas:

1. Determinação dos objetivos.

2. Análise ambiental externa.

3. Análise organizacional interna.

4. Formulação de alternativas.

5. Elaboração do planejamento.

6. Implementação e execução.

7. Avaliação dos resultados.

O planejamento estratégico representa a maneira como a estratégia empresarial deverá ser colocada em prática visando atingir seus objetivos.

Planejamento Tático: É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Está no nível intermediário (médio) da organização, ou seja, nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa. Possui um horizonte temporal de médio prazo e caracteriza-se por um planejamento de processo permanente e contínuo sempre voltado para o futuro, é racional quanto à tomada de decisão, seletivo quanto às alternativas, sistêmico, iterativo, aloca recursos de forma antecipadamente estudada e decidida, possui técnica cíclica, interage diretamente com as demais funções administrativas, coordena, muda e inova.

Geralmente os planos táticos se referem a:

A) Planos de produção: Centraliza as operações nas fábricas mais eficientes;

B) Planos financeiros; Reduzir custos e aumentar lucros;

C) Planos de marketing: Desafiar mercados marginais com produtos da empresa;

D) Planos de recursos humanos: Recrutamento e seleção de pessoal.

Planejamento Operacional: É o planejamento no nível operacional, preocupando-se basicamente com ‘o que fazer’ e com o ‘como fazer’ no nível em que as tarefas são executadas.

Focaliza a otimização e a maximização de resultados, possuindo carácter imediatista e trabalhando predominantemente dentro de uma lógica de sistema fechado. É composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa e podem estar relacionados com métodos, finanças, tempo e comportamentos.

Abrange uma tarefa ou operação específica e possui um grau de incerteza reduzido, devido à programação e à racionalização de todas as atividades, pois está voltado para a eficiência (ênfase nos meios).

Conceito de organização

Organização é uma palavra grega, “organon”, significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo que se pode trabalhar. Organizações são métodos usados para alcançar resultados pretendidos.

Administração de empresas, entidade social onde algumas pessoas se reúnem e trabalham juntas em um ambiente visando o objetivo comum. Nas organizações existe a divisão de tarefas e responsabilidades que são atribuídas para membros da mesma.

Clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social entre outros, são elementos ligados diretamente a uma organização.

O que é direção?

A direção constitui a terceira função administrativa, precedendo o planejamento e a organização. A direção é a ação, é fazer acontecer o que foi planejado e organizado. A direção é a função administrativa que se refere às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com