TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Trabalho Escolar: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Problematização:

No ano de 2005, a Dove, marca da Unilever ligada a produtos de higiene e beleza, iniciou um movimento de libertação feminina aos padrões de beleza vigentes, veiculando no Brasil uma campanha publicitária que incentivava a diversidade.

A chamada da campanha era O SOL NASCEU PARA TODAS. Nova linha DOVE verão. Trata bem todas as mulheres.

Nada de novo até aí se não fosse à escolha do publico alvo. O perfil das mulheres escolhidas para encenarem o comercial, fugiu do padrão, principalmente para produtos de beleza. As mulheres escolhidas eram altas, baixas, magras, gordas, cabelo liso, cabelo crespo, com sardas, com dobrinhas, celulite, pouco seio, muito seio, mulheres reais, diversas, desiguais. Mas todas se sentindo belas, saudáveis e felizes.

Fonte: www.unilever.com.br/...das.../dove/dove_anuncioimpresso_2005_3.asp acesso em 14 mai.14.

Essa campanha parte de uma estratégia mundial, trabalhou, no Brasil, a linha Dove Verão, época que os corpos são mais exibidos. A campanha mostrou uma tendência que vem crescendo: vender um produto ligando-o ao conceito (e atitude) “...de respeito e valorização do bem-estar e da vida de seu consumidor, a empresa passa a assumir, por meio de sua marca, uma presença muito mais eficaz na vida das pessoas. Brincando com as palavras, cumpriu efetivamente o seu papel de marcar presença. Valorizá-las como elas são, e não apenas a partir de imagens padronizadas por uma estética imaginária e inatingível, é valorizar suas vidas e valorizá-las integralmente como pessoas”. (CENTRAL DE CASES ESPM, 2014)

Se você quiser conhecer mais e melhor este case visite: HYPERLINK "http://www2.espm.br/sites/default/files/dove.pdf" http://www2.espm.br/sites/default/files/dove.pdf acesso em 17 jun. 2014.

Questão 1 (1,5 pontos)

Quando pensamos na diferenciação desta linha de produtos para atender as necessidades do cliente podemos dizer que o gerente de produto da Dove agregou valor aos produtos de que forma? Justifique sua resposta.

De acordo com o livro didático, o gerente agregou valor aos produtos no momento que ele aborda a realidade da mulher brasileira em sua forma, cor e tamanho. O padrão de beleza e felicidade são desmistificados, e TODA mulher é capaz e habilitada à compra destes produtos. Agindo assim, no emocional, ele eleva consideravelmente o valor agregado ao produto.

Questão 2 (1,5 pontos)

Ao mudar o posicionamento da marca Dove, o Gerente de produto deve ter se utilizado da ferramenta para analisar o portfólio de produtos, isto é, a matriz Produto-Mercado. Segundo esta matriz qual foi a(s) ação(ões) que a Dove promoveu neste momento? Argumente sua escolha.

Primeiro posso citar a estratégia de desenvolvimento de produto pois diz respeito ao lançamento de um novo produto no mercado em que a empresa já atua. Também a estratégia de penetração de mercado pode ser aqui considerada pois são ampliadas as linhas de produtos, reforçam-se as equipes de vendas e lança-se mão de promoções para aumentar a participação no mercado definido.

Questão 3 (1,5 pontos)

Para criar uma percepção diferente entre a sua oferta e a da concorrência, a Dove ofereceu algo até então inusitado, um novo posicionamento para conquistar o mesmo nicho de mercado. Segundo Semenik e Bamossy qual foi a categoria de diferenciação utilizada pela empresa? Explique sua opção.

Nesta linha, segundo Semenik e Bamossy, a categoria utilizada foi a da diferenciação emocional, Nela, os sentimentos vêm em primeiro lugar, depois a ação e, por último o pensamento. Para expressar a dimensão emocional da marca, elas devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com