TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Dissertações: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  5.907 Palavras (24 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 24

ETAPA1:

Passo 1:

A Administração atual e seus enfoques:

Introdução:

Este trabalho tem como finalidade sintetizar os conhecimentos a respeito das teorias administrativas no contexto organizacional, bem como suas implicações na atualidade. Abrange os vários enfoques dado por estudiosos da atualidade e demonstra aplicações praticas em situações do nosso cotidiano enquanto administradores.

Pesquisa:

• Empresas – Existem diferentes seguimentos, operam e se modificam no tempo e no espaço dentro de estratégias e comportamentos diferentes alcançando resultados extremamente diferentes.

Cada empresa tem sua peculiaridade e característica s próprias, por isso é preciso conhecê-las para entendê-las e interpretá-las.

Seus objetivos são o de produzir bens, prestar serviços a sociedade e proporcionar valores as pessoas.

Tem como filosofia os negócios e para tanto os administradores tomam decisões e executam ações que se relacionam com o mercado; _ Clientes, custos e preços, concorrência e regulamento do governo.

As empresas funcionam como sistemas abertos que importam insumos do ambiente externo que são convertidos em saldos ou resultados que retornam ao ambiente e proporcionam a retroação necessária capaz de fornecer a indicação de como a empresa precisa adaptar-se adequadamente ao seu ambiente.

Em resumo as empresas são descritas como organizações sociais nas quais ocorre o fenômeno da produção de bens e serviços visando o lucro.

• Administrador – Pode ser um supervisor, gerente, diretor ou ate mesmo o dono da empresa. Dependendo do seu nível hierárquico ele assumira determinadas responsabilidades e atividades na empresa. Na realidade ele é o condutor do negocio ou das pessoas em um oceano de oportunidades.

O administrador precisa estar bem preparado, sendo educado, desenvolvedor de conceitos e estratégias e preparado para atender as necessidades mutáveis da empresa. Ser administrador significa atingir resultados com os recursos disponíveis.

À medida que ocupa posições mais elevadas na hierarquia administrativa, tanto mais se defronta com novos desafios em seu cotidiano e tanto mais se faz necessárias mutações e evoluções para conseguir atende-los. Mas também tanto quanto for seu crescimento tanto menos precisara se preocupar com habilidades técnicas, pois sua preocupação passa a ser conceitual.

O papel do administrador em situações de mudanças e instabilidade se concentra muito mais em inovação do que em na manutenção do status organizacional. Isto significa que ele deve estar sempre atento as oportunidades para renovar os conceitos e permanecer produzindo bons resultados dentro da empresa.

• Ambiente Empresarial – As empresas não existem no vácuo e seu funcionamento não é absoluto ou definitivo, antes, vivem dentro de um contexto ambiental caracterizado por varias forças diferentes e divergentes que provocam constantes mudanças e turbulências. Por isso o funcionamento das empresas tem um caráter relativista e circunstancial.

O ambiente é extremamente dinâmico com variação continua e constante , oferecendo oportunidades, facilidades e vantagens que precisam ser aproveitadas; Do ambiente que a empresa obtêm tecnologias adequadas para processar da melhor maneira possível os recursos necessários para atingir suas metas e objetivos.

Entre os muitos desafios existentes no ambiente empresarial podemos destacar ao menos dois deles; _ Suas variáveis externas e suas variáveis internas.

Como os objetivos normalmente se situam fora da empresa, ou seja, no ambiente externo ou mercados, deve adotar estratégias baseadas em cuidadosa analise ambiental.Também a estratégia deve considerar as forças e limitações internas da empresa, sobretudo em relação as suas competências e tecnologias para melhor aproveitar seus pontos fortes e para fortalecer seus pontos fracos.

• Estratégia Empresarial – A estratégia empresarial constitui o conjunto de objetivos e políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo em relação ao seu ambiente externo.

Toda empresa consciente ou inconscientemente tem sua própria estratégia para lidar com as oportunidades e ameaças ambientais, e melhor aplicar suas forças e potencialidades.

Os principais componentes de uma estratégia empresarial são o ambiente de tarefa , a empresa e seus recursos e a adequação entre ambos a partir de uma postura capaz de compatibilizar os objetivos , recursos , potencialidades , e limitações da empresa com condições ambientais afim de extrair o Maximo das oportunidades externas e expor se ao mínimo as ameaças , coações e contingências ambientais.

O planejamento estratégico é elaborado a partir de três atividades básicas; _ A análise ambiental, a analise empresarial e a formulação de estratégias capazes de compatibilizar as condições internas e externas da empresa.

A estratégia pode ser defensiva ou ofensiva e precisa ser analisada com critério segundo os objetivos da empresa envolvendo todo processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação em todos os níveis da empresa.

Passo2:

1° PLT 2° ( João Bosco Lodi) 3°(William H. Newman)

EMPRESA

Organização focada no lucro

Organizações de transformações

Negócios

ADMINISTRADOR

Condutor do negócio

Inovador

Estrategista

AMBIENTEEMPRESARIAL

Dinâmico

Turbulento

Oportuno

ESTRATEGIA EMPRESARIAL

Conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com