TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Monografias: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SÃO CAETANO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas: PROCESSOS GERENCIAIS; MATEMÁTICA.

TUTOR EaD Adriana Barbosa Gonçalves

SÃO CAETANO DO SUL / SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

Introdução

Desenvolvimento

Recomendações Finais

Referências

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo colocar em pratica as teorias aprendidas ao longo dos Temas de Processos Gerenciais e Matemática e vivenciar através disto situações dentro de uma organização, seja ela de Grande, Médio ou de Pequeno porte. A empresa estudada é fictícia e do ramo varejo de grande porte, o relatório a seguir vai ser dividido em três partes, a primeira é uma redefinição e desenho de organograma com base nas Teorias de Desenho Organizacional e Departamental, a segunda consiste num plano de treinamento para Diretores e Gestores e finalizando pela terceira parte que se designa a um plano de treinamento para a equipe operacional.

HOTERDAN HIPERMERCADO

Organograma*

*Essa é uma proposta de departamentalização funcional.

Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores e Gerentes

Treinamentos:

Ministrados pelo Departamento de RH (T&D).

Eficácia gerencial (Diretores e Gerentes):

Esse treinamento vem trazer ao Gestor, uma abrangência sobre a necessidade de uma maior eficácia no mundo corporativo, focando no estabelecimento de metas pessoais de mudança que possam refletir nas rotinas e hábitos do cotidiano afim de atingir melhor desempenho nas tarefas e metas da empresa.

FASE 1 : Será entregue uma apostila para os Diretores e Gerentes selecionados com uma série de perguntas, que se respondidos corretamente e com franqueza nos proporcionarão traçar um perfil. Também será colhido para efeito de analise situações reais que os selecionados viveram .

FASE 2 : Especialistas vão estudar esses questionários e através do conceito da Teoria 3D “Terceira dimensão”, traçarão um perfil para cada envolvido, e através desses, será permitido verificar pontos fortes e fracos (a serem melhorados) que nos permitira ao final do processo ter um profissional com alta performance de eficiência.

FASE 3 : Dinâmica de Grupo e Feedback com os envolvidos afim de orienta-los e permitir com que eles possam desenvolver seu papel com maior grau de Eficácia.

Programa Desenvolvimento de Lideres

Será oferecido pela empresa um programa de treinamento externo, com duração de 2 dias na Ápice Coaching e Desenvolvimento Humano, uma escola de treinamento de lideres reconhecida internacionalmente, onde o envolvido vivenciara experiências que lhe permitirão ter competências necessárias para realizar coaching dentro da organização, com um modelo completo e de implementação imediata ao seu dia a dia de trabalho.

Liderança situacional

Esse treinamento consiste em através de uma linguagem teórica e dinâmica trazer aos profissionais envolvidos no treinamento uma percepção de liderança situacional.

FASE 1 : Fundamento e Teoria de estudos sobre liderança situacional, dando lhes a base para uma liderança moldada para a situação apresentada, respeitando as premissas, da maturidade do liderado e dando ao profissional capacidade de ser um Líder Situacional capaz de realizar o Direcionamento, Orientação, Apoio e Delegação necessárias a sua equipe.

FASE 2: Dinâmicas de Grupo, Prova e Feedback.

Desenvolvimento e Equipes de Auto Desempenho

O principal objetivo é desenvolver e instrumentalizar o líder para que possa construir uma equipe de alto desempenho. A construção se inicia pelo seu jeito de liderar e seu modo de otimizar as competências e o talento da equipe.

A equipe bem alinhada e mobilizada pelo líder garante resultados mais consistentes para a empresa, além de aumentar a satisfação o aprendizado e o desenvolvimento continuo.

Para isso, formaremos grupos de equipes desenhados através de redes, tendo como equipe principal a matriz que se enraizara as outras como uma espécie de teia que envolvera todo o grupo, sendo assim serão formados vários projetos de melhorias inclusive no que se diz respeito a conscientização e implementação de redução de custos, melhor

Plano de Capacitação/Desenvolvimento e Motivação para Operacional

Treinamentos:

Ministrados pelo Departamento de RH (T&D).

Esse programa tem como objetivo atender a todos os funcionários de nível operacional que estejam com mais de um ano empresa e bom histórico profissional.

FASE 1 : Os Candidatos deverão se inscrever no programa pela Intranet conforme instruções que serão divulgadas. No final das inscrições o departamento de recrutamento e seleção ira analisar o currículo e histórico profissional dos inscritos. A divulgação com os aprovados será comunicado de forma Oficial Através do Mural de Avisos e Intranet.

FASE 2 : Serão sete encontros, um por semana, que através de Workshops que permitira com que os envolvidos compreendam o que é liderar, dando-lhes condição de se autoperceber, se autocritica, enxergar o potencial e as características de cada participante da equipe e saber trabalhar com esses elementos, para fazer com que todos profissionais da empresa cheguem aos resultados esperados. E que para melhorar cada vez mais, influenciar na cultura da empresa, atingir resultados é preciso crescer profissionalmente e emocionalmente.

FASE 3: De acordo com a nova estrutura organizacional da empresa, foram abertas algumas vagas para cargos como Supervisão, Analista e Técnicos. As quantidades de vagas e a realocação de pessoas será definida de acordo com as necessidades da empresa e será divulgada no ultimo dia do evento. Com a divulgação das promoções de cargo ou remanejamento que se faça necessário. O processo de eleição será através da analise da participação dos integrantes no evento, levando em conta também sua experiência profissional, formação acadêmica, e todos os requisitos que seja exigido para que o candidato possa tomar posse. Os candidatos que não forem aproveitados no processo de desenvolvimento e formação de lideres receberão feedback e poderão participar das próximas turmas.

Há meta da empresa é que esse Programa seja realizado anualmente, afim de afirmar o plano de carreira já existente na empresa. Com base em nossa filosofia estamos institucionalizando também, programas em paralelo como Bolsas de Estudo, e Cursos de Idiomas para funcionários que estejam ocupando cargos que se veja a necessidade de tal curso. O critério de avaliação será através de analise e liberação previa do Gestor da área.

RECOMENDAÇÕES FINAIS

Chegou a hora de fazer o fechamento do desafio profissional. Você deverá compilar todas as informações dos passos 1 a 3 e concluir o relatório final em formato Word (‘.doc’ ou ‘.docx’ – Word.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática – 4ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. (Livro Principal)

MUROLO, Afrânio / BONETTO, Giácomo. Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade. -- 2ª ed. – São Paulo: Cengage, 2012. (Livro Principal).

Rev. adm. empres. vol.15 no.4 São Paulo July/Aug. 1975 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901975000400006&script=sci_arttext

IBC Istituto Brasileiro de Coaching por José Roberto Marques http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/

ÁpiceDesenvolvimentoHumano http://www.apicedesenvolve.com.br/formacao/formacao-em-lider-coach.html

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »